Ministério Público de Goias. Foto: Divulgação

Sócio de sobrinho de Caiado delata ‘Máfia das Falências’

27.11.19 11:46

O sócio de um sobrinho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do DEM, está no centro da mais recente operação policial do Ministério Público do estado, a Máfia das Falências, deflagrada na quinta-feira 21, que levou à prisão empresários locais e executivos de uma gestora de fundos de investimento.

Trata-se do advogado Aluisio Flávio Veloso Grande, que ajudou a arquitetar o complexo esquema de fraudes envolvendo a recuperação judicial do grupo empresarial Borges Landeiro, e acabou fechando um acordo de delação premiada com o Ministério Público. Ele tem um escritório de advocacia em conjunto com Rodolfo Ramos Caiado, um dos sobrinhos do governador.

O delator entregou vários documentos aos investigadores, além de gravações de reuniões nas quais os envolvidos admitem que a empresa possuía patrimônio mais do que suficiente para quitar suas dívidas declaradas na recuperação judicial. A partir do material e das investigações conduzidas pelo MP local, a Justiça estadual de Goiás determinou a prisão de treze pessoas, entre empresários e advogados, além do bloqueio de 500 milhões de reais dos envolvidos.

Por meio do esquema, segundo o MP, o grupo Borges Landeiro teria ocultado mais de 60 milhões de reais de patrimônio repassado a empresas de laranjas antes de entrar em recuperação judicial. Em outra frente, fundos de investimento controlados por laranjas do grupo se aproveitaram para comprar os créditos da recuperação a preço abaixo de mercado para revendê-los depois. Essas empresas laranjas, segundo o MP, posteriormente iriam devolver os recursos ao dono da Borges Landeiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Matériazinha xinfrin e o titulo mais idiota impossível!!!! Deve ter trabalhado com o "foca"que entrevistou o porteiro do Bolsonaro...

  2. mas é um sobrinho era de primeiro grau? nossa que título tem essa matéria .... era o primo da sobrinha da tia de 5°grau que ficou com o tataraneto do....

    1. somente com o povo nas ruas, esse congresso faz alguma coisa, político morre de medo de ver as massas nas ruas dia 8/12 todos nas ruas.

    2. É de sentir vergonha verdadeira e profunda dessa corja

  3. Excelente reportagem sobre um dos muitos casos de falência criminosa. Credores a ver navios enquanto ex sócios roletam em cruzeiros!

  4. Ah, por favor, acabei de assinar a Crusoé e vejo "reportagem" (padrão globo) com chamada sensacionalista? Por favor, ouçam o acusado!

  5. Huuuuummmm. A confusão está chegando perto do Caiado. Onde há fumaça, geralmente há fogo! Será que o Caiado cairá do cavalo?

    1. petista acha que todo mu do eh desonesto menos o LULADRAO, agora lulaterrorista

  6. Eu pergunto ao autor deste post, o sr. Mateus Coutinho. O que tem a ver o governador de Goiás, Ronaldo Caiado com essa máfia aí? Se o sobrinho está envolvido nessa atividade criminosa, por que envolver o nome do governador? Daqui a pouco vão envolver o filho do tio da mãe do companheiro de quarto do sobrinho do governador também? Vão catar coquinhos...

    1. Paulo Renato, não se engane. aqui em Goiás dizem que a filha do caiado e o genro dele tem um escritório de advocacia que virou o numero 1 do estado. todos estão "faturando'' com a chegada ao poder. dizem que a filha do caiado ta fazendo de tudo (lobby) para emplacar um ex secretario da casa civil do estado, que saiu do cargo essa semana, conseguir ser eleito o novo desembargador do estado. não duvido que vão conseguir.

    2. São insinuações maldosas e desonestas, que geralmente partem de adversários políticos.

    3. Concordo com você. Nota-se uma intenção não velada, mas explícita de manchar o nome do governador Caiado. Uma total leviandade.

  7. Com o STF que temos, nada acontecerá com os envolvidos. Faz parte do cenário que o cidadão de bem é obrigado a assistir. Sem chiar. Até quando?

    1. Vamos às ruas, pois eles morrem de medo do povo nas ruas. dia 08/12 todos nas manifestações

    2. Qual a relevância do nome do governador na matéria???

Mais notícias
Assine agora
TOPO