Teich defende vacinação de crianças e critica politização do debate
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich (foto) criticou a carga ideológica imposta ao debate sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus e defendeu a imunização da população pediátrica. Em um vídeo de pouco mais de seis minutos, o oncologista, que não costuma aparecer com frequência nas redes sociais,...
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich (foto) criticou a carga ideológica imposta ao debate sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus e defendeu a imunização da população pediátrica.
Em um vídeo de pouco mais de seis minutos, o oncologista, que não costuma aparecer com frequência nas redes sociais, usou números para argumentar a favor da segurança e eficácia das vacinas.
O ex-ministro pontuou, por exemplo, que a chance de o imunizante causar a morte de uma criança por miocardite -- inflamação do músculo cardíaco -- é significativamente menor do que o risco de a Covid-19 levá-la a óbito.
Teich lembrou que os Estados Unidos administraram doses da vacina da Pfizer em aproximadamente 5 milhões de crianças e frisou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças reportou somente oito casos de miocardite.
Como, no Brasil, a população pediátrica é de cerca de 20 milhões de pessoas, pela proporcionalidade, o número de diagnósticos da doença cardíaca poderia chegar a 32. "Os dados mostram que a taxa de mortalidade é muito baixa. Então a gente poderia trabalhar com 5%, o que faria com que tivéssemos uma morte", observou.
Na outra ponta, Teich sublinhou que, no Brasil, 150 crianças já morreram em decorrência do novo coronavírus. "Se a gente consegue o que é esperado da vacina, em torno de [uma taxa de] 95% de proteção da mortalidade, dessas 150, teriam morrido oito crianças. Você teria salvo 142 crianças", completou.
Teich assumiu o Ministério da Saúde após a demissão de Luiz Henrique Mandetta. O médico, porém, permaneceu no posto menos de um mês por não aceitar as imposições de Jair Bolsonaro destoantes de avaliações da comunidade científica. Ele foi sucedido por Eduardo Pazuello.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-28 16:25:28alguns cientistas analisam a Coronanac que pode ser a mais adequada para crianças mesmo que alguns achem temerário a vacinação infantil pelo fato do corpo estar na fase de maior crescimento e definição .. decisão difícil mas a ignorância o ódio e politicagem da guerra suja que a quadrilha e tentáculos promovem no país e idiotas pensam que não está sendo vista e acompanhada .. é uma decisão difícil e politizada por canalhas de tudo capazes . nação dividida . país no lixo . o pior ainda virá.
PAULO
2021-12-27 20:56:03Nelson Teich é dono de uma mente brilhante. Ele deixou isso claro, seja à frente do MS, ou depois de sair, nas entrevistas e embates que teve. Teríamos salvado milhares de vidas, caso tivéssemos ele como ministro até hoje. Moro Presidente 🇧🇷
ANTONIO
2021-12-27 19:34:49Parabéns Dr. Nelson Teich, é isso mesmo, infelizmente o Queiroga não pensa assim e nem deve ter se dado ao trabalho de pesquisar, já que é um capacho do genocida presidente.
Palhaço Bozo
2021-12-27 17:06:33O Bozismo e o Petismo são doenças malignas que destroem as células do cérebro, transformando seres humanos contaminados por elas em zumbis lobotomizados. Daí vermos, por exemplo, pessoas defendendo a não vacinação de crianças. Muito triste isso...
João
2021-12-27 16:31:01Zezinho o sofomaníaco!!só ele …..
João
2021-12-27 16:09:02Zezinhos,isso não são dados científicos,e sim um exercício de imaginação feito pelo Teich quase acordou no meio de uma reunião…
Jose
2021-12-27 15:43:56Será que ainda haverá bozista decrépito, ignorante e irracional para questionar os dados científicos?