Adriano Machado/Crusoé

TV Escola ‘deseduca’ e Paulo Freire é ‘energúmeno’, diz Bolsonaro

16.12.19 11:18

O presidente Jair Bolsonaro (foto) criticou a programação da TV Escola na manhã desta segunda-feira, 16, na saída do Palácio da Alvorada. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi criticado por militantes de direita nas redes sociais na semana passada, por causa do fim do contrato do Ministério da Educação com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto responsável pelo canal. Mas o presidente defendeu a decisão do ministro.

“Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca”, afirmou o presidente aos jornalistas que o esperavam na saída do Alvorada. “Era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero. Dinheiro público para ideologia de gênero. Então tem que mudar”, disse.

“350 milhões de reais que seriam jogados no lixo”, afirmou Bolsonaro, sobre os custos da contratação pelo MEC do canal. “Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda”, atacou, referindo-se ao educador pernambucano.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Max e josefa devem ter estudado javanês pelo método do energúmeno Paulo Freire (tratado como divindade pelos energúmenos da ULTRA-ESQUERDA. B38 neles.

    1. Miguel, vc não alcançou e não gostou do que leu, não é mesmo? Daí, o jeito é “ tretar”, pois parece ser o q vc sabe fazer. Viver de tretas nas redes sociais nada acrescenta, mas talvez vc se sinta bem. A propósito, o que vc sabe sobe javanês?

  2. Jair Bolsonaro sempre com razão. Paulo Freire é uma farsa, uma mentira, um engodo. Para desmascara-lo basta ler algum de seus livros. Aliás como escritor era horrível. O método Paulo Freire jamais alfabetizou ninguém e também nunca teve esse escopo. Não passa de proselitismo comunista a guisa de alfabetização de adultos. Foi experimentado em alguns países da África para alfabetizar e foi um retumbante fracasso. Os alunos liam sem entender nada do que liam. Foi abandonado.

  3. A partir da ORCRIM do marginal dos “9” dedos, nossa educação decaiu, estando abaixo de muitos países aos quais estávamos na frente.

  4. O Jair nunca leu sobre Paulo Freire. Nunca leu sobre diversidade de gênero. Nunca leu sobre educação. O Jair leu sobre energúmeno. Para o Jair, só interessa agredir aquilo que ele nunca leu. E, assim, o Jair vai levando a presidência da república de um país sobre quem ele nunca leu. Para tanto, não precisa ler, basta ser um energúmeno e pirraçar. Talquei?

    1. O fracasso da educação “pública de base” no BR não tem nada a ver com o método PF, mas à uma complexa equação que inclui a formação deficiente de profissionais do magistério, baixa remuneração, gestão deficiente das escolas e das secretarias municipais e estaduais e ingerência nefasta dos sindicatos da categoria, além de outros fatores mais técnicos como o modelo superado de ensino e o desuso de tecnologias e da cultura digital como objeto estruturante de estudo. PF é apenas mais um mito.

    2. Não me referi ao metido Paulo freire nos comentários e sim à postura do Jair diante do desconhecido. Quanto ao método de PF, visava dois objetivos: alfabetizar “adultos” e promover o “engajamento” de educadores e aprendizes em torno do que ele chamou de “educação libertadora” (leia-se revolução socialista a partir do meio rural). O método nunca foi testado no BR como pedagogia do Estado, pois foi lançado na década de 60, quando operou-se o MOBRAL, pelo governo militar. PF exilou-se no Chile.

    3. Dá para julgar o método pelos resultados. O método falhou, como tudo que sai de cabeça esquerdista. Contra o resultado das avaliações de alunos, não há argumento plausível.

    4. A interpretação de um texto ou de um discurso, qualquer que seja, é sempre carregada de intencionalidade e representa a resultante do que o leitor é capaz de alcançar.

    5. Nosso presidente é bem ignorante, mas acertou em cheio. Paulo Freire é mesmo "o patrono do fracasso educacional brasileiro", como é sempre citado por quem conhece seu método. Título honoris causa não significa nada. Lula analfabeto e sem um mínimo de cultura também tem 35.

    6. O Max e o José defendem o Paulão da regulagem do ensino.

    7. Max — Você resumiu tudo. O Bozo xingou o Freire simplesmente para atiçar os seus buldogues sangüinolentos, que estavam escondidos. É apenas uma estratégia de sobrevivência política. Além disso, mostra a mediocridade do Bozo. Ao invés de tentar ganhar a eleição fazendo coisas boas para o país, ele prefere xingar os outros e desmoralizar as pessoas que elevaram o nome do Brasil no mundo. O Freire tinha 35 doutorados honoríficos. O Bozo tem o que? 35 laranjais e açaizais em Angra dos Reis.

  5. Se a pedagogia deste ULTRA-ESQUERDISTA ´tão boa por que de 2003 a 2016 os governos ULTRA-ESQUERDISTAS com grande base ULTRA-ESQUERDISTA no congresso (PSOL, PT, PSB, PCdoB, PDT e outras siglinhas) não a adotaram, e , se a adotaram, por que o Brasil está em último lugar em educação na América do Sul e nas últimas posições no Mundo???

  6. Este nem sabe o significado de “energúmeno”... Vamos ver quem a história registrará como tendo dado uma relevante contribuição a Humanidade.

  7. Uma coisa é a pedagogia do Paulo Freire. Outra, muito distinta é a ideologia marxista do educador. A pedagogia é boa no mundo inteiro. No entanto, a ideologia é o exato oposto. É ruim em todo o globo. Simplesmente.

    1. Os marxistas curtos de informação jamais admitem que a maior contribuição do capitalismo para a humanidade é o sistema de preços que apenas a Liberdade econômica da democracia pode propiciar. O Paulo Freire detestava esse tal de mercado.

  8. O Paulo Freire e os seus projetos de educação são os responsável pela péssima educação brasileira. Bem fez o Presidente em tirar o prêmio. Pode não ser um energúmeno, mas que é um mentecapto, ah! Isto é.

  9. Não conheço paulo freire, se é energúmeno ou não, mas sei que a educação neste país não está funcionando,...tenho.funcionarios aqui, com 18 anos que não sabem ler nem escrever...

  10. Paulo Freire e seus seguidores são responsáveis pela péssima educação de milhões de Brasileiros.Freire em vez de educar priorizou doutrinar

    1. Na falta de argumento, cabe aos bozistas zurrarem. Como zurram os bozistas! Adoram passar o atestado de apedeutismo generalizado!

  11. Perceberam a tosquice desse pensamento do PR? Tudo que Olavo de carvalho fala ele repete sem entender!! Vai demorar os 3 anos restantes?

    1. Maria -- Pois é. Daqui a pouco ele proibirá os globos nas escolas pois, segundo o guru dele, a terra é plana.

  12. O Freire queria substituir o decoreba pelo pensamento crítico (ou seja, você aprende refletindo sobre o que você está aprendendo). Este fato deve ser um crime para os bozistas, acostumados a serem apenas veículos de transmissão das fake news dos seus donos. Além disso, pensar, para os bozistas, deve doer muito dada as suas bem conhecidas limitações genéticas.

    1. Thiago — Qual o seu ponto? Até onde sei o Freire foi reconhecido e adotado ao redor do mundo. Se o pensamento dele fosse ruim, isso não aconteceria, certo? Por fim, os países comunistas não adotaram o Freire. Qual a razão? Pensar derrotaria o regime totalitário. E isso que o Bozo teme. Por isso o ataque. Entendeu?

    2. Pesquise o nome de Charles Laubauch. Freire pegou o trabalho desse Sr., feito nas Filipinas e virou do avesso com seus pensamentos marxistas.

    3. Você tem certeza que eles foram educados seguindo as idéias do Freire? Como outros países usam a mesma idéia e formam os melhores alunos do mundo? Explique, mas use argumentos.

    4. Verdade. Você tem razão. O método freire é uma maravilha. Criou uma geração que é crítica contra a direita mas sai do segundo grau sem saber escrever o nome, ler um texto e interpreta-lo. Quando entram na universidade é para encher as paredes de porcarias e fumar maconha.

  13. Concordo com o Bolsonaro pelo menos desta vez. Disse tudo desse energúmeno. Não há necessidade de ser um erudito para saber o significado desta palavra, como os energúmenos da GloboLixo estão a propagar.

    1. De onde você tirou essa observação estrambótica, escalafobética?

  14. Listem por favor pelo menos 10 grandes cientistas brasileiros de renome internacional que estudaram em escolas militares? Lá eles não seguem Paulo Freire. Será que o método militar é melhor?

    1. Observador -- Pois é. Se as militares fossem boas eles deveriam ter saído delas. Mas não saem. Qual a razão? Queria ver o resultado do PISA das escolas militares.

    2. Grandes cientistas são exceção das exceções. Falo por conhecer. O desempenho dasmilitares é melhor para a massa, aparece em qualquer avaliação. A ciência diz que contra fatos não há argumentos...

  15. Tenho pena dos alunos que foram vítimas dessa "ideologia" de Paulo Freire que cismou que a norma culta é imposição da elite burguesa em cima dos oprimidos. O resultado está aí.

    1. Jose e Marina; Paulo Freire desenvolveu um método para educação de adultos baseado em palavras geradoras e não na antiga decoreba do b, a, ba. O diabo é que usava palavras que lhe permitiam desenvolver o seu viés político de extrema esquerda, para conscientizar seus alunos de que eram vítimas da opressão da elite burguesa. Foi por esse motivo que foi perseguido pelo regime militar. O método de palavras geradoras, foi usado em todo o mundo, inclusive aqui mesmo, pelo Mobral, durante a ditadura.

    2. Marina -- O Paulo Freire ficou mundialmente conhecido pelo método de educação de adultos e não de crianças. A idéia central do método dele (desenvolver o pensamento crítico ao invés do decoreba) foi adotada no mundo tudo, até mesmo nos Estados Unidos (procure critical thinking). Acho que como secretário, a principal coisa que ele fez foi descentralizar a gestão nas escolas. Ele pode ter errado, pois descentralização sem meritocracia nada funciona.

    3. José, falo do que vejo aqui. Na PMSP ele foi até Secretário da Educação, criaram ate uma promoção automática pela qual você vai evoluindo sabendo ou não . Quer dizer que lá na Suécia e Finlândia usam método freiriano também? Só aqui fracassou, somos lançados!

    4. Vá lá conversar com os alunos suecos e finlandeses. Eles foram educados pelos métodos freirianos. Certamente, eles são muito mais bem preparados do que você.

    1. Então começa a falar em bozzo típico petista irresponsável mortadela

    2. ilvio, se o Presidente tem pouco vocabulário, com certeza aplicaram a pedagogia do oprimido em cima do pobre!

  16. Até que enfim alguém com voz fala a verdade nesse país. As escolas deveriam assistir Disney Chanel, que entreter, educa e mostra boas maneiras às crianças. Os mitos das esquerdas são todos lixo.

    1. Tem que falar a verdade, mesmo que dura....é verdade nunca é falta de educação....pelo contrário...

  17. Bolsonaro não sabe o que é energúmeno. Significado = ignorante. Paulo Freire, é tudo, menos ignorante. Era altamente intelectualizado. Goste-se dele ou não, o termo usado é errado. JB tem pouca escola...

    1. Claro que não sabe, Tino. Foi o terraplanista de carvalho que soletrou, escreveu pra ele, e o 'mandou' dizer.

    2. Fiquei cético quanto à Amam, depois de conhecer o Bolsonaro. Deram um furo.

    3. O termo é adequadisdimo. A Amam é uma das melhores faculdades do Brasil meu amigo

  18. Bolsonaro subiu no meu conceito: só de reconhecer e afirmar publicamente que um energúmeno é um energúmeno, já ganhou pontos.

  19. Excelente ação. Muito bom! Mais uns milhões que se somam aos bilhões economizados pelo governo. Ao mesmo tempo cauterizando e limpando o aparelhamento ideológico e a sangria desnecessária de recursos que alienizam e escravizam mentes, no lugar de libertar.

  20. E o aumento da lei rouanet para 10 000 000 de reais para quem combatia durante a campanha. E uma grandeza. Agora, nossa educacao e um lixo, na epoca do regime militar era um show, a democracia acabou com ela, nao foi o tal Freire das quantas, foram os fhc da vila brazil.

    1. Na campanha ele falou que a Lei Rouanet era utilizada pra privilegiar os peixes é que iria usar isso....é o que está fazendo...

  21. O Bozo acabou de dar 611 bilhões de reais de subsídios aos grileiros de terra. Portanto, economizar 350 milhões na TV Escola não significa nada. Ele seria inteligente se tivesse usado os 611 bilhões para turbinar a ciência e a tecnologia do Brasil, tal como fizeram os chineses. Infelizmente, o Bozo é o Bozo. Sobre o Paulo Freire, o cara já morreu. É fácil bater em morto. Mas como o Freire é seguido nos países que possuem a melhor educação do mundo, o que o Bozo pode fazer? Zurrar e zurrar!

    1. Vamos torcer para que PR crie inúmeras escolas militares pelo país afora e realmente faça com que nossos jovens sejam realmente instruídos e competições! Avante Presidente!

    2. Eduardo -- Qual o seu ponto? Todos sabemos que, com a eleição do Bozo, Deus deixou de ser brasileiro, mudou de nome e se naturalizou sueco.

    3. O Bolso ganhou a eleição é não mudou o discurso, pelo contrário, intensificou, graças ao bom Deus que está olhando por essa nação!

    4. Getúlio Critica-se com base. Qual a base da crítica do Bozo? Nenhuma. Viaje a Escandinávia para aprender como o método do Freire foi adaptado para criar as melhores escolas do mundo.

    5. Não é porque um cara já morreu que o que ele fez não possa ser criticado. O "bozo" como você diz, não está superando morto não, está fazendo aquilo que todo mundo tem o direito, criticar e criticar quando achar necessário. ou você é de esquerda?

  22. Não disse nenhuma mentira, mas quanto à TV Escola bastaria condicionar uma renovação do contrato à mudança dos conteúdos.

    1. Pela idade dos nobres comentaristas, deveriam sim aos invés de sempre acharem q td o q foi feito de ruim no Brasil foi os militares e td de bom foram pos militares. Antes, fazem uma leitura simples e lógica entre nosso povo e os europeus, com certeza vao ficar espantados com a idade da cultura deles e tbm o q não mudou no ensino familiar e escolar. Aki temos um País q abraçou o pior da Europa ( os não letrados - de pais e instrutores -) .Aki a política impõe a Educação a nos fazer “burros”.

    2. Energúmeno é esse quem fala (Bozo). O Paulo Freire é um grande cientista da educação brasileira, que teve projeção internacional com suas teses. O Bozo pratica o desrespeito e não sabe do que fala, ingnoremo-lo.

    3. Já vi dimentario da tve negando que Santos Dumont foi o primeiro a fazer o objeto pesado flutuar por mesmo. Para ela os irmãos Wirits inventaram o avião...

Mais notícias
Assine agora
TOPO