Agência Brasil

Weintraub quer reduzir percentual de investimento do PIB na educação

11.07.19 16:51

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), afirmou nesta quinta-feira, 11, que irá tentar diminuir a meta de investir, até 2024, pelo menos o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto por ano em educação pública. O percentual faz parte do Plano Nacional de Educação, mas Weintraub afirmou que é possível cumprir o PNE mesmo com a redução do índice.

“Subir o que é gasto significa que a gente vai aumentar os impostos do Brasil em 10%”, argumentou o ministro. “Isso a gente muda no PNE, ou vai caminhar para isso que eu sou contra: aumentar imposto”, defendeu. Para Weintraub, o plano “tem que ser respeitado, mas o dinheiro pagador também tem que ser respeitado”.

“Com maior eficiência do gasto, não há a necessidade de ampliar para 10% do PIB”, afirmou o secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Endo Macedo. Para alterar a porcentagem de investimento prevista na lei é necessário um novo projeto de lei, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.

As declarações foram dadas na apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica, que reúne ações que estão sendo planejadas para serem implementadas até o fim do governo Bolsonaro no ensino médio e fundamental.

Weintraub afirmou que planeja ampliar recursos para a educação básica por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. “Vamos aumentar o recurso e vamos mandar para quem está necessitando: os municípios mais pobres”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não entendi. A reforma da previdência não era para sobrar dinheiro para investir em educação, saúde, etc.? Parece que não. Agora querem reduzir os investimentos e, mais ainda, querem criar novos impostos para cobrir o rombo que eles mesmos estão criando. E ainda tem gente que acredita neste governo.

    1. Com o passar do tempo vão ocorrendo as desmitificações da campanha.

  2. Não é com mais dinheiro que a educação vai melhorar. Nas últimas décadas a educação foi beneficiada com muito mais dinheiro e a educação não melhorou em nada, muito pelo contrário. Concordo com o ministro, mas o tema é delicado e tem que ser abordado com cuidado pra não parecer que querem destruir a educação.

  3. O Estado gasta bastante com educação no Brasil. Tem que cortar mesmo. Esses reitores de merda têm de fazer gestão correta . Deve transferir gastos do ensino superior para a base da pirâmide -ensino básico, médio e escolas técnicas. Manda ver ministro.

    1. Com estas asneiras ele colocou 1 milhão de pessoas nas ruas contra o governo !! Só fala asneiras !!

    2. Já devia ter caído !! Bolsonaro está cego e surdo com este cara . Mesmo que tenha razão não pode falar isto publicamente!! Total idiota !!

    3. Idiota por que? O cara está declarando que irá fazer mais com menos imposto e vc ainda o condena? Ficou louco ou é pq votou no luladrao mesmo?!

  4. Mas, por que será que estamos quebrados? Sei, foi o Bolsonaro que destruiu o país em 6 meses. Herança maldita para nunca mais ser esquecida.

  5. Acredito que uma reforma do Estado, ampla e irrestrita, deva alterar as relações Estado/Nação. Educação e Saúde são áreas sensíveis, ainda por muito tempo. A troca de responsabilidades terá de acontecer. O governo Bolsonaro, enquanto isso, deverá ir reduzindo os gastos e os impostos. Aumentando o dinheiro em circulação e consequente melhoria de vida das pessoas.

  6. Não adianta o MP/SP tentar me calar. Hoje o Brasil tem jornalistas livres. E um deles é do antagonista e já descobri como mandar mensagens para ele. Não tenho informações específicas mas basta 1 email para explicar o que é a mordaça do MP em quem denuncia os crimes do PSDB em SP ao longo de 20 anos. Só vou mostrar o caminho, onde estão todos os documentos arquivados (inquéritos civis arquivados no CSMP de cada Estado). Pergunto aos promotores: adiantou apagar meu twitter? #EuApoioALavaJatoMPF

  7. Weintraub é o melhor Ministro da Educação que o Brasil já teve e isso ficará claro daqui 2 anos. O Brasil precisa virar a triste página na história da deseducação de Paulo Freire. Parabéns ao Weintraub. Mas ele cometeu 2 erros: o 1º foi contigenciar 30% (deveria ter cortado mesmo); o corte deveria ser de 50% e não só 30%. Abraço por trás aos admiradores do comunista Paulo Freire que destruiu a educação brasileira. Chupem que a cana é doce !!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO