Crusoé
22.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

'Toda ditadura um dia cai', diz Juan Sebastián Chamorro, da Nicarágua

A família Chamorro está profundamente envolvida na história recente da Nicarágua. O assassinato a tiros do jornalista Pedro Joaquín Chamorro Cardenal, em 1978, foi o estopim da Revolução Sandinista, que no ano seguinte derrubou o ditador Anastasio Somoza. Quem assumiu o poder então foi Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN). Em 1990,...

Crusoe
Redação Crusoé
6 minutos de leitura 20.07.2020 08:03 comentários 0
'Toda ditadura um dia cai', diz Juan Sebastián Chamorro, da Nicarágua
Juan Sebastián Chamorro Nicarágua
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A família Chamorro está profundamente envolvida na história recente da Nicarágua. O assassinato a tiros do jornalista Pedro Joaquín Chamorro Cardenal, em 1978, foi o estopim da Revolução Sandinista, que no ano seguinte derrubou o ditador Anastasio Somoza. Quem assumiu o poder então foi Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN). Em 1990, Ortega perdeu as eleições para Violeta Chamorro, viúva de Pedro Joaquín Chamorro Cardenal. Ao aglutinar vários partidos de oposição, ela tornou-se a primeira mulher a ser eleita para o cargo de presidente no continente americano.

Com 49 anos, o economista Juan Sebastián Chamorro é sobrinho de Pedro Joaquim e de Violeta Chamorro. Sua trajetória inicialmente esteve ligada à pesquisa, como diretor-executivo da Fundação Nicaraguense para o Desenvolvimento Social (Funides), um think tank na capital Manágua. Em 2018, Juan Sebastián assumiu um papel mais político, participando das negociações entre o governo de Daniel Ortega e a oposição. Em abril daquele ano, os nicaraguenses realizaram manifestações contra a reforma do sistema de aposentadorias. A repressão governamental, feita com grupos paramilitares, deixou 325 mortos. O massacre consolidou a ditadura de Ortega e de sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo.

No ano passado, Juan Sebastián Chamorro deixou o cargo de diretor-executivo na Funides para coordenar a Aliança Cívica pela Justiça e Democracia, um grupo de organizações da sociedade civil que emergiu das tentativas de conversas com a ditadura. A Aliança pede o fim da violência e da intimidação, a libertação dos presos políticos, uma reforma eleitoral e o retorno à democracia. A missão, que já não era fácil, tornou-se ainda mais penosa com a chegada da pandemia do coronavírus. O governo da Nicarágua não tomou medidas para conter a disseminação da Covid-19. Os meios estatais evitam falar sobre a doença e publicam dados enganosos. “O governo simplesmente deixou de contar os casos”, diz Chamorro. Ele conversou com Crusoé pelo telefone.

A ditadura da Nicarágua tem admitido um número muito baixo de mortes por coronavírus, menos de 100 desde março. Dá para confiar nessas estatísticas?
São dados totalmente falsos. O governo está ocultando a verdade. Basta comparar a situação da Nicarágua com a de outros países da América Central. Honduras, que é nosso vizinho, tem 30 mil infectados. Costa Rica, 8 mil. Mas o governo da Nicarágua diz que somente 300 infectados são atendidos no país por semana. Não tem lógica. O governo simplesmente deixou de contar os casos.

Qual seria um número mais próximo da realidade?
Com base nas informações de voluntários, que enviam dados de hospitais e centros de saúde, há cerca de 8 mil contaminados e 2.225 mortos.

O fato de que há uma ditadura na Nicarágua atrapalha o combate à Covid-19?
A primeira coisa que acontece em uma ditadura é o controle ferrenho da informação. Tudo é comunicado de uma maneira muito enganosa. Muitas vítimas fatais do coronavírus estão sendo registradas apenas como casos de pneumonia, para não inflar os dados oficiais. Mas não se trata apenas de um problema de registro das mortes. O controle faz com que as pessoas não saibam o que está acontecendo. Os meios de comunicação da ditadura, principalmente a televisão, fazem todo o possível para passar uma imagem de normalidade. Noticiam atividades como se não existisse uma pandemia. O campeonato de futebol e os jogos de beisebol não pararam. Também há lutas de boxe e shows de música. O governo tem feito todo o possível para desviar a atenção. Se ficar evidente que eles são incapazes em lidar com a doença, isso criaria uma situação catastrófica para o regime.

O governo tem dado orientações sobre prevenção, ensinando a lavar as mãos e a usar máscaras?
Eles estão começando a fazer isso agora. O problema é que a ditadura politizou muito o tema. O governo tem dito que a oposição tem interesse em criar o pânico na sociedade. Até agora, fomos nós, na oposição, que mais temos informado a população sobre os surtos. Graças a esse trabalho, muitos nicaraguenses entenderam a seriedade do assunto e adotaram medidas preventivas por conta própria.

Assim que a pandemia surgiu, Daniel Ortega passou um mês sumido. O que aconteceu?
Ele já fez isso várias vezes. Não sei o motivo, mas é algo que mostra a total ausência de liderança e de interesse pelo que está passando. Depois disso, Ortega passou mais dezoito dias sem dar notícias. Reapareceu falando do problema dos caminhões que estavam parados na fronteira com a Costa Rica. O governo desse país vizinho está preocupado porque a Nicarágua não tomou medida sanitária alguma. A questão econômica é o que mais preocupa Ortega.

Por quê?
As finanças públicas foram muito golpeadas. Desde as manifestações em 2018, a economia entrou em uma crise profunda. Cerca de 350 pessoas foram assassinadas. Outras 700 se tornaram presos políticos. Milhares foram para o exílio. Isso espantou os turistas. O investimento estrangeiro direto caiu bruscamente, afetando as indústrias de exportação.

A Nicarágua poderá se tornar uma ditadura como a de Cuba, que já perdura por mais de seis décadas?
Acho isso muito pouco provável. Na Nicarágua, já tivemos várias ditaduras. Pela nossa história, aprendemos que toda ditadura um dia cai. As condições aqui são distintas das de Cuba ou Venezuela. Não temos recursos econômicos como os venezuelanos para financiar uma repressão. Com relação a Cuba, o povo da Nicarágua viveu recentemente um período de democracia, de liberdade. E não somos uma ilha. A ditadura cubana também tem vários círculos de poder e de interesses. Na Nicarágua, o poder está concentrado em um círculo muito pequeno em volta do ditador e de sua esposa. A imensa maioria está contra Ortega e quer o retorno à democracia.

Diários

Crusoé nº434: Lulinha lá

Redação Crusoé Visualizar

Benedita lidera disputa pelo Senado no Rio, aponta Datafolha

Redação Crusoé Visualizar

A última reunião dos militares nos estertores do governo Bolsonaro

Duda Teixeira Visualizar

Zema chama João Campos de “intocável das bets”

Redação Crusoé Visualizar

Juiz americano questiona prova usada para prender Filipe Martins

Redação Crusoé Visualizar

Carlos Viana aciona PF e PGR para saber onde está Lulinha

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A aventura amazônica de Cabo Daciolo

A aventura amazônica de Cabo Daciolo

Visualizar notícia
A trama das frases comprometedoras de Roberta Luchsinger

A trama das frases comprometedoras de Roberta Luchsinger

Visualizar notícia
A última reunião dos militares nos estertores do governo Bolsonaro

A última reunião dos militares nos estertores do governo Bolsonaro

Visualizar notícia
Crusoé nº434: Lulinha lá

Crusoé nº434: Lulinha lá

Visualizar notícia
Delcy Rodríguez abandona Maduro à própria sorte

Delcy Rodríguez abandona Maduro à própria sorte

Visualizar notícia
Drible em Mendonça vira gol contra de vazamento

Drible em Mendonça vira gol contra de vazamento

Visualizar notícia
Juiz americano questiona prova usada para prender Filipe Martins

Juiz americano questiona prova usada para prender Filipe Martins

Visualizar notícia
Lula, quatro ministros do STF e uma garrafa de uísque

Lula, quatro ministros do STF e uma garrafa de uísque

Visualizar notícia
Lulinha lá

Lulinha lá

Visualizar notícia
Marçal e o jogo da atenção

Marçal e o jogo da atenção

Visualizar notícia

Tags relacionadas

América Latina

Anastasio Somoza

Coronavírus

Costa Rica

Covid

Covid-19

Cuba

Daniel Ortega

direitos humanos

Distanciamento social

ditadura

Esquerda

Estados Unidos

Frente Sandinista

FSLN

Honduras

Igreja Católica

isolamento social

Juan Sebastián Chamorro

Nicarágua

novo coronavírus

Pandemia

paramilitares

partidos de esquerda

presos políticos

Revolução Sandinista

Rosario Murillo

Venezuela

Violeta Chamorro

< Notícia Anterior

Ofensiva de desembargadora contra o isolamento social vai parar no CNJ

19.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Flávio presta depoimento nesta segunda sobre vazamento de operação

20.07.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)


Notícias relacionadas

Crusoé nº434: Lulinha lá

Crusoé nº434: Lulinha lá

Redação Crusoé
22.08.2026 07:02 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Benedita lidera disputa pelo Senado no Rio, aponta Datafolha

Benedita lidera disputa pelo Senado no Rio, aponta Datafolha

Redação Crusoé
21.08.2026 20:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A última reunião dos militares nos estertores do governo Bolsonaro

A última reunião dos militares nos estertores do governo Bolsonaro

Duda Teixeira
21.08.2026 17:18 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Zema chama João Campos de “intocável das bets”

Zema chama João Campos de “intocável das bets”

Redação Crusoé
21.08.2026 17:16 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Fim do Netflix? Streaming perde popularidade no Brasil e rivais assumem liderança

Fim do Netflix? Streaming perde popularidade no Brasil e rivais assumem liderança

Visualizar notícia
Vazou! Novo aparelho desenvolvido pela Samsung é divulgado pelo Google

Vazou! Novo aparelho desenvolvido pela Samsung é divulgado pelo Google

Visualizar notícia
Corrida espacial: com tecnologia avançada, foguete chinês pousa de ré na Terra

Corrida espacial: com tecnologia avançada, foguete chinês pousa de ré na Terra

Visualizar notícia
De vendedor de carro à família real: jovem de 26 anos é o novo príncipe da Bélgica

De vendedor de carro à família real: jovem de 26 anos é o novo príncipe da Bélgica

Visualizar notícia
Novo filme de Homem-Aranha quebra novo recorde de bilheteria

Novo filme de Homem-Aranha quebra novo recorde de bilheteria

Visualizar notícia
Montadora visa destronar BYD após confirmar data de retorno do Celta

Montadora visa destronar BYD após confirmar data de retorno do Celta

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso