TRE permite que presidente da Alece deixe o PDT sem perder cargo
O Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) autorizou, nesta segunda-feira (30), que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (foto) deixe o PDT, partido pela qual se elegeu. Por unanimidade, os desembargadores da corte eleitoral entenderam que ele poderá manter o cargo. Leitão surpreendeu a todos ao anunciar a desfiliação, no fim de agosto...
O Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) autorizou, nesta segunda-feira (30), que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (foto) deixe o PDT, partido pela qual se elegeu. Por unanimidade, os desembargadores da corte eleitoral entenderam que ele poderá manter o cargo.
Leitão surpreendeu a todos ao anunciar a desfiliação, no fim de agosto — apesar de ter contado com uma carta de anuência do então presidente estadual do partido, o senador Cid Gomes (PDT-CE), pela sua saída. O presidente da Alkece acusou o partido de "grave discriminação pessoal" e "perseguição política" contra sua candidatura nas eleições do ano passado.
“De todos os 38 candidatos a deputado estadual do PDT, o único que realizou campanha eleitoral e foi preterido por seu partido, ou seja, não recebeu nenhum recurso financeiro do PDT-CE, oriundo do FEFC, foi o requerente", escreveu o deputado, em sua defesa encaminhada ao TRE e obtida à época pelo jornal Diário do Nordeste. "Trata-se de atitude injustificada, que denota a perseguição pessoal por parte dos dirigentes que estavam na cúpula do PDT, à época das eleições de 2022”
Após a decisão, Leitão disse em suas redes sociais que a decisão foi "uma vitória do bom senso e da democracia". O parlamentar, agora sem partido, disse que a Justiça foi unânime ao entender "que meu pedido de desfiliação do PDT é legítimo, por estar respaldado na carta de anuência referendada pela maioria do diretório estadual do partido e nos fatos que comprovam que fui tratado de forma diferenciada pela legenda durante o pleito de 2022, sendo o único candidato eleito a não receber verba do fundo partidário."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)