Trump envia militares para combater cartéis no sul do Caribe
Medida faz parte da política de enfrentamento aos grupos narcoterroristas designados pelos EUA

O governo Trump ordenou o envio de militares nesta quinta, 14, com objetivo de enfrentar cartéis latino-americanos no Mar do Caribe Meridional.
Segundo a agência Reuters, forças aéreas e navais norte-americanas foram mobilizadas contra quadrilhas de traficantes designadas como organizações terroristas globais.
A iniciativa faz parte da política de Donald Trump voltada à repressão da imigração ilegal e o fortalecimento da segurança na fronteira sul dos EUA.
"Esta mobilização tem como objetivo abordar ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de organizações narcoterroristas especialmente designadas na região", disse uma autoridade.
Cartel de Sinaloa
O Departamento de Estado dos EUA designou, em julho, o Cartel de Sinaloa como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT).
A organização criminosa é um dos cartéis mais antigos e poderosos do México.
Em 2009, a facção foi designada pelos Estados Unidos como uma organização de tráfico de drogas.
De acordo com as autoridades americanas, o cartel trafica fentanil, metanfetamina, cocaína e outras drogas ilícitas para os Estados Unidos.
"Os cartéis, que têm muita influência no México (…) Eles têm controles muito fortes sobre o México, e temos que fazer algo a respeito. Não podemos permitir que isso aconteça . Autoridades mexicanas chegam aos seus escritórios aterrorizadas para ir trabalhar porque os cartéis têm um controle tremendo sobre o México, seus políticos e seus representantes eleitos”, disse Trump, durante cerimônia de assinatura da Lei Anti-Tráfico de Fentanil.
Cartel de Los Soles
Washington também anunciou a designação do Cartel de Los Soles, da Venezuela, como apoiador de “organizações terroristas estrangeiras”.
Segundo o governo Trump, o cartel venezuelano - chefiado pelo Nicolás Maduro - serve como braço de apoio do Cartel de Sinaloa.
"Os Estados Unidos estão sancionando o Cartel de Los Soles, sediado na Venezuela, por apoiar as organizações terroristas estrangeiras Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, designadas pelos EUA.
Gerenciado pelo ditador Nicolás Maduro, esse grupo apoia terroristas que invadem nosso país para traficar drogas, enriquecer e infligir violência às comunidades americanas. Com essa designação, os Estados Unidos usarão todos os recursos à nossa disposição para impedir que Maduro continue lucrando destruindo vidas americanas e desestabilizando nosso hemisfério”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)