TPI: ministro dos Direitos Humanos defende "críticas às relações assimétricas de poder"
Dois dias após os ataques do presidente Lula ao Tribunal Penal Internacional, TPI, o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida resolveu falar. Na segunda, 11, Lula criticou a corte que julga pessoas acusadas de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de agressão, dizendo que o fato de o Brasil ter assinado...
Dois dias após os ataques do presidente Lula ao Tribunal Penal Internacional, TPI, o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida resolveu falar.
Na segunda, 11, Lula criticou a corte que julga pessoas acusadas de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de agressão, dizendo que o fato de o Brasil ter assinado o Estatuto de Roma, que criou o tribunal, prejudica o país. Uma demonstração disso é que apenas países "bagrinhos" seriam signatários do Estatuto.
Em entrevista à coluna do jornalista Fábio Zanini, da Folha de São Paulo, Almeida afirmou que "as críticas às relações assimétricas de poder e à instrumentalização dos direitos humanos realmente presentes nas relações internacionais são importantes, especialmente em um contexto de crise das instituições internacionais e com intensas disputas geopolíticas".
Outra frase do ministro, citada na Folha, é rocambolesca e não cita o TPI: "O sistema internacional de direitos humanos nos impõe também um olhar sob a perspectiva dos marcos jurídicos-institucionais e como os tratados de direitos humanos podem traduzir avanços importantes do país no campo da proteção e promoção dos direitos humanos".
O que Almeida não falou, mas deveria ter falado para fazer justiça ao cargo que ocupa, é que o Brasil não sofre qualquer prejuízo por ter assinado o TPI. Ao participar dessa corte, os 123 países signatários apoiam um sistema que pune indivíduos que cometem crimes atrozes contra grupos populacionais. É uma maneira de tentar garantir um mundo mais pacífico, em que tiranos pensam várias vezes antes de cometer crimes bárbaros.
Todos os países só têm a ganhar com o TPI. Não há relações assimétricas de poder ou instrumentalização dos direitos humanos. Quem perde com a corte são os tiranos que cometem crimes brutais.
Diz a professora de direito da USP Maristela Basso: "Esses discursos só reforçam a necessidade de autoridades com jurisdição internacional na defesa dos direitos humanos. O TPI é a nossa garantia de que quando a Justiça falha em nível nacional, só nos resta recorrer a uma autoridade internacional com poder de investigar, julgar e punir os agressores. Sem isso, estamos jogados à própria sorte. Abandonados e subjugados pelos mentirosos e enganadores da vez. Sem uma justiça global, o indivíduo perde o sentido da vida, porque se pode ficar sujeito ao déspota da vez. O TPI são os olhos do mundo sobre os carrascos, facínoras e criminosos. Não è perfeito, mas é o nosso maior aliado. Um Davi diante dos Golias".
Mas Lula prefere adular o presidente Vladimir Putin, que teve um mandado de prisão expedido pelo TPI por causa do sequestro de crianças ucranianas.
Até agora, não há qualquer sinal de que Silvio Almeida esteja disposto a contrariar o seu chefe, a despeito do cargo que ocupa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Claudio Arraez
2023-09-16 00:52:00Lamentável essa postura!! Não condiz com o cargo que ocupa!! Vergonhosa submissão ao chefe!!
Albino
2023-09-15 08:53:16Não é fácil a um ministro contrariar um ególatra como Lula, principalmente se pertencer a uma minoria (indígenas, LGBTAS+, pretos, mulheres...), embora seja possível, com inteligência e sutileza (aí "o cara" nem perceberia que levou uma estocada), como tem feito o ministro Haddad...
ROBERTO
2023-09-14 15:33:02Esse ministro é um retrato do atual governo. Muito discurso desconexo, e ideias muito vagas na cabeça.
Adriano
2023-09-14 15:13:54O camarada é tão covarde quanto o chefe. Gente dessa qualidade só deveria receber salário à medida que fosse demonstrando serviço. Pior ainda é quando se paga assessoria com dinheiro público para fazer o que? Nada. Mas o salário tá lá, todo mês. O que dizer de gente que ganha sem trabalhar? Malandro, no mínimo.
AEC
2023-09-14 17:52:52Lula, Flávio Dino, Silvio de Almeida... é de doer! Irresponsáveis!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-14 13:36:54Silvio Almeida, mais um em cima do muro...Prezado Sr. Silvio, o que é certo, a verdade, a integridade, a justiça, não admitem 2 verdades antagônicas, Putin é um ditador assassino comunista, assim como Nicolás Maduro é um narcoditador sanguinário, de qual lado o Sr. está? Do lado dos bajuladores, ou do lado da justiça? O mundo dá muitas voltas e o Sr. ainda é jovem...Viva a LavaJato!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-09-14 11:15:47O QUE SE PODE ESPERAR DE UM CAPACHO?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-09-14 14:03:06A arte de ser verborrágico para enganar incautos e não falar o* nenhuma
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-14 10:40:46Lula é, ou sempre foi, um insano, mas agora a coisa complicou. Além de insano está com os neurônios acabados. A danada da pinga acabou com o tico e teco. E, pior, a Jaja está tomando o poder. Onde vamos parar???