Mateus Bonomi/Folhapress

URGENTE: Para PF, hacker ‘está ocultando participação de outras pessoas’ no crime

01.08.19 21:26

No pedido para manter os quatro hackers alvos da Operação Spoofing presos, a Polícia Federal diz acreditar que Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho, não atuou sozinho. Para os investigadores, pela grande quantidade de ataques realizados, há forte suspeita de que o hacker esteja “ocultando a participação de outras pessoas”. Em seu depoimento, Delgatti disse ter atuado sozinho.

A perícia realizada pela PF mostra que o hacker realizou cerca de 5.800 ligações suspeitas que podem ter resultado em invasões ao aplicativo Telegram. Segundo o laudo produzido a pedido do delegado Luiz Flávio Zampronha, responsável pelo inquérito, ao menos 1.162 números podem ter sido hackeados.

A suspeita sobre a participação de outras pessoas é um dos motivos de a PF ter solicitado a prisão preventiva de Delgatti. Além disso, o delegado também cita a possibilidade de Vermelho, Danilo Marques e do casal Gustavo Santos e Suelen Oliveira estarem ocultando dinheiro sujo por meio de negociações envolvendo criptomoedas. Para a PF, isso configuraria lavagem de dinheiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso é o q da ser amigo de vermelho. Cana pra todo mundo. Abriu 57 vagas no Para, alguns do stf poderiam ir junto. Tem lugar pra todos

  2. Enquanto as atenções do Moro se concentram nesse assunto, os líderes de facções estouram rebeliões no presídio do Pará, depois deve ocorrer em outro presídio. O Moro só vai apagar incêndios, pois não terá como atuar em várias frentes como as invasões dos hackers, facções criminosas, milícias (que parece ter ficado de lado), terras indígenas (que respinga no seu ministério), tráfico de drogas etc.

  3. Acredito que o autor intelectual desse crime esteja encoberto pela gangue. É um plano bem sofisticado para beneficiar gente poderosa. Esses presos, no meu entendimento, são coadjuvantes.

    1. O chamado “sistema” sempre trabalhou no sub mundo. Descobriram esse grupo de estelionatário, fizeram a cabeça deles igual fizeram a do Adelio Bispo. Mesmo se houver delação premiada uma cois certa: os delatados serão laranjas, pois nesse tipo de negócio os nomes dos responsáveis nunca são verdadeiros. Infelizmente ninguém acima deles vai ser preso. Nem mesmo a vice do poste, Manuela D’Ávila.

  4. Meus caros e caras, não é sugestão, é interrogação: logo uma simulaçãozinha de "atentado terrorista" vai motivar um "fechamento" do regime? Já vimos este filme.

    1. É o maior desejo da esquerda! Assim poderia agir como em 60/70. Mas é a última coisa que os militares querem. Ao contrário da esquerdalha, estão do lado da democracia.

  5. Pelo visto a PF terá que enviar mais cópias para o STF. Estão todos numa ansiedade enorme para bisbilhotar não sei o quê. Tirem logo 11 cópias logo.

    1. Ansiedade para bisbilhotar ou sentimento de culpa? Ou ansiedade do que pode aparecer?

  6. Acho que estão bem perto e será que eles invadem apenas o telegrama? Como entram em tantas contas, acho que nem todos têm telegran 🤔📱

    1. A que entender essa demora proposital em resolver o que deveria estar resolvido...

  7. Não tenho a menor dúvida que tem muita grana rolando, bem como há envolvimento de gente graúda... Vamos aguardar o avanço das investigações, obviamente se o STF permitir né... O STF é "extremamente legalista"..

  8. Claro que tem mais gente envolvida no processo de hackeamento. E tem gente envolvida na utilização deste material. E tem gente usando o "conteúdo " do material. Enfim houve e há um envolvimento de muita gente de vários setores e vários níveis no sentido de tentar destruir a LavaJato e neutralizar o combate à impunidade. Este é o momento histórico destes últimos trinta anos em que a democracia brasileira está sendo realmente ameaçada de golpe de morte.

  9. Todos sabem que os bandidos modernos utilizam as criptomoedas para seus negocios ilicitos. E sabido também que esses pilantras nao trabalharam sozinhos. Mais ou mais tarde as coisas serao melhor esclarecidas, oportunidade em que os nomes dos PTralhas serao conhecidos e desbaratada mais uma quadrilha da Orcrim.

  10. Esse é o famoso BOI. A exploração dessa falha, na realidade não é falha e sim uma característica do Voice On Internet Protocol. Essa proibição para a Telefonia Fixa sob regulamentação ANATEL já existe. O VOIP não está sob esse guarda-chuva. No fim das contas o trabalho é simples e extenso, e esse troxa, quis dar uma de bacana e sifu vai pagar 100 anos de cana. Por fim, esses comunicadores não são P2P, a cripto é um lixo e tem backdoors. E agentes públicos usam esses lixos. Meu Deus! ABIN?!?!

    1. Uau! Vá la e se candidate a consultor! Pelo visto, estão precisando. Dou a maior força!

  11. Não acredito nessa versão. Foi tudo mto fácil. O cara confessou, a Manu confirmou... Tá tudo muito fácil pra ser verdade. "Muita esmola, o santo desconfia."

  12. Pelo que eu sei, para operar com criptomoedas é necessário operar através de uma corretora. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

    1. Inclusive, a única coisa que deixa rastros da operação são os IPs e os aparelhos utilizados para tal. E como eu soube hoje que os amadores não usaram nas invasões Tor, VPN ou Proxy o rastreamento dessas operações deve ser tão fácil quanto a descoberta deles.

    2. Está errado. Eu posso passar qualquer valor de minha carteira para a sua sem intermediários.

  13. Será que alguém mesmo com o mínimo de discernimento acha que ele agiu sozinho??? Os petralhas e cia devem estar atrás de tudo isso!

    1. Se ele agiu sozinho, Cuba é próspera e o Brasil não foi assaltado pelo lulopetralhismo.

  14. É óbvio que eles receberam o pagamento pelo serviço através de criptomoedas. Hoje em dia ninguém ganha tanto dinheiro assim comprando bitcoins ou qualquer outra moeda virtual. Para levantar metade do que eles possuem precisaria, no mínimo, uns 300 micros trabalhando ininterruptamente como mineradores durante meses a fio. E se supostamente foi assim, eles tiveram que transformarem esse número de micros em "zumbis", o que configura mais um crime.

    1. Não se esqueça de computar o crime pelo gato na energia elétrica - pois o consumo dessa gambiarra é respeitável...

  15. Com certeza essa história tem muito mais coisa para se descobrir. Deve ter outras pessoas envolvidas. É muito maior do que parece. Muita gente hackeada. A prisão preventiva é o primeiro passo para resolver esse imbróglio. A PF sabe o que está fazendo. Vamos acompanhar

  16. Será que ele terão super advogados caríssimos que a OAB vai solicitar ao STF pra proteger e minar a investigação , tal como no caso Adelio?

Mais notícias
Assine agora
TOPO