Divulgação

Voo que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia é adiado

14.01.21 15:15

O voo fretado pelo Ministério da Saúde para buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford na Índia e que decolaria do Brasil na tarde desta quinta-feira, 14, foi adiado. Segundo a pasta, a aeronave da Azul só deixará o território brasileiro às 23 horas desta sexta-feira.

O Ministério da Saúde informou que a partida de Recife para Mumbai, na Índia, foi reprogramada “por questões logísticas internacionais”. O governo negociou as doses com o laboratório indiano Serum.

A aeronave da Azul recebeu adesivos com a logomarca da campanha de vacinação do governo federal e com a imagem do Zé Gotinha. O slogan do ministério “Brasil Imunizado: Somos uma só Nação” foi estampado nas duas laterais do Airbus A330. O avião foi equipado com contêineres para transportar 15 toneladas de vacinas.

O governo Jair Bolsonaro tem pressa em importar as doses da vacina de Oxford porque o Ministério da Saúde pretende lançar a campanha de imunização nacional antes de 25 de janeiro, data prevista para início da vacinação em São Paulo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. e o atraso se dá por conta da propaganda facista nas laterais do avião...espero que não tenham desenhado o glúteo do Bozo[ saudável e cabeludo]

  2. Meu Deus!!! 2 milhões de doses. 2 dose por pessoa. 1 milhão de Vacinados. Olha o esquema aí gente? Semana passada o Bozo disse que vai liberar clínicas particulares vacinarem por dinheiro, Clínicas particulares estavam negociando com a Índia, Governo agora aos 49 do segundo tempo compra a mesma vacina que terá nas.clinicas particulares. Pela teoria da Rachadinha, a Micheque embolsará uma bolada vai faltar talão de cheque Simples assim.

    1. Você também precisa ser vacinado, mas para o anta-vírus ainda não há vacina.

    1. Pois é Cleusa, coitado do Zé gotinha q caiu de paraquedas nessa historia bozista maluca. Os assessores do presida e do pançuello são muito inteligentes! Usaram o Zé gotinha da campanha para outra vacina q não tem nada haver com a covid. Assim as mamães vão achar q essa campanha é para os bebês se protegerem da covid paralisadora! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. Uma coisa é certa. Se não fosse o Doria anunciar a campanha para o dia 25 de janeiro, o Capitão Cloroquina, vulgo, Bozo, juntamente como Sargento Garcia, não teriam comprado absolutamente nada. Estas míseras doses serão apenas para propaganda do idiotismo deles já que são negacionistas e não teremos mais doses tão cedo.

  4. Estão adesivada o avião que fretaram da Azul. Imagine o custo dessas 2 milhões de doses da Covishield com todo esse aparato. Não entendo muito disso mas acredito que daria para pagar 4 milhões da Pfizer que entrega em Brasília e eles só precisariam providenciar as bandeirinhas, bexigas e palhaços para festa.

    1. Pedro, eu tenho compromisso com a verdade. Tinha uma última cartada, mas diante da informação que segue, ela não faria mais sentido: Ministério informou que, além do apoio da Azul, conta com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina.

    2. Prezado Paulo você se equivocou novamente, esse número é o peso máximo de decolagem do vc2 a capacidade máxima de carga do Vc 2 é de 13000 kg É uma aeronave de configuração executiva e transporte de passageiros. Não possui portas de carga para container aeronáuticos necessários na operação. Não é indicada para esta missão e não poderia realizá-la. Não se trata de convence lo, mas sim ilustrar a missão de cada tipo de aeronave.

    3. Pedro, uma análise. Para buscar os brasileiros em Wuhan foi usado o VC-2, uma aeronave que pode transportar o peso máximo de 51 toneladas. Escala para China: Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polónia)  Ürümqi (China)  Índia: Lisboa (Portugal) Autonomia das aeronaves: Airbus A330 - 12500 km VC 2- 6000 km Distância Brasil x China: 18 300 km Distância Brasil x India: 12 000 km Sua colocação quanto a menor abastecimento não me convenceu. Acho que seria mais barato usar o VC-2.

    4. Só para completar a SWISS utilizou a mesma aeronave para a carga da vacina encomendada pelo Instituto Butantã e também de 15 toneladas. Demais atitudes e procedimentos desconheço e prefiro não comentar.

    5. Paulo, não sou técnico de logística mas piloto aeronáutico licenciado pela ANAC. Inicialmente o seu cálculo faz sentido, porém para a distância percorrida e autonomia necessária não há aviões menores com esta autonomia e capacidade de carga necessária. Com 70 toneladas de carga o Aibus deverá decolar com menos combustível e gastará mais durante todo o voo reduzindo a autonomia. Com 15 toneladas de carga, poderá decolar full tank, e gastar menos combustível no percurso.

    6. Pedro, a vacina terá um peso de 15 toneladas. Segundo o que você passou a capacidade da aeronave é de 70 toneladas. Então iremos usar pouco mais de 20% da capacidade. O Pazzuelo é especialista em logística mesmo? Sabe por que estamos cometendo esse disparate logístico? Não houve planejamento. Aliás se o Pazzuelo fosse um bom negociador, poderia ter aproveitado a viagem e vendido parte da cloroquina para algum país. Poderia dar um desconto pela economia no transporte. Mas quem compraria? Sugestão

    7. Doriana, o Bolsonaro deveria contratar o Doria para ser seu coach. O Doria acordou a salamandra preguiçosa que é o Bolsonaro para ir atrás das vacina, ensinando para ele a importância do merchandising. Fico imaginando a foto do Pazzuelo e do Bolsonaro junto com a vacina. Mas prefiro o Doria. Acho ele mais elegante e bonito.

    8. Paulo, não discuto a sua opinião, apenas um comentário técnico de aeronáutica, o peso que você mencionou é o peso máximo de decolagem da aeronave, a capacidade máxima de carga é de 70 toneladas e para extender a autonomia se reduz a capacidade de carga.

    9. Concordamos em algo amigo palhacinho doriana. Uma logística estranha essa que foi escolhida. E sim, também acho um absurdo a propaganda populista do Doria. Mas foi graças a ela que vemos agora o desgoverno bozista se mexer para não ser atropelado pela tática politiqueira e populista do Dória. Nessa briga populista barata de Dória e Bozo com relação as vacinas, quem ganha é povo.

    10. Pedro, o general Pazzuelo disse não entender o porquê da angústia pela vacina. Agora o presidente Bolsonaro, depois que o governador João Doria colocou data para iniciar a vacinação, pediu urgência para o governo indiano na liberação da vacina e Pazzuelo, nosso especialista em logística, com toda a pressa motivada pela política, usará um Airbus A330 neo, com capacidade para transportar até 251 toneladas, para buscar 2 milhões de doses com cerca de 15 toneladas.

    11. Aqui em São Paulo sobraram adesivos da " Vacina do Brasil" ,vacina do governo de São Paulo, balões, confetti e serpentinas utilizadas na festa da chegada das vacinas via aérea em voo fretado da estrangeira SWISS. Seria mais econômico utilizar esses. Pra que fretar voo com companhia nacional se tem tantas no exterior. Um desgoverno. A Pfizer já vende on line com promoção frete grátis.

    12. Para transportar 4 milhões de doses da Pfizer seriam necessário 3 voos pela característica de embalagem, armazenamento e conservação. Adesivos de pvc qualquer pequena gráfica faz, no total o custo é irrisório. Se me pedissem teria doado.

    13. Dulce, até para fazer maldade com o povo essa trupe bolsonarista mete os pés pelas mãos. Agora conseguimos ver claramente que não existe governo federal e muito menos presidente. Brasil está totalmente a deriva no mar do covidão.

  5. Os milicos da aviação (FAB) não podem colocar suas aeronaves nessa ação? Essa FAB sirve pra que se quando mais o país precisa tem que alugar vôo de empresa privada?

    1. Beppe e Paulo, Doria usa avião A330 da SWISS para 2 milhões de vacinas e está tudo bem. Ministério da saúde faz o mesmo e está errado. Além de serem IGNORANTES aeronáuticos, estão aqui só para despejar bílis. Neste patamar, falem as besteiras que quiserem à vontade, vou só achar muito engraçado e dar risada com os amigos

    2. Pedro vc. se faz de grande especialista da aviação, .... mas acho mesmo que está enrolando e falando balella! Se o Bosta vai na pólvora com os Estates ou a China, a FAB irá alugar da Boeing ou da Airbus para levar essa polvora ai??? 🤣🤣🤣

    3. Pedro, acho que você está querendo arrumar um namorado. Por que a pressa em ir buscar estas míseras 2 milhões de doses. Já fui propagandista médico. Isso pode ser comparado a amostra grátis. Eu sei que a pressa é pelo jogo político. Seu raciocínio com relação a comparação de custo é risível. O Bolsonaro vai buscar com o Airbus, por que o merchandising nessa aeronave ficou melhor. Custo, que custo? O presidente que lasca o reio nos gastos com o cartão corporativo, se preocupa com custo?

    4. Os milicos da aviação não tem nenhuma aeronave com a autonomia de um Airbus A 330, utilizar aeronave menor e com menos autonomia seria mais demorado, pois requer mais escalas e mais dispendioso no custo operacional total.

  6. Já que era pra comprar as pressas e nas coxas, o governo bozista podia pelo menos ter negociado mais doses né? Eita governinho muquirana com a saúde e vida do povo mas totalmente arreganhado e mão aberta quando é para comprar apoio de políticos corruptos.

    1. Pedro, é lógico que eu sei que as coisas tendem a seguir esse caminho. Só que está faltando o principal, (metas, prazos, datas, quantidades, insumos, logísticas, frequência, capilaridade e etc.), entende agora? Essa é a preocupação dos prefeitos e governadores com essa agenda de imunização do governo federal que não tem planejamento nenhum. Até agora é só marketing barato para agradar bozetes histéricas. Ah, mas a ANVISA ainda não aprovou, mas vai deixar para pensar nisso só após aprovação?

    2. Enquanto se aplicam os 8 milhões de doses disponíveis, o Butantã é Fiocruz estarão produzindo a vacina no Brasil. A Coronavac inicialmente serão 2 doses da importada pois o prazo para segunda dose é menor e o número de vacinados será de três milhões. O número de vacinados pela de Oxford será de 2 milhões com segunda dose nacional em 12 semanas, já produzida pela Fiocruz Vamos torcer para dar tudo certo. Os laboratórios nacionais produzirão quase 2 milhoes de doses diariamente.

  7. E o trapalhão que comanda a saúde diz ser um especialista em logística... Fico imaginando o que mais poderia faltar, além de seringas, agulhas, as próprias vacinas, acerto de datas com fornecedores e transportadoras... Fato: Pazuello está mais perdido do que hare krishna em baile funk.

  8. ...rsrsr e mais rsrsr... se ministro da saúde gen leão marinho pazuelo "especialista" em logistica está no encargo, esse aviao só de decola no seculo S no ano A do Dia D da hora H , ele tambem pode chamar o guedes TASCALOROTA para dizer quando..kkkkkk

  9. Quando eu escrevo que o socialista Bolsonaro está errado em querer tratar desiguais como iguais, na questão da distribuição das vacinas, eu imagino esse tipo de questão. Um evento, o vôo que vai buscar com toda a pressa do mundo às vacinas imploradas ao governo indiano, foi adiado. Imagina esperar as vacinas chegarem fracionadas de acordo com a população em cada cidade. Meu Deus!!! Onde está a lógica nesse tipo de planejamento? Imagina o discurso do Bolsonaro:

    1. Amigo Palhacinho doriana, foi uma brincadeira que fiz para relacionar o absurdo de aplicação de apenas 8 milhões de doses para uma população de 220 milhões de habitantes. Sim, haverão os grupos prioritários, mas mesmo assim, ainda é muito pouco até para esses grupos. Mais preocupante ainda é não sabermos como será a oferta e demanda nas aplicações posteriores. Pois ainda não existe nenhum planejamento concreto em relação a isso.

    2. Seria tipo, telesenna da vacina, hahaaaaa, pague seu carnê em dia e concorra a vacina????? Parece que não. Mas se vocês não são profissionais da saúde e grupo de risco terão de esperar um pouco mais para serem vacinados como no resto do mundo. Parece que já tem vacinados da Sinovac, mas esses devem ser amigos do chefe.

    3. Já estão pensando em fazer um sorteio nas cidades, tipo mega sena abe? para ver quem vai ser o sortudo de 1 em 1 milhão de habitantes que vai ser agraciado com a festa da vacina bozista. A hipocrisia bozista é incomparável....

    4. - NEM MAO, NEM STALIN, NEM FIDEL. EU BOLSONARO CONSEGUI O SOCIALISMO PERFEITO COM A VACINAÇÃO CONTRA A COVID NO BRASIL. NINGUÉM VAI SAIR NA FRENTE. ABAIXO A COMPETIÇÃO. ABAIXO O LIVRE MERCADO E SUA BUSCA POR EFICIÊNCIA. - VOU MOSTRAR PARA O MADURO, O QUE É O NOVO SOCIALISMO DE VERDADE. A ESQUERDA DEVE ESTAR ADORANDO. E A "SINISTRA" GRITA: - VIVA CAMARADA BOLSONARO! - VIVA!

Mais notícias
Assine
TOPO