Rogério Santana/Divulgação

Witzel e Doria avaliam decreto sobre coronavírus que pode impedir manifestações

11.03.20 15:08

Os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e de São Paulo, João Doria, avaliam baixar decretos proibindo aglomerações em locais públicos no estado. Oficialmente, a razão seria evitar a proliferação do coronavírus, declarado como pandemia nesta quarta-feira, 11, pela Organização Mundial da Saúde.

A depender de quando serão baixados, os decretos podem, porém, atingir as manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal marcadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro para domingo, 15. As capitais paulista e fluminense são aquelas em que são esperados o maior volume de pessoas.

Witzel admitiu a possibilidade do decreto em conversa com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, durante viagem em avião da FAB na última segunda-feira, 9. Eles foram juntos de Brasília a São Paulo para participar da festa de inauguração da emissora CNN Brasil.

Duas pessoas presentes no voo confirmaram a Crusoé que Witzel disse estar disposto a baixar o decreto. Oficialmente, porém, a assessoria do governador diz que ele apenas “manifestou preocupação” com aglomerações, mas não disse na conversa que irá proibir.

Doria não confirmou nem negou. Sua assessoria informou, no entanto, que ele deve anunciar novas medidas de combate ao coronavírus no estado durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 12, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação de infectologistas e especialistas em epidemias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Espero pelo menos o bom senso dos governadores!!!!! O mundo parando e o Brasil ignorando os riscos inerentes às aglomerações com um sistema de saúde para lá de precário!

  2. Só irritar a população e acirrar os ânimos contra esses governantes e congressistas. Tiro no pé. (A habilidade política dos nossos governantes nunca foi tão baixa.)

  3. Eu vou e quero ver quem vai me impedir. Cuidado com a lei do abuso de autoridade.hehehehe. É meu direito de ir e vir garantido na CF.

  4. Baixar esse decreto agora , isso seria sim uma afronta a democracia e o fim para esses 02 patetas, garanto que o povo mesmo com decreto vai pras ruas, isso vai até fortalecer e motivar as manifestações .

  5. Doria pela sua SAGA p tentar ser Presidente, hoje faz qualquer coisa q possa prejudicar o povo brasileiro, pois, não está atrapalhando apenas o governo. Sua exposição seja ser até de retículo em em alguns casos, o exemplo do Deputado : pornô q veio p seu partido como alguém grande, ridículo.

    1. É mesmo? E os números da próxima mega acumulada, você pode dizer?

  6. Creio que se fizerem isso, serão coronados como os grandes perdedores nas próximas eleições e darão adeus às pretensões sobre 2022. Os dois são tão transparentes nas jogadas que fazem ou tentam fazer, que por um bom tempo fiquei pensando o que haveria por trás. Nada, absolutamente nada. E é exatamente o que os dois são politicamente. Nada. O açodamento de ambos demonstra que talvez saibam de algo gravíssimo, que detonaria os adversários com um golpe de mão, ou uma bisonhice incrível. Fico com 2a

  7. Mas o gadinho parece aqueles crentes canelinha de fogo que interpretam tudo ao pé da letra. PORRA, só otário não vê que essa atitude imbecil desses 2 patetas (Doria e Witzel) só ajudaria a promover a manifestação bovina do dia 15.

    1. Palhaço, você acaba de ganhar o diploma Paulo Freire de milimula do Lula. Parabéns.

    2. Sergio, simplesmente sou um Lavajista brigando por justiça. Sempre lutarei pela bandeira do combate a corrupção e PT e Bolsonaro e PSDB não defendem essa bandeira. Witzel é um oportunista q faria pior q JB se estivesse na presidência. Além da bandeira do combate a corrupção, tambem luto contra o que chamo de GADISMO, essa doença se manifesta entre todos os matizes ideológicos e é o grande mal da nação e responsável por essas eleições bizarras.

