Toffoli silencia sobre relação com empreiteiras; PGR não diz se encaminhou casos para o STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli silenciou nesta sexta-feira, 11, sobre as apurações preliminares da Procuradoria-Geral da República a respeito de sua relação com a Odebrecht. A mais nova edição semanal de Crusoé revelou mensagens inéditas e o teor de um depoimento de quatro horas em que Marcelo Odebrecht detalha tratativas...
O ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli silenciou nesta sexta-feira, 11, sobre as apurações preliminares da Procuradoria-Geral da República a respeito de sua relação com a Odebrecht.
A mais nova edição semanal de Crusoé revelou mensagens inéditas e o teor de um depoimento de quatro horas em que Marcelo Odebrecht detalha tratativas da empreiteira com advogados de confiança de Toffoli à época em que ele era advogado-geral da União para cooptá-lo com o fim de favorecer a empreiteira. A reportagem mostrou ainda detalhes de pagamentos de outra empreiteira, a OAS, para uma reforma na casa do ministro. A PGR também não se respondeu se deu andamento aos casos.
No depoimento, prestado em maio passado, Marcelo apontou os advogados Sérgio Renault e Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira como os intermediários da relação da empreiteira com Toffoli. A frente de aproximação com o então advogado-geral da União do governo Lula teria sido coordenada por Adriano Maia, então diretor jurídico do grupo.
A respeito dessa teia de relações, vista pelo grupo de procuradores que até junho atuava nos casos da Lava Jato que envolve autoridades com foro privilegiado como possível "fato penalmente relevante", que merece ser investigado, Crusoé enviou as seguintes perguntas a Toffoli:
- Em algum momento o sr., como advogado-geral da União, seja como ministro do Supremo, habilitou os advogados Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira e Sérgio Renault a atuarem como seus interlocutores junto à Odebrecht? Se sim, por quê?
- Em que bases se dava a relação do sr. com os referidos advogados?
- Que relação o sr. mantinha com o advogado Adriano Maia no período em que atuou como advogado-geral da União?
Até a noite desta sexta-feira, 11, o ministro não havia respondido.
Crusoé também indagou a Procuradoria-Geral da República sobre o encaminhamento dado pelo gabinete de Augusto Aras à apuração preliminar realizada pelos procuradores do grupo de trabalho da Lava Jato. O depoimento e os e-mails de Marcelo e também as informações relativas à OAS dependiam do aval de Aras para virar uma investigação formal junto ao Supremo Tribunal Federal: caberia à PGR, com base nesses elementos colhidos por seus procuradores, pedir a abertura da investigação junto à corte.
Eis a pergunta feita à PGR: "O gabinete do procurador-geral encaminhou ao Supremo as peças em que o grupo de trabalho da Lava Jato pediam a instauração de procedimentos para apurar a relação do ministro Dias Toffoli com as empreiteiras OAS e Odebrecht?".
Não houve resposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOSE
2020-09-14 23:43:25o trabalho da CRUSOÉ deve ser divulgado, o pessoal de TI da revista poderia liberar o encaminhamento das reportagens com título,foto, texto e logotipo da revista para nós, assinantes, encaminharmos aos grupos de WhatsApp e assim o maior nro de eleitores ter acesso a estas reportagens e assinar a revista... PARABÉNS CRUSOÉ !!
Ruy
2020-09-14 17:44:03Eu imagino que vão ignorar pelo mais longo tempo, até que a coisa caia o esquecimento e vai ficando por isto mesmo, como tudo que envolve corrupção no alto escalão ...
Deolinda
2020-09-14 15:00:20Parabéns a crusuè... falta educação pública e famíliar nesse País !!!
Cleusa
2020-09-14 08:55:05Os intocáveis!
Clarice
2020-09-14 08:48:19Só por isto e por este tipo de atuação eu assino Crusoe e continuo apoiando esta publicação! Se ela não fizer estas perguntas formalmente e publicamente por nós quem o fará? A PGR parece inerte e não interessada em dar andamento a este tipo de investigação e na Lava jata!
Maria
2020-09-14 05:15:35Parabéns à Crusoé pela coragem e determinação. Isso vai repercutir.
Luciana
2020-09-13 22:56:07Esse não vale nada!
Nelson
2020-09-13 19:44:02Quem cala consente!
Elisabeth
2020-09-13 12:36:42Maldito! Por isso que ele usou os 4 plantões da presidência do STF para atrapalhar as investigações sobre corrupção.
Rosileine
2020-09-13 11:53:26com certeza tem um grande acordo entre governo bolsonaro e o ministro....muito ruim isso para o STF