Sistema parlamentarista conteve os excessos de Silvio Berlusconi
O empresário e político Silvio Berlusconi (foto) morreu aos 86 anos na Itália nesta segunda, 12, após ser hospitalizado para tratar uma leucemia. Conhecido pelas festas bunga bunga em suas mansões e pelo jeito histriônico e bem-humorado, Berlusconi teve pouca força para mudar os rumos da Itália, apesar de ter sido primeiro-ministro em três períodos...
O empresário e político Silvio Berlusconi (foto) morreu aos 86 anos na Itália nesta segunda, 12, após ser hospitalizado para tratar uma leucemia.
Conhecido pelas festas bunga bunga em suas mansões e pelo jeito histriônico e bem-humorado, Berlusconi teve pouca força para mudar os rumos da Itália, apesar de ter sido primeiro-ministro em três períodos diferentes, entre 1994 e 2011. Isso porque o país tem o sistema parlamentarista, e não presidencialista como o brasileiro.
"Felizmente ou infelizmente, os primeiros-ministros da Itália conseguem ter menos impacto do que eles gostariam, porque o sistema é mais centrado no Parlamento", diz o professor de Relações Internacional Adriano Gianturco, do Ibmec de Belo Horizonte. "Mesmo concentrando muito poder político e econômico, ele conseguiu fazer muito pouco, ou quase nada."
Berlusconi também era muito amigo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas sua preferência pessoal não foi capaz de mudar a política externa do país para favorecer o Kremlin. Sua proposta era de falar diretamente com Putin para ajudar a acabar com a guerra na Ucrânia. Mesmo assim, a ideia não foi adiante. "A Itália é um país que, desde 1948, tem um posicionamento atlântico e europeísta. Está posicionada no eixo ocidental, com os Estados Unidos e com a União Europeia. Berlusconi continuou isso. Essa política não é colocada em questão por nenhum governo da Itália, nem por governos de esquerda. Ninguém chega a loucuras do tipo de apoiar Hugo Chávez, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, Cuba, Angola ou outras ditadoras em pleno século 21."
Assista ao vídeo da entrevista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alessandro
2023-06-13 08:09:39Cei… com o Louis Vuitton Lulla da Silva tá péssimo, imagina o Arthur Birra mandando no país? República das Alagoas DE NOVO⁉️😳 E o que dizer do CAPACHEco⁉️ “É pau, é pedra, é o fim do caminho”. Que tal terceirizarmos o governo para um alemão, um coreano (do sul), um dinamarquês⁉️ 🍷🗿
Odete6
2023-06-13 01:43:24MÓÓÓÓÓÓRRÊU!!!... Era apenas um coitado inútil, humilhando e ridicularizando o seu país com suas condutas insanas, patológicas, mas, ocupava seguidamente o lugar de quem poderia ser edificante, ainda que limitadamente pelo sistema. Já foi tarde. Sinal de que o sistema imunológico da sociedade planetária FINALMENTE anda funcional. Mas precisa funcionar melhor, mais rápido e mais abrangente, "né mesmo "sistema imunológico da sociedade planetária""????