    3. Palhaço Bozo, vc é contra tudo e todos, agora se posiciona como homem e brasileiro? Que pito vc toca?

    4. Pois é, esse, sim, seria um verdadeiro ataque à democracia. Resta somente que eles proíbam apenas as manifestações do dia 15, e com isso seria reafirmado que o corona vírus deles, na verdade, é a democracia.

    1. Massa bovina, quando raivosa, realmente é imparável. Só mesmo o berrante do Rei do Gado para dar direcionamento, pois o gado tem dificuldade de pensar.

  8. Somente no metrô de São Paulo circulam diariamente aproximadamente 5 milhões de pessoas. Mais de 2 milhões nos horários de pico da manhã e da tarde/noite. Pessoas que permanecem em trens superlotados quando vão e voltam do trabalho. Pergunto ao governador vai decretar também a circulação do metrô na cidade? E muita esperteza querer elaborar um decreto para inibir uma manifestação legítima dos cidadãos de bem . Pode decretar que vamos para a Paulista de qualquer jeito.

    1. No dia 8, o Doria foi humilhado em reunião com o comandante da PM. Entrega de cargos e pedidos de exoneração. Esse Doriana não manda em nada. Estranho é que nenhum meio da imprensa divulgou esse fato, estranho silêncio.

    2. Verdade, será que eles se atreveriam a tomar, da população, essa torta na cara?

    3. Quem anda de metrô, trem e ônibus é o povão que não viaja pra fora!

  9. Vou dar um FODA-SE para CORONAVIRUS e FODA-SE PARA TODOS POLÍTICOS. Dia 15 com ou sem virus VEM PRA RUA. Esses canalhas não podem fazer o povo de joguete. Doria você acabou e o PSDB GAME OVER. Babaca.

  10. Se Witzel e Doria estão se mobilizando após viagem com Nhonho Botafogo mostra que estão com medo das ruas e como bons ratos que são agem para cercear a liberdade de expressão. Cadê a democracia que Botafogo tanto cobra nos discursos contra o governo?

  11. Além do que São Paulo concentra o maior numero de casos e é responsabilidade da autoridade local as tomar medidas de precaução.

  12. Eu acho certo as medidas de prevenção para não acabarmos como a Itália especialmente os mais idosos, depois não adiante chorar pelo leite derramado.

    1. E não é essa população a responsável pela transmissão do corna vírus!

    2. Não é essa população a responsável pela transmissão do corna vírus o corona vírus!

    3. Quem circula em trens,ônibus e metrô é a população que dificilmente viajou pra fora nas férias.

    4. Querida, leia o 'post' do Silvio, acima, às 16h44. Então, se impedir a manifestação, coisa que o decretinho, não vale, acima CF, e se por acaso conseguirem, terão que impedir, durante a semana, o funcionamento de ônibus, metrô e trens. Tudo isto pq estes pulhas querem pôr as mãos em mais dinheiro público para a eleição dos pilantras, vereadores e prefeitos! Estes pilantras não têm dó do povo!!!

    1. Eles que tentem parar o povo, para ver o que é bom para tosse!

  13. E a FOLHA dizendo que não há conspiração da esquerda corrupta contra as manifestações de 15 de março. Estão apavorados com os MILHÕES que irão às ruas. A tática agora é meter medo com o Coronavírus. A prova está na atitude do famigerados joses, Eduardos e alguns médicos de MERDA, espalhando medo. Na verdade eles é que estão morrendo de medo, no FURO deles não passa nem ELEFANTE. #DIA 15 EU VOU. Só faltam 4 dias.

  14. Só faltam 4 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  15. E o Carnaval? Aconteceu bem recentemente, não? Com o coronavirus já apresentando seu cartão de visitas em vários países, inclusive no Brasil. Por que não proibiram as aglomerações de milhões de pessoas em blocos, desfiles, etc, nesse período? São dois oportunistas que se julgam muito espertos, mas o povo não é ingênuo como eles acham.

