Roberto Jayme/TSE

Virada no STF foi decidida em conversa no TSE, em meio às eleições de Macapá

07.12.20 19:44

Foi em uma conversa no Tribunal Superior Eleitoral no domingo, 6, que os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, vice-presidente e presidente da corte eleitoral, concordaram em liberar seus votos contrários à reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo PTB. Enquanto a conversa acontecia, a portas fechadas, os ministros aguardavam o início da apuração das eleições municipais de Macapá, em que o irmão de Davi, Josiel, avançou ao segundo turno como o mais votado.

Também no domingo, o presidente do STF, Luiz Fux, telefonou para Barroso, pedindo para que os votos contra a reeleição de Maia e Alcolumbre fossem liberados. Todos concordaram que a pressão da sociedade sobre o Supremo estava muito grande e que a questão precisava ser solucionada de forma célere.

O presidente do TSE de fato considerou dar voto favorável ao relatório de Gilmar Mendes, que pretendia liberar a reeleição. No entanto, pesaram na avaliação de Barroso suas próprias teses sobre a “mutação constitucional”, linha do Direito da qual ele é um dos principais doutrinadores. Em sua avaliação, a tese encampada por Gilmar não se encaixa como um caso de “mutação”.

Fontes a par das conversas relatam que Barroso jamais prometeu votar a favor da reeleição, mas que disse, sim, aos demais ministros que iria avaliar a possibilidade. Um dos principais interlocutores da turma de Gilmar com a ala ligada a Fux era o ministro Alexandre de Moraes, favorável à reeleição. Gilmar e Barroso se falaram por telefone nos dias que antecederam a votação.

Antes do primeiro turno em Macapá, Barroso conversou com os senadores Randolfe Rodrigues, da Rede, e com o próprio Davi Alcolumbre, ambos do Amapá, mas apenas sobre os preparativos para o pleito na capital do estado. Integrante do grupo Muda Senado, Randolfe sempre foi contra a reeleição pretendida por Davi.

Em Macapá, haverá segundo turno entre Josiel Alcolumbre, que teve 29,47% dos votos válidos, e Dr. Furlan, do Cidadania, com 16,03%. A votação será no final deste mês.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso é muito grave. Mutação constitucional? STF não pode mudar a constituição. O poder originário é uma Assembleia Constituinte ou, via EC, pelo legislativo, nunca judiciário.

  2. Senhor Ministro Barroso. A mutação Constitucional já está expressa na Constituição: A emenda deve ser proposta por no mínimo ⅓ (um terço) dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; pelo Presidente da República; ou por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa (isto é, maioria simples) de seus membros. E depois, necessita de 3/5 dos votos nas duas Casas. Tem no Google Sr Ministro!

  3. Tese ,"Mutante", os Mutantes já se Separaram a tempo. Os se conversaram,? Aí pode. Para o Bem e para o Mal. Muito Interessante as Turmas

  4. O Ministro Fux tem uma bala de prata com Ferreira, basta colocar em pauta de julgamento dos pedidos de suspeição e impedimento, principalmente nos casos da Lava Jato do Rio, onde sua esposa é contratada da Banca de Bermudes. Seria uma tesourada nas asas dele. Na época d3 Joaquin Barbosa ele não criou.

    1. Não entendi. DESTA vez a decisão da maioria FOI CORRETA. Cumpriu-se a CF88...

  5. Quando a SINISTRADA ESQUERDALHA viu que iriam dar à BOLSONARO a igual reeleição infinita , perceberam a cagada que estavam fazendo.

  6. São esses políticos sem votos vestidos de toga na justiça superior do país que se sentem isentos, imparciais, para julgar inocentes os operadores da cleptocracia nacional, e culpados os que têm buscado limpar a terra do esterco da corrupção, o país do futuro deles, e atraso de todos os demais.

    1. Urge reencenarmos a Rev. Francesa. Antes tarde do que nunca! Eles estão nos afrontando a tal ponto que até parece implorarem a reabilitaçao da guilhotina. Mas sei que não é isso, e sim a total certeza da impunidade e de nossa passividade. E têm plena razão.

    2. E quem está tentando limpar a terra do esterco da corrupção? O único que desejava isso foi sistematicamente queimado e não viu outra escolha a não ser entregar o cargo de ministro.

  7. Não conheço nenhum dos 2 candidatos, que vão para o 2º turno em Macapá, mas, por princípio, torço para que o Josiel não seja eleito.

  8. Bolsonaro está fazendo um governo medíocre, que contribuirá para mais 4 anos perdidos em áreas fundamentais como Saúde e Educação. Mas o STF que está ai há pelo menos 6 anos não fica atrás em termos de prejuízo para a nação. Parece que houve uma conjunção astrológica com os piores Três Poderes trabalhando em comum acordo para destruir o país!!

    1. Hahaha, Lucia. Pois então prepare-se para vê-lo na presidência por mais 4 anos. são favas contadas.

  9. Fico aqui imaginando que conteúdo aproveitável alguém poderia ter "conversando" com o corvo gigi .... um bandido declarado, um corrupto descarado, um burrão jurídico e um completo mau caráter!!!!

  10. A única mutação constitucional que ocorreu no Brasil foi a eleição de um psicopata e genocida para a presidência da república. O custo desta aventura será enorme para o país. Perderemos mais uma década de crescimento e desenvolvimento social. Parabéns Bozistas!

    1. Luiz acha que a turminha corrupta e gulosa (caciques do centrão) que anda cheia de amores com o Bozo, não está levando nada nessa brincadeira. Pode ter certeza q muitos bilhões vão evaporar para que o bozo não sofra impeachment.

    2. Luizinha — coloca teus dois neurônios velhos e cansados para funcionar, se é que ainda funcionam. O roubo descarado e o uso do estado contra a população continua, talvez muito pior do que antes. Sonente bozista néscio e beócio pensa que alguma coisa mudou. Muda o chip, antes que o chip mude você.

    3. Zequinha , tu e como um robô: cego , surdo e burro . Precisas mudar o chip e acredito que através de uma lobotomia. Ou o roubo descarado e o uso do estado para perpetuar o poder estava melhor ?

  11. Mais uma vez fica claro que nossas excelências não têm convicções, apenas interesses. Podem arranjar argumentos e revirar a CF a seu Bel prazer, sem nenhum constrangimento.

  12. Que diabo de “mutação constitucional” é essa? Esses caras querem inventar a constituição não congressual? Entronizando a ditadura do STF e o imperador Gilmar I e único soltando colarinhos brancos? Neste pais de embevecidos pelo poder tudo é possível, E o piloto sumiu...

    1. Que frase apropriada: E o piloto sumiu. Dessa vez foi bom o resultado mas quando esse STF comete uma patifaria a sensação de que falta alguém ou uma ouvidoria pra questionar esses seres supremos, falta.

  13. Como sempre digo, STF é um escárnio! Combinar voto, e ainda por cima à favor de rasgar a constituição! STF é a causa de todo mal nesse país! #STFVergonhaNacional

    1. concordo totalmente, mas as vezes a pressão do povo faz a diferença

  14. Caiu a ficha!! Os Mins do STF que ainda não tinham votado perceberam que não havia como jogar no lixo o Texto Constitucional. Nós do Povo, fizemos o nosso papel fomos para as redes e demonstramos que não aceitávamos a reeleição dia pres Senado e Camara como GMendes pretendia. Venceu a CF e o país que trabalha e estuda. Pronto falei.

  15. Porque esse Gilmar e tão a favor da bandidagem? Quando esse verme vai pagar, por tudo de ruim que faz pelo povo? Como gostaria de uma queda da bastilha no STF, ver as cabeças desses vermes penduradas em postes.

    1. Eu também!!! Só não perde...pq a compra de voto vai correr solta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO