Marlene Bergamo/Folhapress

Um sexto da pena

22.09.19 12:41

A partir desta segunda-feira, 23, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) terá cumprido um sexto da pena da condenação pelo caso do tríplex do Guarujá na Lava Jato.

Lula está preso desde o dia 7 de abril de 2018 e teve a sentença em primeira instância, de nove anos e seis meses, determinada pelo então juiz Sergio Moro, reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias, por determinação da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

O cumprimento de um sexto da pena daria ao ex-presidente o direito de pedir na Justiça a progressão para regime semiaberto, em que ele poderia sair da prisão durante o dia, retornando para a cadeia da Polícia Federal de Curitiba à noite. No entanto, Lula teria de arcar também com uma multa de 4,1 milhões de reais, por reparação de danos, para ter direito ao benefício.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por tudo que fez, pelos milhares de brasileiros mortos por falta de recursos na saúde, na segurança e outras áreas, tudo em razão de desvios bilionários, esse rato deveria apodrecer na cadeia junto com todos que o defende!!!

    1. Esse desgraçado acabou com o Pais - com o povo brasileiro e ainda fjcou todo esse temlo com mordomias pagas por todos nós. Esse grandessíssimo FDP nao deveria

  2. Saia, Lula, vá pra teu canto e deixe de encher o saco do povo brasileiro. Também, quando sair a PF deixa de gastar o saco de dinheiro que você custa, inútil...

  3. Viva o Brasil ! Dizendo isso ao povo de um país, minimamente civilizado, não vai acreditar: 1/6 da pena !? É uma brincadeira de muito mau gosto.

  4. ABSURDA essa proporção de 1/6 da pena para que alguém como LULA possa "progredir" de alguma maneira. Basta imaginar SE LULA TOPARIA RECEBER APENAS 1/6 DO QUE RECEBEU para fazer favores ilícitos. Com certeza, consideraria uma MIXARIA... Isso vale para a pena imposta.

  5. hs hs quero ver ele pagar... tem de expatriar o dinheiro que tem em contas fantasmas no exterior. As outras estão bloqueadas;

  6. sera que foi cincidência o premio da mega sena para o pt logo agora que o luladrão pode sair se pagar a multinha pelo desaatre economico que ele e sua gang fizeram nesta pais

  7. Esqueceram-se do prêmio da loteria, de 120 milhões, dado à trupe do PT? Calhou bem na hora e será fichinha pagar a multa de 4,1 milhões.

  8. Bora fazer uma vaquinha pra ajudar o homem mais HONESTO da galáxia a pagar a multa que o juiz malvado estipulou e deixar o xilindró? Quem será o primeiro a colaborar aí? Não duvido que já esteja rolando esta vaquinha. Afinal, aqui é o país aonde absurdos/delírios fazem parte do senso comum. Caba não mundão...

    1. Não precisa vaquinha. A loteria deu 120 milhões há poucos dias para a trupe do PT.

  9. Para sair da prisão terá que identificar onde depositou a dinheirama proveniente da corrupção. "Sinuca de bico" como se diz popularmente.

  10. Tem muitos pseudos escritórios de advocacia esquentando grana pra bandidagem de PLANTÃO, em todos os seguimentos. É só combinar com os "óme".

  11. Acho q o LULADRÃO prefere ficar onde está porque é mais seguro pra ele e com mais mordomias. Aqui fora a coisa tá brava e ele correria muitos riscos.

  12. Já que esse benesse legal e exdrúxula existe, não há porque não concedê-la a esse senhor. A lei é para todos. Agora, a conversinha mole de que prefere ficar no regime fechado que no semi-aberto, não é opção. Lei é lei.

  13. Para esse safado, o dinheiro da multa é "dinheiro de pinga", considerando tudo que ele roubou, mas, diante das outras exigências para o semi-aberto, certamente ele continuará no regime atual onde disfruta de todas as mordomias.

  14. Esse merda nunca trabalhou. Foi pelego a vida toda. Nem prá torneiro serviu. O dia que tentou pra enrolar um pouco e dar de trabalhador perdeu o dedo. Deveria ter ido trabalhar na Cosipa e caído num daqueles alto fornos que o país estaria melhor.

    1. Esta estória de perder dedo MINDINHO pra justificar aposentadoria por invalidez está muito mal contada. ... É comum A empregados se auto mutilarem para obter este benefício do INSS. ... Algum dia esta verdade surgirá

  15. Para a progressão da pena o presidiário tem que trabalhar durante o dia. Duvido que a "alma mais honesta desse pais" queira ser, também, uma "alma trabalhadora"!

  16. No semi-aberto, o molusco vai certamente dar expediente na CUT, junto com Delubio e Vaccari. Vão tomar cachaça, fumar charutos cubanos e tramar contra a lava-jato. Para completar o alto comando da ORCRIM, é só chamar Tófolli, GilMau, Zé Dirceu e a Coxa. A Dilmanta vão deixar na porta do sindicato estocando vento.

  17. Talvez não queira sair com esta remissão de pena. A trama é ALULAR as penas. As invasões dos hackers. A utilização do material criminoso pela midia aliada. Servira de "embasamento"a ministros do STF, declararem a "nulidade" e soltarem o sujeito com FICHA LIMPA. Para...iniciar outra campanha presidencial, antecipada e ilegal como antes, sob olhar de paisagem do TSE e sobrecarga de "pesquisas" comprometidas. Daí, o que não puder ir por bem, as "urnas eletrônicas inauditaveis" terminarão o serviço.

    1. Um golpe contra as instituições, de dentro das instituições, perpetrado por agentes ali incrustrados há muito, dentro do projeto de poder "bolivariano" o qual apenas sofreu pequeno revés, mas foi sanado pela omissão de setores antes tidos como confiáveis. A vontade eleitoral de 57 milhões foi anulada por uma trama rasteira e permitida. Fomos traídos.

  18. Temos que mudar as leis coniventes com as falcatruas... Bandido/criminoso - qualquer um - cumprir somente 16,7% da pena... e poder gozar de liberdade?!.... que País é esse?!...

    1. Já foi pior, até homicídio era assim. Um dos assassinos do jornalista Tim Lopes (certamente queimado vivo) ficou preso apenas três anos preso.

  19. Com relação ao dinheiro não haverá problema algum, afinal, estamos falando de uma das pessoas mais ricas deste país. O problema é ter que usar tornozeleira e também ter que voltar rapidinho pra trocas grades face uma nova condenação que já está pronta pra sair.

    1. Se o Batráquio Etílico sai da cadeia, ele não volta mais. Os capangas dele sabem disso, daí esse esforço hercúleo para tirá-lo de lá.

  20. Molusco não sairá. A hora do basta às iniquidades dos corruptos já chegou. Soltem-no e isso será o fósforo que falta para uma fogueira que fará as queimadas amazônicas parecerem fogos de São João.

    1. Não apodrece. Ele é um pudim de pinga com isso conserva sem apodrecer.

  21. Só faltava os esquerdopatas lançarem uma campanha na internet para arrecadar fundos para pagar a multa, à exemplo do que fizeram no caso do José Dirceu. E aí a multidão de otarios que idolatra esse ladrao terá oportunidade de contribuir.

  22. Pois é, e sem mesmo falar em Lula, é quando 30 se tornam, como por encanto, em 5 apenas. Alguém comete um crime gravíssimo e recebe 30 anos, mas com 5 a justiça lhe abre as portas.

  23. É muito pouco tempo para quem cometeu crime após ocupar o mais alto cargo de Executivo. Um tapa na cara do cidadão honesto.

  24. Esse bandido tem que apodrecer na cadeia. Cara que se diz defensor dos pobres, muito pelo contrário o mal que ele fez aos pobres. Com o dinheiro que roubou poderia ter canalizado para saúde e resolveria muito o sofrimento desse pessoal que muito precisa, poderia ter ido para a educação e melhorar a qualidade de ensino e etc.

  25. Nossas leis são pró bandidos. Direito ao regime semiaberto vai juntando e articulando a organização criminosa. Vejam o que está acontecendo com quem é colocado no semiaberto. Só temos uma saída e todos esperamos que venha logo.

  26. Ora, ora, ora, se a jararaca tiver que pagar R$ 4.100.000,00 isso é café pequeno! Afinal, o Universo trabalhou a seu favor quando, "por mera coincidência", um grupo ligado ao seu partido acertou sozinho a aposta milionária da Mega Sena que estava acumulada!!! O que ele teria que pagar não chega a 5% (cinco por cento) do total ganho na "aposta" kkkkkkk E o povão trouxa ainda vai gastar seu dinheiro comprando ilusões! Me engana que eu gosto!

    1. Excelente, Arlete. Muito conveniente esse prêmio, não? Caiu do céu!

  27. Que tal um REI como Bolsonaro, neste jogo contra o rei que nos traiu? Como entender os patrícios, que ao invés de NOS UNIRMOS, querem MORO em 22, ou o partido Novo? Ninguém governa neste país sequestrado!!! Tofoli tá fudido pois deve a alguém. Nós brasileiros de bem NÃO. Em palestra tem SP induziu, e a Globo copiou, q o Brasil precisa crescer e gerar empregos. ERRADO. SE PRODUZIRMOS TODA A FATURA VAI P AS ORCRIMS QUE ACABARAM COM O MEU PAIS. A pauta dos 60 milhões é prender ASSASSINOS.

    1. Se estamos sem crescimento, em grande medida é o preço que estamos pagando pelos desmandos feitos pelo PT & Cia!

    1. Perto do que ele e a turma roubaram, isso é café pequeno.

  28. Temo que o governo Bolsonaro passe para a historia como o período em que Lula foi libertado e que a Lava Jato dissolvida ! Congresso e STF deitando e rolando como nunca , e os militares que davam seus recadinhos no tempo da Dilma e do Temer, agora andam caladinhos !

