Teich diz não saber se recorde de casos de coronavírus reflete tendência de alta
Após o Brasil registrar os recordes de 3.735 casos de coronavírus e 407 mortes pela doença em 24 horas, o ministro da Saúde, Nelson Teich (foto), disse nesta quinta-feira, 23, não saber se os números refletem “o esforço para fechar diagnósticos” ou uma tendência de crescimento da transmissão no país. Ao todo, a pasta contabiliza...

Após o Brasil registrar os recordes de 3.735 casos de coronavírus e 407 mortes pela doença em 24 horas, o ministro da Saúde, Nelson Teich (foto), disse nesta quinta-feira, 23, não saber se os números refletem “o esforço para fechar diagnósticos” ou uma tendência de crescimento da transmissão no país.
Ao todo, a pasta contabiliza 49.492 pessoas infectadas e 3.313 óbitos pela Covid-19, conforme boletim divulgado nesta tarde. “Vamos ter que ver o que vai acontecer nos próximos dois dias, depois teremos uma ideia do que de fato está acontecendo e tomaremos as ações necessárias”, afirmou em coletiva no Palácio do Planalto. “Se for uma linha de tendência de aumento, os números dos próximos dias vão crescer cada vez mais e aí a gente vai saber que isso não é um esforço pontual”.
Questionado sobre sua opinião em relação ao distanciamento social, Teich deu resposta evasiva. “A gente defende o que é melhor para a sociedade. Se o melhor para a sociedade for o isolamento e tiver que ser o isolamento, é o que vai ser. Se eu puder flexibilizar, dando autonomia para as pessoas, uma vida melhor, e isso não vai influenciar na doença, é o que vou fazer. Então não existe uma escolha de isolamento ou não. É o isolamento na hora certa e a liberação na hora certa”, pontuou.
O oncologista acrescentou que a elaboração de um plano com orientações para a flexibilização da quarentena “não quer dizer que a gente vai sair amanhã”. “As expectativas dos modelos e as previsões têm que ser feitas usando os dados mais recentes, que é quando você analisa aquilo e tenta projetar para um espaço curto, de uns 14 dias. Nesse espaço mais curto, sua chance de acertar vai evoluir”, explicou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)