Visita em momento crítico para Macri
A Argentina terá eleições em outubro e o atual presidente, Mauricio Macri, está cerca de dez pontos percentuais atrás da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner. A economia deverá ser o tema mais importante para os eleitores, mas nesse tema Macri tem pouco a mostrar. Há um mês, ele comemorou que o dólar está...
A Argentina terá eleições em outubro e o atual presidente, Mauricio Macri, está cerca de dez pontos percentuais atrás da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner. A economia deverá ser o tema mais importante para os eleitores, mas nesse tema Macri tem pouco a mostrar.
Há um mês, ele comemorou que o dólar está estável, o que é um fator importante para determinar o humor dos argentinos. Mas a inflação segue em alta e ao PIB deve cair este ano. "A Argentina está preocupada com o fato de a economia do Brasil não melhorar, algo que o nosso país está precisando mais do que nunca", diz o cientista político argentino Patricio Giusto, da consultoria Diagnóstico Político, em Buenos Aires.
Em relação ao Mercosul, Bolsonaro tem uma postura muito mais dura do que a de Macri. Os dois concordam que o bloco deva ser relaxado e liberalizado, mas Macri é a favor de mudanças mais graduais para não incomodar os empresários argentinos.
Macri também tem divergências com Bolsonaro em alguns temas sociais, como o aborto e a reforma educacional. "Por tudo isso, Macri provavelmente tentará passar esta reunião dentro da mais estrita formalidade da visita de um chefe de estado", diz Giusto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Andre
2019-06-06 15:43:40Pelo sorriso amarelo do Macri, essa visita veio como uma intimação de despejo da Casa Rosada!
Joséf
2019-06-06 15:35:16Lembre-se que pesquisa eleitoral na Argentina não deve ser diferente das que fazem no Brasil.