Adriano Machado/Crusoé

STJ afasta Wilson Witzel do cargo e Pastor Everaldo é preso

28.08.20 06:57

O Superior Tribunal de Justiça, o STJ, afastou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Na mesma decisão, no âmbito da investigação sobre desvios na área de saúde, o STJ expediu mandados de prisão contra Pastor Everaldo, presidente do PSC; Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento do Rio; e contra o ex-prefeito de Volta Redonda Gothardo Lopes. O vice-governador do estado, Cláudio Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, do PT, são alvos de busca e apreensão.

A decisão de afastamento é assinada pelo ministro Benedito Gonçalves e tem validade de 180 dias. A operação que cumpre os mandados foi batizada de Tris in Idem, e é uma continuação da Operação Placebo, deflagrada em maio e que investiga corrupção em contratos da área de saúde com Organizações Sociais, as OSs. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o nome é referência ao fato de Witzel ser o terceiro governador fluminense envolvido em esquemas de desvio de dinheiro público.

Segundo a PGR, desde que foi eleito, Witzel estruturou uma “organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos”. Um dos grupos era liderado por Pastor Everaldo, presidente do PSC, o segundo era comandado pelo empresário Mário Peixoto e o terceiro tinha como chefe José Carlos de Melo, pró-reitor administrativo da Universidade Iguaçu.

A Polícia Federal cumpre ao todo 17 mandados de prisão, seis preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão. Além do Palácio Guanabara, sede do governo, e a residência do vice-governador, Cláudio Castro, a Assembleia Legislativa recebeu policiais e endereços no Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e no Distrito Federal. Um último mandado é cumprido no Uruguai.

Além do afastamento, Witzel, sua esposa e seu braço-direito Lucas Tristão foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República. A acusação está relacionada com os pagamentos de uma empresa ligada a Mario Peixoto para o escritório de Helena Witzel.

Segundo a PGR, a contratação foi um “artificio” para a transferência de valores de Peixoto para o governador. Também entrou na mira dos investigadores outro contrato do escritório da primeira-dama com uma empresa da família do ex-prefeito Gothardo Lopes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que vexame, um ex juiz.... Com certeza já era um daqueles ordinários vendedores de sentença. Só pode. Ou se contaminou muito rápido. É um deficiente de caráter.

  2. Witzão falastrão, fez aproximação com o Capitão para ganhar a eleição, tirou foto com fuzilzão, lutou para ter um Carnavalzão que infectou a população, montou uma estrutura de corrupção, brigou com o Capitão para ser candidato à Presidência na próxima eleição, mas acabou, como qualquer ladrão, nas teias do Covidão. Que situação, Witzão...

    1. Isso mesmo Lourival e ANTONIO! Torçamos para que o mentecapto presidencial não consiga usar a PF, PGR e Receita Federal "aparelhadas" para se furtar de suas responsabilidades criminosas. Vamos torcer para que o povo consiga ver realizado o sonho e higienização na política brasileira, afastando de vez as quadrilhas de criminosos dilapidadores do erário público, sejam os de direita quanto os de esquerda!

    2. Uai, Antônio. Quem tiver culpa, que pague! Simples, assim. Ou vc ensina a seus filhos para serem " Ronaldinhos dos negócios " como Lula referiu-se à fortuna de Lulinha?

    3. Também vai chegar a hora do Bozão e seus filhotes. kkkkkkkk

  3. Ladrões! Canalhas! Crime hediondo roubar no estado mais detonado pela corrupção, ainda mais em tempos de pandemia e caos na saúde.

  4. Continuam fazendo isso descaradamente pela certeza de impunidade através de um .......stf.Nesse pais acreditem existe um único cidadão sob suspeição:Sergio Moro.

  5. O mesmo de sempre... Witzel só se vestiu de direita pra ser eleito, essa é a verdade. O seu discurso não era conservador mas sim despótico, focou no combate aos bandidos, quando ele mesmo é um exemplar sofisticado de bandido. O problema do Brasil não é ser direita ou ser esquerda, é sim um dilema entre ser honesto ou ser desonesto. "O poder corrompe" é uma máxima aplicável, o que prova que há necessidade do Brasileiro rever seus conceitos sobre ética e moralidade.

    1. Concordo plenamente...."o brasileiro precisa rever seus conceitos de ética moralidade". Basta surgir a mínima oportunidade que a desonestidade aflora...vide o auxílio emergencial. É uma doença social....e o pior, endêmica.

  6. Ao Jose ai de baixo... não tem a ver com direita ou esquerda! Tem a ver com corruptos brasileiros! Isso é um pleonasmo, óbvio!

    1. O Jose está corretíssimo, pois o discurso das eleições de 2018 tinha como centro a HONESTIDADE. O presidente era o principal nesse discurso.

  7. A direita honesta e religiosa se mostrando a mesma coisa que a esquerda que se dizia honesta e trabalhadora. Como sempre digo: no Vrasil havei ente dois grupos de gente: honestos e desonestos. O último grupo é o que detém o poder porque os honestos são, no mínimo, ingênuos.

  8. Rio de Janeiro, sinônimo de pesadelo. Todos os poderes apodrecidos pela corrupção. E, qdo esses criminosos chegarem às raias do STF, serão todos liberados. Pobre população.

  9. Calma pessoal! Não vai dar tempo da gente ficar contente, logo o Gilmar Mendes (aquele que coloca os direitos dos criminosos acima dos direitos da população) solta todos eles.

    1. culpa nossa que não pressionamos alcolumbre para tocar o impeachment dele

    2. Esse é o funcionário público mais eficiente do país,nunca dorme, não tira férias e trabalha de 24/7... Tudo para libertar bandido!!!

    3. Principalmente se alguma investigação ameaçar a si, aos seus familiares ou a algum outro membro metido no Acordão, que vai a pleno vapor.

  10. Antes tarde do que nunca, Rio de Janeiro é o hexacampeão de governadores presos: Moreira Franco, Garotinho, Rosinha, Sérgio Cabral, Pezão e Wilson Wiltzel, eis o porquê do Estado falido e para piorar a situação tem o Legislativo da rachadinha e outras falcatruas nos bastidores dos gabinetes dos parlamentares que não foi publicado pelos jornais, e não para por aí o judiciário as maiorias das decisões são sempre a favor do donos do poder local, a verdade é que nenhum estado merece tanta corrupção

  11. Rapaz, quanta gente usa a religião para arregimentar eleitores no RJ em benefício próprio. Cunha, Flor da morte, Bolsonaro, Pastor Everaldo, Garotinho, Rosinha...

    1. pior é que um ateu não se elege nem síndico no Brasil

  12. Incrível. O cara, ex-juiz, nem vendo o que aconteceu com seus antecessores conseguiu dominar a ganância. É muita burrice, falta de vergonha e uma fé danada na impunidade que a justiça tupiniquim garante a seus membros e afins de colorido corrupto.

  13. Em matéria de política brasileira não podemos confiar em ninguém. Estamos sendo governados na sua maioria por políticos mais interessados em enriquecerem a custa do dinheiro público do que em trabalharem em proveito do interesse público. O voto é o trunfo do povo mas tá difícil pois as opções de candidatos honestos é escassa.

    1. Muito escassa e o STF corrobora com eficiência para mantê-la assim.

    2. olá amigo, bom dia, leia um livro chamado Nobre Deputado

    1. A resposta a esta pergunta dá uns 4 pentabytes de hábitos e costumes que geraram o contexto atual.

Mais notícias
Assine agora
TOPO