    1. JB não traiu ninguém, está sendo esperto entre os espertos, já que no momento não pode afastar os bandidos esquerdopatas sumariamente e tem que ver aprovadas as pautas urgentes. É estratégia sim. As catilinárias contrárias pecam pela ingenuidade e desconhecimento de táticas políticas e movimentos de distração. (para a mídialixo). Ovos Apolíneos está completamente certo. Eva e demais superficiais: não importa quem os apoia em comentários vaidosos, importa o que é melhor para o Brasil!

    2. E gostei da sua irônica e adequada recomendação: ovos podres ao lixo! Principalmente os com a pretensão de serem "perfeitos". Estes, em concreto, são perfeitamente podres. E nas idéias, um Apolo às avessas.

    3. Sem querer justificar ou defender os MILITARES (pertencentes ao governo ou não),sou da opinião que, de momento, estão tomando a atitude correta. Veja: eles são de direita num governo que se diz de direita(e eleito em oposição à esquerda).Se eles se opuserem a este governo, serão chamados de traidores. Qual a solução? Esperar o momento certo de tomar posição. JB traiu o eleitorado não bozista que o elegeu. Se não retomar o rumo certo vai ser desacreditado até entre seus mais fanáticos seguidores.

    4. Eva. Vc descreveu uma situação que frequentemente ocorre na história de um país: num governo corrupto, apesar de condições adversas, combate-se a corrupção; num governo eleito sob a bandeira do combate à corrupção, os corruptos "nadam de braçada". É uma situação prá lá de contraditória. Mas, a meu ver, na nossa realidade política, isto está ocorrendo porque JB&Filhos perpetraram esta traição de conluio (ACORDÃO) com a ORCRIM. E ainda há otários, que se dizem esclarecidos, negando o acordão...

    5. Ainda bem, Sócrates, que tem gente que aqui entende português e sabe interpretar um texto.

    6. Eu entendi perfeitamente seu ponto de vista, Eva, e que você está fazendo uma análise , por sinal correta, do panorama tal qual ele se apresenta hoje em comparação com a situação anterior. Também tenho essa sensação de que os seres maléficos de sempre da politica estão por algum motivo mais ousados do que era esperado, talvez por encontrarem espaço vago para agir

    7. Correto Ovos Apolíneos. Quando se fala em Governo deve-se entender Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, todos INDEPENDENTES e HARMÔNICOS, sou seja, cada um desempenhando suas funções, determinadas pela Constituição Federal. Se APENAS o Executivo comandasse estaríamos diante de um GOVERNO ABSOLUTISTA!

    8. O Ministério da Saúde adverte : Para o bem de sua saúde,. não utilize produtos que estão na geladeira com prazo de validade vencido, especiam,ente quando estão boiando - descarte direto no lixo!

    9. Vamos tentar com palavras mais curtas. O "Governo" não prende nem solta ninguém. Quem faz isso é o "Judiciário". Como todo mundo sabe, a cúpula do judiciário abriga um monte de esquerdistas corruptos. São eles que estão tentando soltar o Lulo, não o "governo de direita". Se você ainda não consegue diferenciar uma coisa da outra, um educador especializado em crianças portadoras de necessidades especiais pode ajudar você a entender os conceitos mínimos necessários para entender e debater política.

    10. Realmente o Deus "Dionísio" se incorporou naqueles hipócritas "bêbados " e sem limite. À ponto de instituir nas universidades federais o caos de Baco. Os ovos chocaram, tudo apodreceu, e as patas esperam os piolhos Deus apolíneo. Apolíneo c A maiúsculo.

    11. Seria muito irônico já que uma presidente sofreu impeachment num governo de esquerda a , que outro que foi finalmente preso numa extensão do mesmo governo, viesse a ser solto justamente num governo de direita ! Só estou tentando entender o que está acontecendo, quando no final do governo Temer parecia que tinhamos avançado em algumas questões e que caminharíamos para a frente e agora a impressão que dá é que estamos retrocedendo.

    12. O Executivo não prende nem solta ninguém. Quem não compreende esse princípio básico da organização dos poderes não entende nada de história.

    13. As FA única INST confiável, competente em seus 21 anos de Democracia MILITAR, qdo atenderam o POVO na "marcha das famílias " e até afastando o STF, nossa prioridade HOJE, quer que nós mesmos conduzamos o processo. São íntegros respiradores de LEIS e da constituição. É dever do SENADO a ação. Esses políticos, 70% cooptados pelo mecanismo como os infiltrados nas instituições, não sabem o q é a força de Deus, a natureza em "chamas". AS FORÇAS ARMADAS SABEM e já mostraram em 64. Unamo-nos.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO