Venezuelanos pedem expulsão de diplomatas
Venezuelanos residentes no Brasil vão entregar ao presidente Jair Bolsonaro, na semana que vem, um abaixo-assinado pedindo a expulsão dos diplomatas de Nicolás Maduro. Desde fevereiro, o Brasil não reconhece o ditador como presidente, ao contrário de Rússia e China, por exemplo. Os venezuelanos que organizam a petição por meio das redes sociais também vão...
Venezuelanos residentes no Brasil vão entregar ao presidente Jair Bolsonaro, na semana que vem, um abaixo-assinado pedindo a expulsão dos diplomatas de Nicolás Maduro. Desde fevereiro, o Brasil não reconhece o ditador como presidente, ao contrário de Rússia e China, por exemplo.
Os venezuelanos que organizam a petição por meio das redes sociais também vão entregar cópias do documento aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Eles querem uma solução rápida para o imbróglio diplomático.
A Embaixada da Venezuela no Brasil (foto) não abriga um embaixador desde 2016, quando Maduro ordenou a volta de Alberto Castellar, em protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff. No lugar dele, ficou apenas um encarregado de negócios, não reconhecido por Bolsonaro. Mas Maduro ignora a decisão do governo brasileiro, que, por sua vez, não expulsa o corpo diplomático nomeado por Caracas.
Enquanto isso, a embaixadora María Teresa Belandria, indicada pelo presidente autonomeado Juan Guaidó e reconhecida por Bolsonaro em junho, despacha de um hotel, de onde pouco sai por medo dos fiéis apoiadores de Chávez no Brasil, o que inclui brasileiros, segundo ela.
O número de venezuelanos que saiu do país chegou a 4 milhões em julho, de acordo com o mais recente levantamento da ONU. Segundo a agência para refugiados da organização, é o país que tem o maior grupo populacional fora de seu país de origem. O Brasil é a quinta nação que mais recebeu refugiados: 168 mil (4,2% do total).
O Comitê Nacional para os Refugiados, o Conare, órgão do Ministério da Justiça, concedeu a condição de refugiados a 21.432 venezuelanos que se estabeleceram no Brasil após fugirem da crise econômica e da instabilidade política que afetam seu país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Adir
2019-12-10 07:12:12Lamentável que militares brasileiros estão apoiando os representantes de Maduro em Brasília. Bolsonaro está sendo enganado por alguns militares sob argumentos que não fazem sentido algum diante os prejuízos que a presença desses personagens corruptos e narcotraficantes indicados por Maduro para contaminar as Forças Armadas brasileiras.
André
2019-12-09 00:01:46Porque não armar e treinar esse povo, e mandar pra Venezuela para tomar o poder e exterminar os Comunistas que acabaram com o país e estão milionários?
Osmar
2019-12-08 21:04:02Rodrigo Maia, kulumbre e adevogado do pt? Esquece são todos apoiadores da corrupção! Bbolsonaro pq ainda não expulsou estes pulhas? Ou a banda do STF diz que não pode?
Cretino
2019-12-08 19:35:19Bagunça criada por Eduardo e Arnesto. Até o MST virou segurança dessa embaixada, e o governo faz que não vê.
GIGI
2019-12-08 18:25:19Lembro-me que o Maduro quando não quis mais o Brasil na sua Embaixada disse que cortaria luz e água. E aí? Porque não fazer o mesmo?
Jose
2019-12-08 18:16:55Estes governos militarizados da América do Sul são um horror.
GIGI
2019-12-08 18:08:39É de estarrecer como continuam na Embaixada os representantes de Maduro e como o Brasil permite isso. Afinal , então, para que servem declarações oficiais do Governo em não reconhecer Maduro e reconhecer Guaidó?
Donizetti
2019-12-08 17:20:10NÃO ENTENDO PORQUE JÁ NÃO RESOLVERAM ISSO. SE NÃO RECONHECEM MADURO COMO LÍDER VENEZUELANO, NÃO TEM QUE TER COMPARSAS DELE EM BRASÍLIA NUMA EMBAIXADA. QUEM MANTÉM ESSA EMBAIXADA? É PRECISO RESOLVER AS PENDÊNCIAS. SOMOS UMA NAÇÃO. CASA DA MÃE JOANA FICOU PARA TRÁS.
Eudes
2019-12-08 15:47:39Uai, mas segundo a Fake de São Paulo, o Maduro é de direita. Só não explicou porque é paparicado por todos os partidos de esquerda do Brasil e por Cuba. Esse pessoal que quer a expulsão deve estar errado. Kkkkk
LuisR
2019-12-08 15:46:40Nunca entendi porque ainda tem embaixada Madurense no Brasil. Já deveriam ter metido o pé no rabo e expulsado esses filhos da puta, levando junto os mercenários do MST!!