Toffoli defende Coaf no Banco Central e diz que Lava Jato 'não é instituição'
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), defendeu nesta segunda-feira, 12, a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, para o Banco Central, decidida pelo presidente Jair Bolsonaro. No mesmo debate promovido pelo Lide, em São Paulo, Toffoli criticou o entendimento de que a operação Lava Jato seja uma instituição. "A solução que...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), defendeu nesta segunda-feira, 12, a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, para o Banco Central, decidida pelo presidente Jair Bolsonaro. No mesmo debate promovido pelo Lide, em São Paulo, Toffoli criticou o entendimento de que a operação Lava Jato seja uma instituição.
"A solução que o ministro Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro estão dando ao tema é muito correta do ponto de vista internacional: colocar o Coaf no Banco Central para evitar que um determinado ministério, que um determinado local seja aquele que apure, que investigue, que fiscalize. Você fazendo a descentralização, isso é equilíbrio entre os poderes", declarou o presidente do STF no debate.
Ao tratar da Lava Jato, Toffoli afirmou que a operação é fruto de acordos republicanos entre os três poderes, e que a operação “não manda nas instituições”.
O presidente do Supremo reclamou que qualquer reação de alguns dos poderes à Lava Jato é percebida como uma tentativa de acabar com a investigação. "Não se pode permitir na República que algo se aproprie das instituições", alertou Toffoli.
"A Operação Lava Jato é fruto da institucionalidade, não é uma instituição", disse o ministro. Em seguida, afirmou que “um país não se faz de heróis, se faz de projetos”.
Toffoli defendeu pela manhã, em uma conferência promovida pelo banco Santander, a redução da Constituição brasileira. “Sou a favor da desidratação da Constituição Federal”, disse o ministro do STF durante sessão de perguntas e respostas no evento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heloisa
2019-08-19 11:18:46como país não tem projetos no sentido do controle da corrupção que aconteceu de maneira absolutamente livre, leve e solta ao longo de décadas no país.....precisamos de medidas objetivas e eficazes como na Operação Lava Jato e de heróis como ministro Sérgio Moro
Evandro
2019-08-15 01:49:09Ô alinhamento desse Sr. aí advogadinho do PT e Rodrigo Maia serem simpáticos a transferência do COAF ao BACEN é apenas para não desgastarem-se ainda mais por uma pauta que já foi votada pela Câmara dos deputados qdo foi extirpado do M. da justiça de Moro. Já foi votada, acabou. Não será mais pauta julgamento.
João Carlos
2019-08-14 14:42:04Desde que o COAF faça o seu trabalho, pode ir até pra esse $tf, claro depois que vc, apedeuta jurídico e seus cúmplices solta bandidos "se escafederem". Vejamos se o Senado terá "colhões" pra isso, a conferir.
Paulo
2019-08-13 18:00:00Nem vc deveria ser ministro
Sirlei Oda
2019-08-13 14:38:47Como um despreparado ,pode sair por aí dando palestras.Toffoli,vem mostrando a que veio,está longe de ser um guardião da constituição e pertíssimo de um arquivador de mal feitos de políticos de estimação.É cria do PT,não nos esqueçamos que é o partido e o mais investigado por falcatruas no governo.Toffoli tem que cala-se urgentemente,já falou mais do que sua estupidez.
GIGI
2019-08-13 14:25:27Diante de tanta interferência do SUPREMO nos outros poderes, estamos diante de uma ditadura que a cada dia se agiganta mais.
JOAO
2019-08-13 14:21:14Investigar, julgar e punir é o que esse cretino Dias Fofollete está fazendo, juntamente com seu compadre carecão, acerca das Fake News. Depois tem a cara de pau de defender o contrário do que pratica. Que filhos da puta!
Leao
2019-08-13 13:57:48O COAF sempre funcionou bem onde estava. Derrepente, algo mudou e o orgão tem que ir para o min da Economia e agora para o Banco Central. Por pura coincidencia, o filhote malandrão, lavador de dinheiro, estava sendo investigado e agora não está mais, e o bozo virou amigão do rábula Tóffoli, um grande picareta. E os bozistas amestrados aceitam de boa a trairagem de seu messias.
JERLEY
2019-08-13 11:56:03Pros brasileiros de bem É, quem está moralmente deixando de ser é o stf com a sua banda podre envergonhando e indignando o povo brasileiro!
Nabor
2019-08-13 10:50:38Se não era Instituição agora virou. O título Instituição deve ser aplicado ao órgão que se respeita e respeita o cidadão pagador de imposto. O que temos visto é o STF esbanjando e a Lava a Jato recuperando. Logo por questão de sobrevivência a última é que deve ser chamada de Instituição.