Voto impresso: Bolsonaro afirma que Barroso é 'mentiroso' ou 'tapado'
Derrotado no parlamento na disputa pelo voto impresso, Jair Bolsonaro reiterou nesta quinta-feira, 22, os ataques ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, a quem culpa pela rejeição da proposta de Emenda à Constituição que visava a alteração do sistema de apuração de sufrágios. O chefe do Planalto afirmou que o ministro é...
Derrotado no parlamento na disputa pelo voto impresso, Jair Bolsonaro reiterou nesta quinta-feira, 22, os ataques ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, a quem culpa pela rejeição da proposta de Emenda à Constituição que visava a alteração do sistema de apuração de sufrágios. O chefe do Planalto afirmou que o ministro é "mentiroso" ou "tapado".
Bolsonaro reagiu ao discurso realizado por Barroso pela manhã, durante sessão plenária do tribunal. Enquanto anunciava a adoção de medidas para ampliar "ainda mais" a confiabilidade e a segurança das urnas eletrônicas, o ministro elencou as razões pelas quais o TSE adotou postura contrária ao voto impresso.
Barroso declarou que a contagem pública manual de 150 milhões de votos seria inviável. "Os locais de votação são escolas, agências bancárias, estabelecimentos que, no dia seguinte, na segunda-feira, voltam às suas atividades normais e, portanto, não tem como permanecerem a Justiça Eleitoral, os mesários, os escrutinadores por duas ou três semanas nestes locais", detalhou.
Ao comentar a fala, Bolsonaro disse que "pega muito mal um ministro do STF mentir". "Ou então és um tapado", disparou. O presidente da República argumentou que, antigamente, os votos eram escritos a mão, diferentemente do sistema proposto, que previa a adoção de urnas capazes de imprimir os sufrágios. Na concepção dele, portanto, a apuração ocorreria de forma mais célere.
"A apuração seria feita pelos próprios mesários ali na seção eleitoral. A média são 400 votos por seção eleitoral. Tem ali, em média, quatro pessoas tomando conta daquela seção. Acabou a votação, contar 400 papeis com voto impresso não tem dificuldade. Acredito que duas ou três horas seriam mais do que suficientes", completou.
Em outra ponta, Bolsonaro minimizou os riscos levantados por Barroso quanto ao transporte dos votos. Mais cedo, o ministro declarou que, como a contagem manual não poderia ocorrer nas seções eleitorais, os sufrágios teriam de ser levados a depósitos, frisando que, pelo caminho, poderiam haver percalços, como roubos de carga e atuação da milícia e de facções criminosas.
"Pelo amor de Deus. Em cada, seção eleitoral tem um policial militar, muitas vezes tem gente das Forças Armadas participando dessa operação", prosseguiu o presidente da República.
As críticas não se limitaram ao presidente do TSE. Bolsonaro ainda mirou a artilharia em Alexandre de Moraes -- à tarde, o ministro do STF determinou a abertura de inquérito para a investigação do chefe do Planalto pela divulgação de um inquérito sigiloso que apura um ataque hacker ao sistema interno da Justiça Eleitoral, ocorrido em 2018 e sem qualquer interferência sobre o pleito daquele ano.
Bolsonaro sustentou que, se o inquérito "interessa a todos nós", "tem que ser público". "O que estavam fazendo, não deixando esse inquérito ir para frente, é um crime contra a democracia", alegou, questionando, na sequência, a quem o ministro busca intimidar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ubiratan
2021-08-13 12:54:40Para quem é ignorante tudo é simples.
ANTÔNIO
2021-08-13 12:08:29Fico impressionado com a capacidade que esse presidente tem de se mostrar cada vez mais estúpido! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
DAISY SCHMIDT
2021-08-13 11:17:24Bolsonaro raciocina com a mesma truculência com que fala... O argumento de que os votos estariam SEGUROS porque seriam transportados por gente das Forças Armadas, deixa de lado seu próprio mau hábito de se considerar DONO delas, referindo-se ao "MEU EXÉRCITO"... Antes de abrir a boca, Bolsonaro deveria pensar bem, pra não continuar falando bobagem.
VIDAL
2021-08-13 10:57:28É preciso que os verdadeiros brasileiros não confundam interesse de Bolsonaro com os do país, que agora estão convergindo. A democracia consubstancia um tripé formado por voto secreto, apuração pública e império da lei que a todos se aplica. Faltam-nos dois desses. Não está ficando em pé e o STF tem se aproveitado disso ou sido a causa disto. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Nádia
2021-08-13 08:44:47Quem não notou q ele está fazendo o possível para ser IMPEDIDO DE CONCORRER.. pq sabe o tamanho da vergonha q vai passar. Se for "obrigado" a concorrer.. vai ter q fugir ou... dá gópi.. kkkkkk Tem medo de ambas as coisas (eleição y gópi)... só não sei ainda de qual tem mais. Teme o revés q sabe q vai tomar em qquer uma das duas..
Odete6
2021-08-13 06:15:17Uma das muitas químicas ácidas que corroem o aberrante mini-caráter do diminuto geral broncossauro, é a INVEJA MONSTRUOSA que ele tem dos BONS, DECENTES, INTELIGENTES, SÉRIOS, ÍNTEGROS, RESPEITADOS, CULTOS, PREPARADOS, TRABALHADORES, COMPETENTES E VERDADEIROS BRASILEIROS, COMO O DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E O MINISTRO DR. LUÍS ROBERTO BARROSO.
Odete6
2021-08-13 05:39:14A SUBESPÉCIE DO MONSTRO DEGENERADO E DE SUAS CRIAS DEGENERADAS 👹👹👹👹👹👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/colunistas/ricardo-kertzman/2021/08/04/interna_ricardo_kertzman,1292644/bolsonaro-choca-a-todos-com-ataque-cruel-a-orfao-de-15-anos-leia-e-entenda.shtml
Messias Bernardo
2021-08-12 22:40:20como a do voto impresso com a qual não concorda a maioria dos eleitores, a de liberação de armas e de atividades que destroem nosso rico ativo ambiental e que depõe contra a imagem do país na comunidade internacional. Na verdade, como ensina a Bíblia, o que faz mal ao homem não é o que entra pela boca, mas o que sai. Quem muito fala muito erra e de tanto criar polêmicas apoiado por uma minoria, dificilmente se reelegerá em 2022. Quer ter chances PR: tenha humildade, se desculpe p/erros e vença!
Jose
2021-08-12 22:30:14Bem, mentiroso e tapado sabemos muito bem quem é: Bozogenocida. Tapado por que preferiu ignorar a ciência e abraçar o curandeirismo. Mentiroso porque está é a única forma que ele tem para justificar a sua conduta bestial e criminosa. Todos os bozogenocidas são mentirosos, tapados e criminosos.
Messias Bernardo
2021-08-12 22:28:09Respeitosamente, hoje saiu reportagem no site do jornal Correio Brasiliense informando que alguns militares, notadamente generais, acham o PR da república um tosco e talvez por isso ele chame o min. Barroso de mentiroso ou tapado, o que está longe de ser verdade, vez que quem tem sido acusado de fabricar Fake News é o governo. Caro PR eu votei em V.Exa. e suas falas e ameaças à democracia fizeram com que não vote mais em 2022. Some-se a isso a defesa de pautas retrógradas como essa do voto impre