Soldados da Coreia do Norte estão na Rússia, confirmam EUA
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que seria "muito, muito sério" se as tropas norte-coreanas estiverem se preparando para lutar ao lado dos russos na invasão à Ucrânia
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou nesta quarta-feira, 23, haver evidências da presença de soldados da Coreia do Norte na Rússia.
Em conversa com jornalistas, ele disse ainda não ser possível saber o que as tropas norte-coreanas estão fazendo em território russo, mas reconheceu que seria "muito, muito sério" se elas estiverem se preparando para lutar ao lado dos russos na invasão à Ucrânia.
"Há evidências de que há tropas da RPDC [República Popular Democrática da Coreia, o nome formal da Coreia do Norte] na Rússia", afirmou Austin. "O que exatamente eles estão fazendo? Ainda está para ser visto. Essas são coisas que precisamos resolver".
Em Seul, legisladores sul-coreanos disseram que Pyongyang enviou 3 mil soldados para a Rússia. Há a expectativa de que outros milhares sejam mandados para o combate.
"Sinais de tropas sendo treinadas dentro da Coreia do Norte foram detectados em setembro e outubro", disse Park Sun-won, membro de um comitê de inteligência parlamentar.
"Parece que as tropas foram dispersas para diversas instalações de treinamento na Rússia e estão se adaptando ao ambiente local."
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou na terça-feira, 22, sobre a presença de 12 mil soldados da Coreia do Norte no leste europeu --divididos em duas brigadas de 6 mil soldados cada-- em apoio à Rússia, do ditador Vladimir Putin.
Como mostramos, Zelensky reforçou o apelo aos aliados do Ocidente para que eles não "fechem os olhos" para essa nova ameaça.
"Este é um desafio, mas sabemos como responder a ele. O importante é que nossos parceiros não fechem os olhos para isso."
O líder ucraniano também agradeceu aos países que condenaram o envolvimento da Coreia do Norte na invasão russa.
"Sou grato a todos os países e líderes que condenaram o envolvimento da Coreia do Norte na guerra da Rússia. Está claro que em Pyongyang, assim como em Moscou, eles não valorizam a vida humana. Mas todos nós estamos interessados em acabar com esta guerra, não em prolongá-la. É por isso que devemos parar a Rússia e seus aliados juntos."
Segundo Zelensky, "se a Coreia do Norte pode intervir em uma guerra na Europa, é óbvio que não houve pressão suficiente sobre este regime".
Leia também: Soldados norte-coreanos estão a caminho da Ucrânia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Emerson H de Vasconcelos
2024-10-23 11:44:40Parece lógico a aplicação das tropas na guerra. Isto está se desenrolando desde o encontro dos dois. A coisa vai encruar.