Suspeita de liquefação
A liquefação pode ter sido a causa do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na sexta-feira da semana passada, 25, informou o subsecretário de Regularização Ambiental do estado de Minas Gerais, Hidelbrando Neto. A hipótese foi levantada pela análise de imagens do desastre filmadas pelo sistema de vídeo da Vale e divulgadas hoje por...
A liquefação pode ter sido a causa do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na sexta-feira da semana passada, 25, informou o subsecretário de Regularização Ambiental do estado de Minas Gerais, Hidelbrando Neto.
A hipótese foi levantada pela análise de imagens do desastre filmadas pelo sistema de vídeo da Vale e divulgadas hoje por emissores de televisão.
O subsecretário afirmou à Reuters que problema que só ocorre em sistemas construídos por alteamento a montante, como o da reserva.
Hildebrando lembrou que a liquefação, com o maior acúmulo de água na estrutura, foi o motivo apontado para o rompimento de barragem da Samarco em novembro de 2015, que construída pelo mesmo método.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luís
2019-02-02 09:21:45Tais estruturas, mesmo sendo as menos seguras, funcionam há décadas. Elas não aceitam alterações em seus projetos originais, não sendo possível a modificação de sua altura máxima, pois não possibilita reforço em suas estruturas. Essas estruturas não se impõe, são escolhidas por serem de menor custo de execução e manutenção. O que desestabiliza esse tipo de barragem é a ganância e a corrupção, alimentadas pela monstruosa e criminosa impunidade.
Patrick
2019-02-01 20:45:15Na minha esquina de casa recentemente precisou de 1,5 ano e mais de 15 acidentes sendo que 2 quase fatais + inúmeros emails a autoridade responsável para que esta última tomasse as providências definitivas para eliminar a recorrência dos acidentes... o problema é cultural