    1. Dória, Witizel, Maia e cia são invejosos que sonham ter a a popularidade do Bolsonaro.

  16. Esses são pilantras incompetentes, do que eles têm medo, do povo? Saiam da vida pública, na devemos votar nesse tipo de políticos em seus partidos. DORIA É TRAÍRA E SEU COLEGA MAIS AINDA. #PSDB45NÃO

  17. Senhores, hoje tem jogo do Flamengo no maracanã com mais de 50.000 ingressos vendidos, será que o governador vai ter a coragem de fazer o jogo de portões fechados? será também que resolverá o problema da superlotação dos trens, metrôs e ônibus, vamos ver???????

  18. Dia 15 com ou sem coronavírus iremos nos manifestar contra esta cambada de políticos sangue sugas do dinheiro público, contra um STF que se importa apenas com os RECURSOS de seus pacientes ladrões e corruptos proclamando o Brasil da IMPUNIDADE, esta é uma guerra a favor da pátria, REFORMA POLÍTICA JÁ!.

    1. kkkkkk dúvido que eles vão jogar o gado de bandeja no colo do Rei do Gado, pois esse seria o resultado dessa patacoada.

  19. Esse Dória surfou na onda do Bolsonaro agora está dando uma, várias facadas pelas costas! Prefeito péssimo, como governador vi nada até agora. Confesso, votei nele na primeira, agora é compensar fazendo campanha contra!!

  20. Se eles se preocupassem tanto com a saúde do povo eles não roubavam o dinheiro da saúde, Canalhas covardes , estão cagando e andando para a saúde do povo!

  21. Sou médico, anti-PT e toda a esquerda esquisofrênica, mas recomendo que bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, principalmente aos bollsonaristas. Ninguém está imune a esse desconhecido e traiçoeiro atacante. Quem vai morrer nessa aventura que, ainda, não é heróica. Quem irá aplaudir essa catástrofe? Quem será condenado se acontecer? Repito: juízo! Juízo!

    1. Lembro, também que o número de casos, no país, cresceu pós carnaval.

    2. Caro Dr. Já orientou o governadorzinho playboy a proibir o metrô de São Paulo de funcionar. E sobre os jogos nos estádios lotados? Já orientou que cancelassem? No carnaval tudo bem? Sem problemas? Ora faça-me o favor, esquerdista se disfarçando de médico é pra acabar! Esse pessoal nem trabalhar trabalha.

    3. Acredito que com a sua educação refinada você seja quinta coluna, torcendo para o circo pegar fogo. Espero que não exponha seus parentes a este risco que é grande. No início do século passado o a nossa iletrada população fez passeatas contra a vacinação imposta por Oswaldo Cruz (crucificando esse ilustre brasileiro e médico). Arrisque-se, mas não arrisque seus familiares. Outra coisa o Presidente Bolsonaro, em quem votei terá juízo em suspender a passeata pelo bem dos seus seguidores e da nação

    4. E a FOLHA dizendo que não há conspiração da esquerda corrupta contra as manifestações de 15 de março. Estão apavorados com os MILHÕES que irão às ruas. A tática agora é meter medo com o Coronavírus. A prova está na atitude do famigerados joses, Eduardos e alguns médicos de MERDA, espalhando medo. Na verdade eles é que estão morrendo de medo, no FURO deles não passa nem ELEFANTE. #DIA 15 EU VOU. Só faltam 4 dias.

  22. Melhor não dar oportunidade para desculpas pelo fiasco que serão as tais manifestações. Os organizadores estão doidos por uma desculpa para o cancelamento.

  23. Então eles terão de proibir realização de jogos de futebol, cultos ecumênicos, aulas, shows, funcionamento de metrô, etc. Muito oportunismo dos 2.

    1. Tem sim que proibir. Os povos mais preparados do mundo já estão fazendo isso!

  24. Eu nunca vi esses políticos com tanto medo de uma manifestação! Por acaso, tem aglomeração maior que o metrô do Rio e de São Paulo às 18h de um dia de semana? Será que vão fechar a cidade pelo mesmo motivo??

  25. Só digo uma coisa. Ficou claro que o Conselho é João Doria, Wilson Witzel, Davi Alcolumbre, Gilmar Mendes, todos sob o comando do General Rodrigo Maia. Março no Brasil costuma se um excelente mês para vontade popular. Que Deus está conosco e a história se repita.

    1. Generalato não vai cair nessa patacoada bolsolavista. A manifestação está sendo alimentada pelos olavistas retardados que estão sendo expulsos do governo federal. Essa batalha o generalato venceu e o gadinho ainda não conseguiu compreender...rs... Viva as Forças Armadas que estão acima de ideologias retardadas, seja de esquerda ou de direita!!!!

  26. Isso seria tiro no pé, o gadinho vai pra rua mesmo assim e quero ver os dois panacas (Doria e Witzel) mandando a polícia pra cima do gado? tudo que o rei do Gado gostaria que acontecesse...rs...

    1. Gladston, de vc eu quero distancia, seu nome lembra muito esses caras que não sabem de qual gênero pertencem... mas vamos denovo: muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    2. Vânia.... ao seu lado eu até posso pensar em ir nessa manifestação dia 15, quem sabe não podemos mugir juntinhos em favor do Rei do Gado?

    3. Acho que seu codinome deveria ser : PTALHAÇO. Vai trabalhar comunista vagabundo!!!!

    4. Está assinando a revista errada. A sua é a Carta Capital.

    5. Gadinho Gabriel, não sou comunista, esquerdistas e muito menos gado dessa pseudo "direita" retardada que graça no Brasil. Sou lavajista com orgulho e digo novamente para vocês: Dia 15 é dia de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    6. Meu amigo, se você é comunista sugiro que se mude. Março é o pior mês para ser comunista no Brasil, bote o rabo ente e as pernas e fuja.

  27. Bandidos e marginais.....já conhecidos. Se fizerem tal asneira seremos obrigados a exigir, de fato, uma intervenção militar. Nunca achei que pudesse ter esse entendimento. Sinto por tê-lo agora!

  28. Não há motivo para proibição da manifestação por causa do coronavírus. Trata-se de um encontro ao ar livre!!! Para Dória, Witzel, Toffoli e inúmeros políticos estão com muito medo do povo, ordeiro, que só quer apoiar seu Presidente e pedir punição aos corruptos. Apenas isto.

    1. Concordo Clea! O vírus adora ar livre. Deixa ele se espalhar entre as récuas de jumentinhas bozistas. Haverá mais uma razão para dopois confiná-las nos pastos.

    2. Apoiar presidente e pedir punição aos corruptos não podem fazer parte na mesma manifestação. Seria um contrasenso, afinal o Bolsonaro é amigão do Toffoli que é da turminha vermelha. Governou para os corruptosde todos os matizes idológicos em 2019. mas gadinho não enxerga... gadinho só faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  29. Sabemos o que há por trás disso! Eles não proibiram os blocos no Carnaval! Não querem as manifestações do dia 15/03/2020!

    1. Sim, não querem. Mas é uma decisão estúpida. Tudo o que o Rei do Gado gostaria que acontecesse...rs...

    1. Puta merda.... só faltava essa de mascara verde e amarela.. mas ai vai atrapalhar o som na hora de mugir!

  30. Quando esses canalhas se encontram só pensam em tramar contra o Governo. Lógico que vão usar a pandemia para impedir manifestações.

  31. O desespero da dupla de golpistas oportunistas é máximo. Sabem do sucesso e da pressão que vira dessas manifestações. Vale tudo para atrapalhar. Canalhas.

    1. Bota providencial esta atitude, mas nós sabemos qual o intuito destas duas traíras

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO