Tuto Quiroga: "Que Pedro Sánchez leve embora seus Rambitos"
O ex-presidente da Bolívia, Tuto Quiroga, atual secretário internacional da presidente interina, Jeanine Añez, acusou o primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, de ter ordenado a visita de quatro "Rambos" à Embaixada do México, em La Paz. Na sexta-feira, 27, uma diplomata, um cônsul espanhol e quatro homens encapuzados e armados chegaram em dois...
O ex-presidente da Bolívia, Tuto Quiroga, atual secretário internacional da presidente interina, Jeanine Añez, acusou o primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, de ter ordenado a visita de quatro "Rambos" à Embaixada do México, em La Paz.
Na sexta-feira, 27, uma diplomata, um cônsul espanhol e quatro homens encapuzados e armados chegaram em dois carros com placas diplomáticas à Embaixada do México, que fica em um bairro residencial da capital da Bolívia (foto). No prédio estão nove pessoas que integravam o governo de Evo Morales, que renunciou em novembro. Os homens armados foram impedidos de entrar na embaixada pela polícia boliviana, mas os diplomatas ingressaram ao edifício.
"Essas pessoas (armadas) não são diplomatas. São agentes especiais. São Rambos, Rambitos espanhóis. Eles chegaram ao país no dia 20 de dezembro. Os documentos de entrada logo serão publicados. Eles vieram para a Bolívia com o objetivo de extrair criminosos da embaixada. Nenhuma das pessoas que está lá dentro é indígena. Todos são delinquentes. Todos estão comprometidos com o narcotráfico. Todos estão comprometidos com a fraude eleitoral", disse Quiroga em uma coletiva de imprensa.
Segundo Quiroga, o partido Podemos, de Pablo Iglesias, que este ano fez um acordo para formar uma coalizão de governo com o Partido Socialista Espanhol (PSOE), de Pedro Sánchez, tem um longo histórico de ligações com os venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o nicaraguense Daniel Ortega. Nos últimos anos, membros do Podemos espanhol viajaram por toda a América Latina realizando negócios e recebendo por seus serviços. Dois ex-ministros que estão na Embaixada do México, Juan Ramón Quintana e Héctor Arce, transferiram dinheiro para o Podemos. "O mais triste e preocupante é que esses homens (do Podemos) agora têm enorme influência no governo que está sendo formado na Espanha", disse Quiroga.
Para o ex-presidente boliviano, o envio de homens armados à Embaixada do México em La Paz é parte de uma troca de favores com o Podemos. "Esses senhores do Podemos claramente estão condicionando o apoio a Pedro Sánchez à defesa dos tiranos latino-americanos. É o momento mais baixo da diplomacia espanhola. Para conseguir governabilidade com os chavistas do Podemos, Sánchez promoveu ações contra a soberania boliviana. O que mais Pedro Sánchez irá fazer? Vai reconhecer a ditadura de Nicolás Maduro? Vai restabelecer relações com a ditadura da Venezuela? Ele já foi para Cuba se ajoelhar... Que outro dano vai causar à América Latina para ter os votos do Podemos lá na Espanha?", perguntou Quiroga.
Quiroga pediu que o governo espanhol ordene a retirada os homens armados de seu país. "Os quatro Rambos foram enviados por Pedro Sánchez. Ele fez isso porque os chavistas pediram", disse Quiroga. "Que Pedro Sánchez leve embora seus Rambitos."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcus
2019-12-30 17:27:04O cara está encapuzado....numa boa...para que esse mimi? Quem anda encapuzado é para tomar bala....depois deixa os espanhois explicarem o que estavam fazendo lá.
Aguia
2019-12-30 15:43:32O cara ficou de 4 para ficar no poder. Mal, ou bem comparando, igual aqui.
Lilia
2019-12-30 15:27:57A Espanha parece não ter aprendido as lições dadas pela História. Repetindo erros do passado, uma lástima.
Dr. RegTudois Prado
2019-12-30 13:27:06Pobre Espanha!?