STF condena ex-deputado Aníbal Gomes por corrupção e lavagem de dinheiro
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal condenou nesta terça-feira, 9, o ex-deputado federal Aníbal Gomes (foto) a 13 anos, um mês e dez dias de prisão em regime fechado pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi absolvido da acusação de corrupção ativa. Na denúncia avaliada pela corte, a...
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal condenou nesta terça-feira, 9, o ex-deputado federal Aníbal Gomes (foto) a 13 anos, um mês e dez dias de prisão em regime fechado pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi absolvido da acusação de corrupção ativa.
Na denúncia avaliada pela corte, a Procuradoria-Geral da República sustentou que o ex-parlamentar recebeu 3 milhões de reais em propina de um escritório de advocacia que representava empresas com atuação na área de navegação. Em troca, Aníbal atuou para viabilizar um acordo extrajudicial entre as companhias de praticagem e a Petrobras.
O engenheiro Luís Carlos Batista Sá, que, de acordo com a PGR, agiu como figura central para a lavagem de dinheiro, foi sentenciado a 6 anos, 11 meses e dez dias de prisão em regime semiaberto.
Os dois terão de pagar danos morais coletivos no valor de 6,85 milhões de reais e estão proibidos de exercer cargos ou funções públicas, de qualquer natureza, pelo dobro do tempo da pena de reclusão aplicada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)