Adriano Machado/Crusoé

Toffoli suspende investigações da Lava Jato que miram Serra

29.07.20 19:37

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), determinou nesta quarta-feira, 29, a suspensão de duas investigações da Lava Jato que miram o ex-governador de São Paulo José Serra.

Na decisão, Toffoli entendeu que houve violação do princípio do foro especial porque Serra foi investigado durante o exercício de seu mandato, o que poderia ocorrer apenas com autorização do Supremo.

O inquérito que tramita na Justiça Eleitoral apura um suposto caixa dois de 5 milhões de reais a Serra na campanha de 2014. Na última semana, Toffoli já havia suspendido o cumprimento de mandado de busca e apreensão no gabinete do tucano no Senado.

Na outra investigação, que corre na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, Serra e sua filha, Verônica Allende, tornaram-se réus nesta quarta-feira, 29, por lavagem de dinheiro transnacional.

Toffoli ainda proibiu temporariamente o uso de materiais apreendidos no âmbito dos dois inquéritos ao longo das últimas semanas. Os objetos deverão ficar lacrados até que o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, analise o caso. A avaliação tende a ocorrer após o recesso judiciário, que perdura até sexta-feira, 31.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quer dizer que o sujeito pode roubar quando está exercendo o mandato e não pode ser preso quando rouba? Engraçado...

  2. Esse é um dos cavaleiros do apocalipse de esporas, pisando na Lava jato, nosso símbolo maior de combate à corrupção. Tofolli é um ressentido da consagração em vida, que o Moro tem dentro e fora do Brasil. Vá curar seu ressentimento em algum divã!!!

  3. Em primeiro lugar quando pede-se o fechamento do STF devemos nos lembrar sempre de figuras como Tofinho, Gilmau Mendes, Ricardo Lewandowski, que desonram a toga que vestem. Por isso, o repúdio da população. Devemos preservar a corte suprema desse tipo de gente. Quanto ao Tofinho antes de mais nada, ele deve explicar a reforma em sua casa por uma empreiteira, e os 100 mil depositados em sua conta pela própria esposa. Só depois dessas explicações ele pode falar alguma coisa.

  4. Não bastasse isso tudo, esse urubu de capa preta, agora mirando no Moro, e mais a frente no Lula, patrocina o estabelecimento de uma quarentena de 08 anos para que Juizes e membros do ministerio publico possam concorrer a cargos eletivos. O proximo passo com certeza será o restabelecimento dos direitos politicos do Lula, após desacreditarem por completo a lava jato.

  5. Toffoli decide contra o entendimento do próprio STF. Como a gente faz para se livrar desse advogadozinho que o Lula nomeou como representante de seus interesses na Corte Suprema?

  6. E UMA VERGONHA ESCANCARADA. SÓ EXPLODINDO UM INFELIZ DESSES. QUE FALTA FAZ UM: IRA, ETA, NESSE PAIS. MAIS COM ESSA SUB-RAÇA. OS FDP ESTÃO CAGANDO E ANDANDO PRO POVO.

    1. Ele próprio já é corrupto! Está defendendo seus interesses...

    1. Toffoli aliado a Aras, quem precisa de mais para acabar com a esperança de um país melhor?

  7. impressionante como a bandidagem contaminou a vida pública no Brasil. A 'Operação Estruturada' da Odebrecht deveria ser chamada de 'Amigos dos Amigos (no plural), tamanha a quantidade de canalhas que tomaram de assalto o Brasil e tornaram a justiça uma falácia, que agride e zomba das pessoas de bem.

  8. A impressão que fica é que em plena pandemia estamos retrocedendo. As forças do atraso estão conseguindo impor suas condições para continuar a assaltar o país e deixar de punir a todos que se locupletam e locupletaram no nosso Brasil. E, como sempre, o povo continua órfão.

  9. Gilmar Mendes pode, ele participou do governo FHC, e o Serra era MINISTRO da saúde, GM era da AGU e indicado para o supremo por FERNANDO Henrique? isto é advogado não julgador?

  10. Os indiciados podem até escapar da justiça brasileira que, diga-se de passagem, está uma porcaria. Mas não serão esquecidos pelo povo pois aprendemos a recuperar a memória. Esses jamais serão eleitos nem pra sindico.

    1. Deus a ouça! Vejo o povo tentando apenas sobreviver, abandonado que está e como sempre agradecido a governantes pelas bolsa miséria que ganham.

    1. Do PCC é o Alexandre de Morais. Esse é advogado do presidiário.

  11. acorda Brasil, votei no FHC,2 vezes no Serra,no Alkimim ,infelizmente no Aécio, agora acietar isso NÃO, querem a Ipunidade a Roubalheira, Absurdo!

    1. Como dizia o Sr.Aporelli , mais conhecido como Barão de Itararé, já que não conseguimos controlar o roubo, vamos todos nós locupletar. Ele terminou preso, pois foi durante a roubalheira do Estado Novo com o Ilustre Getúlio Vargas.

  12. Notem quem vai julgar depois. Querem que o Brasil mude, vai demorar. É bem como o ministro falou, durante a pandemia, enquanto o povo não pode ir às ruas, passa a boiada.

  13. Os indícios de corrupção são evidentes. Não haveria motivo para interromper a investigação. A população precisa esquecer suas diferenças ideológicas e começar a protestar contra esse tipo de ação. Poderia haver lives com esses protestos: YouTube, Facebook, Instagram.

    1. ninguém abriria uma investigação contra um ex governador sem motivos. obras do governo do Serra ainda estão por serem concluídas. mais o dinheiro foi desviado. Quem ganha com isso quando se ajuda um tipo como o Serra?

  14. O Mecanismo funcionando pra proteger os bandidos. O PGR também está em campanha declarada contra a Lava Jato. Tudo como sempre foi nesta Republiqueta.

  15. Caramba! Alguém explicou a Toffoli que, enquanto Gilmar Mendes escreve seu longo discurso autorizando a ação, Serra vai destruir provas? Não precisa explicar...eu só queria entender.

  16. Ainda temos Senado? Ele serve para alguma coisa? O que um ministro do STF precisa fazer para que ao menos seja AVALIADO SE cometeu crime de responsabilidade?

  17. Se para ser juiz no STF fosse por concurso e não indicaçao política não haveria esse ativismo judicia. O cara gosta de proteger um bandido do colarianho branco! não vou falar da instituiçao o STF em sí mas tem 3 juiz no STF que age como advogado de politico ladrao safado!

  18. Eu não consigo entender como é possível essas decisões monocráticas. E aínda nitidamente contrária àquelas que o STF se manifestou contrariamente. Alguém pode me ajudar nisso?

    1. O Brasil está agonizando. Sem lava jato, com pandemia, sem governo e os urubus em círculos nos céus .

  19. os bandidos ágora não se escondem mais a certeza da impunidade com tofoli e total Luladrao acerto o bandido certo no lugar certo

    1. Até onde vai esse STF? Todos tem q sair de lá, mudar essa legislação, esses caras vão acabar com o Brasil

    1. como sempre ocorre no Brasil, as leis são para os pobres... Para esses ela funciona na hora... A cadeia funciona que é uma beleza. Quanto aos políticos, esses roubam... roubam... continuam roubando e são felizes para sempre, graças aos acochos.

    2. Bolsonaro nada falará, tem o rabo preso como os demais membros da família miliciana.

Mais notícias
Assine
TOPO