Um passaporte para os não binários da Colômbia
A Colômbia começou a emitir na última quinta-feira (24) passaportes (foto) com opção de sexo “X” para pessoas que se identificam como não binárias, informou o Ministério de Relações Exteriores do país à agência France-Presse. A coordenadora de passaportes do ministério, Andrea Garzón, afirmou que "a Chancelaria reconhece a diversidade de gênero com a possibilidade...
A Colômbia começou a emitir na última quinta-feira (24) passaportes (foto) com opção de sexo “X” para pessoas que se identificam como não binárias, informou o Ministério de Relações Exteriores do país à agência France-Presse.
A coordenadora de passaportes do ministério, Andrea Garzón, afirmou que "a Chancelaria reconhece a diversidade de gênero com a possibilidade de registrar no passaporte o sexo não binário. A partir de agora, os colombianos podem exercer esse direito". A Justiça colombiana já determinava, desde o ano passado, a inclusão da categoria “não binário” nos documentos de identidade.
Segundo números do governo de Gustavo Petro, até dezembro de 2022, 26 pessoas na Colômbia haviam feito a mudança para serem reconhecidas como não binárias em suas carteiras de identidade e certidões de nascimento.
Há poucos países no mundo que oferecem a opção de passaporte não binário, e o Brasil não está entre eles. De acordo com a ONG Human Rights Watch, além dos colombianos, adotaram essa mudança Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, México, Nepal, Nova Zelândia e Paquistão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ROBERTO
2023-09-01 13:11:43Qual o tipo de BWC eles teriam o direito de usar? Existem instalaçōes adequadas? Kkkk
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-08-26 09:51:10Então que se abra para o Mundo ou eles terão muitos problemas pela frente. Imagina que um X queira estudar no Reino Unido?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-08-25 18:08:41Meu pai Oxalá! O velho "eu não bato palma pra maluco dançar" vai se extinguindo em prol da "empatchia", assim mesmo, com "tch"