Trump em Davos: "A gente quer um pedaço de gelo"
Presidente voltou a falar do desejo de anexar a Groenlândia, que pertence à Dinamarca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), reafirmou no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, nesta quarta, 21, que pretende anexar a Groenlândia, que pertence à Dinamarca.
"A gente quer um pedaço de gelo para proteger o mundo. E eles não vão nos dar. A gente nunca pediu nada. A gente poderia ter mantido aquele pedaço de terra, mas a gente não fez isso", afirmou o americano.
"Eles têm uma escolha. Vocês podem dizer sim, e nós vamos apreciar muito. Ou vocês podem dizer não, e nós vamos nos lembrar disso", seguiu Trump.
"Uma América forte e segura significa uma forte Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. E é por isso que eu estou trabalhando diariamente para garantir que nossos militares sejam muito poderosos. Nossas fronteiras estejam muito fortes. E acima de tudo nossa economia está forte", afirmou.
Na terça, 20, Trump aumentou a pressão pela anexação da Groenlândia.
Ao relatar uma “ótima conversa telefônica” com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o presidente americano afirmou que não irá recuar da intenção de assumir o controle do território semiautônomo dinamarquês.
“Tive uma ótima conversa telefônica com Mark Rutte, Secretário-Geral da OTAN, sobre a Groenlândia. Concordei com uma reunião das diversas partes em Davos, na Suíça. Como deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás — nisso, todos concordam! Os Estados Unidos da América são, de longe, o país mais poderoso do planeta. Grande parte disso se deve à reconstrução de nossas Forças Armadas durante meu primeiro mandato, reconstrução essa que continua em ritmo ainda mais acelerado. Somos a única POTÊNCIA capaz de garantir a PAZ no mundo todo — e isso se faz, simplesmente, através da FORÇA! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, escreveu o republicano na rede Truth Social.
Leia em Crusoé: Trump vai tomar a Groenlândia à força?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)