União Europeia compra briga com a Rússia em visita de peso a Kiev
Notícias veiculadas nos últimos dias davam conta de que o apoio de países ocidentais à Ucrânia estaria minguando. As Forças Armadas comandadas pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) estariam ficando sem munição para enfrentar os invasores russos. Além disso, governantes europeus estariam sendo pressionados pelos seus cidadãos, preocupados com a inflação dos alimentos. O desânimo...

Notícias veiculadas nos últimos dias davam conta de que o apoio de países ocidentais à Ucrânia estaria minguando. As Forças Armadas comandadas pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) estariam ficando sem munição para enfrentar os invasores russos. Além disso, governantes europeus estariam sendo pressionados pelos seus cidadãos, preocupados com a inflação dos alimentos.
O desânimo foi contornado com uma visita de peso nesta quinta, 16. Em meio ao conflito, Zelensky recebeu, no Palácio Presidencial em Kiev, a mais importante comitiva de líderes estrangeiros desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. Até então, a recepção mais importante tinha sido ao secretário de estado americano Antony Blinken, em abril.
Estiveram com Zelensky o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente da Romênia Klaus Iohannis (foto).
Eles prometeram enviar mais armas, mais ajuda financeira e apoiar as investigações sobre crimes de guerra.
As declarações ocorreram um dia após o governo dos Estados Unidos anunciar uma ajuda militar adicional de 1 bilhão de dólares para a Ucrânia.
Em Kiev, o francês Macron também afirmou que os governantes presentes apoiam a candidatura imediata da Ucrânia à União Europeia, a UE. O alemão Scholz fez coro dizendo que a Ucrânia pertence à "família europeia".
A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, deve se pronunciar em breve sobre a adesão à UE. A visita desta quinta indica que dificilmente o pedido da Ucrânia será recusado.
Se a expectativa era a de que os países ocidentais fossem abandonar o conflito, que já está no seu 113º, o encontro de hoje sinalizou o contrário.
Atualização: a Comissão Europeia aprovou nesta sexta, 17, a entrada da Ucrânia na União Europeia. Para que a adesão ocorra, será necessário o apoio dos 27 membros do bloco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Amaury G Feitosa
2022-06-17 09:05:02Ou a Ucrânia quatro vezes invadida por vizinhos é acekita na UE e OTAN ou será destruída pela ditadura assassina russa.
Renato
2022-06-17 07:37:06A esperança é que o objetivo principal dessa viagem seja digno da matéria e não simplesmente aparecer para foto. Confiança zero nos representantes da Alemanha, França e Italia. Mta fala e pouca ação de fato.
Ben
2022-06-16 23:00:18FORÇA, UCRÂNIA! O carniceiro do Kremlin merece a derrota total, prisão e obrigação de indenizar a Ucrânia, inclusive com a perda de todos os seus bens pessoais para tanto.
Rita
2022-06-16 21:21:22Que esses fraternos presidentes consigam que a Ucrania sofrida tenha logo uma paz mais que importante, e infindo o sofrimento que tem passado perdendo com muita tristeza seus entes queridos,sem falar no deslocamento que os que escaparam sofrem mundo afora, que essa hecatombe sejafinalmente terminada, O GRANDE Deus recompense esse ato heroico que acabo de assistir,Paz,esperamos aflitos que seja pra ja...........
JoseRMonteiro
2022-06-16 20:46:16A Europa e a Russia sabem que não é possível uma guerra entre elas. Ambas jogam para a platéia, USA e China. É daí que vai sair a solução, que pode ser apressada se o Putin cair doente segundo os boatos da hora. Uma nova onda de Covid pode mudar tudo.
MARCOS
2022-06-16 19:42:18O Brasil 🇧🇷 verdadeiro e todos os outros países, precisam deixar de covardia e dar todo apoio à intrépida Ucrânia, 🇺🇦 que, simplesmente, como nós, não aceita abrir mão de sua sagrada liberdade. Até a Suécia, 🇸🇪 Suíça 🇨🇭e Islândia 🇮🇸, que, sempre, foram países neutros, uniram-se ao restante da Europa, para se defenderem das ameaças mais de um ditador sanguinário.
Marcia E B
2022-06-16 19:23:50rumo a VITÓRIA, UCRÂNIA.
Nyco
2022-06-16 18:55:59Será que não tem uma alma boa para 'suicidar' esse pintor de rodapé, dedo-duro, X-9, alcaguete, KGB?
Eduardo
2022-06-16 17:11:39excelente notícia! força Ucrânia!
Renato Garcia
2022-06-16 15:33:05Deixar a Ucrânia entregue às loucuras de Putin, vai resultar em uma ferida de difícil cicatrização na consciência dos ocidentais ditos democratas ...