Toffoli diz que não é possível solução fora da institucionalidade
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou nesta segunda-feira, 20, que "não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade do Estado Democrático de Direito, da Democracia e destes objetivos que estão insertos no Artigo 3º na Constituição", numa referência ao dispositivo da Carta Magna que fala da construção...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou nesta segunda-feira, 20, que "não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade do Estado Democrático de Direito, da Democracia e destes objetivos que estão insertos no Artigo 3º na Constituição", numa referência ao dispositivo da Carta Magna que fala da construção de uma sociedade livre e igualitária.
A manifestação ocorre um dia após o presidente Jair Bolsonaro participar de um ato em Brasília que defendia a intervenção militar e o fechamento do Congresso e do STF. Toffoli ressaltou em seu pronunciamento o ‘quão nefasto é o autoritarismo, o quão nefasto são os fundamentalismos, o quão nefasto é o ataque às instituições e à democracia’. O discurso do presidente do STF foi feito durante evento organizado em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “Neste momento, é bom sempre relembrar a importância que essas seis instituições tiveram na redemocratização do País, no processo constituinte”, afirmou Toffoli.
Nesta segunda, 20, Bolsonaro negou em discurso na frente do Palácio do Alvorada ter interesse em fechar o Congresso e o Supremo. O presidente chegou a repreender um aliado que pediu o fechamento das duas instituições. “Peço, por favor, que não se fale isso aqui. Não tem que fechar nada, aqui é democracia, é respeito à Constituição brasileira”, garantiu. "Supremo aberto e transparente, Congresso aberto e transparente. Nós do povo estamos no poder. Não vamos aceitar provocações baixas e rasteiras”, disse Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)