STJ bloqueia 15 milhões de desembargador alvo de operação no Rio
O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, decretou o bloqueio de até 15 milhões de reais do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Mário Guimarães e alguns de seus familiares. Eles foram alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta manhã e que realizou buscas em 12 endereços. As buscas resultaram na apreensão...

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, decretou o bloqueio de até 15 milhões de reais do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Mário Guimarães e alguns de seus familiares. Eles foram alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta manhã e que realizou buscas em 12 endereços. As buscas resultaram na apreensão de 50 mil reais em espécie, além de diversas obras de arte de artistas renomados, jóias, bolsas de grifes, computadores, celulares e carro. Na decisão que autorizou a operação, Fischer ainda determinou o afastamento do magistrado.
A decisão foi tomada com base no pedido da Procuradoria-Geral da República, que investiga a suspeita de vendas de sentença no TJ fluminense para favorecer empresas de ônibus que atuam no estado do Rio. De acordo com a PGR, a investigação identificou que o grupo utilizou o dinheiro de propinas para comprar imóveis e diversos artigos de luxo com pagamentos em espécie. Parte do dinheiro, inclusive, foi remetido ao exterior pelo desembargador e seus parentes que abriram contas em nome de offshores nos Estados Unidos. Por meio de cooperação internacional, os investigadores identificaram 2,3 milhões de dólares remetidos pelo grupo ao exterior.
Como mostrou Crusoé, a PF encontrou joias nas buscas realizadas nesta manhã em endereços dos investigados. O nome de Guimarães foi citado na delação premiada de Lélis Teixeira,ex-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio. Como revelou Crusoé em sua edição 80, o delator contou que a entidade que presidia pagou seis milhões de reais ao desembargador entre 2008 e 2009.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)