Adriano Machado/Crusoé

Senadores querem tirar ‘informante do bem’ do pacote de Moro

29.04.19 07:01

O pacote anticrime e anticorrupção do ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), deverá sofrer alterações no Senado. Aliados do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, já dão como certa, nos bastidores, a retirada de alguns pontos da proposta.

Um dos itens do pacote que senadores querem excluir é o que cria a figura do “informante do bem”. O dispositivo visa permitir que servidores atuem como informantes de irregularidades na administração pública em troca de recompensas.

O pacote de Moro tramita no Senado por meio de um projeto com igual conteúdo apresentado pela senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão. A proposta original está na Câmara, onde sequer começou a andar de fato, mas que também deverá ser alterada pelos deputados.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. São mesmo uns descarados esses deputados.Com tanta renovação ocorrida na Câmara,e nem assim os mais políticos são abatidos!Porque querem retirar esse itém da proposta?De todo jeito o funcionário que perceber os desvios de conduta...É só gravarem e denunciar.

  2. Enquanto eleitores insistirem em reeleger os que, escancaradamente, não querem a moralização do país (ou "a velha política" ou "os velhos políticos", termos que esses mesmos indivíduos detestam e condenam, por absoluto receio de também serem pegos no crime), o país não será moralizado, não atingirá o nível de primeiro mundo. Ficaremos sempre derrapando, ao sabor dos corruptos e corruptores.

    1. só vai mudar se o povo entender que não pode reeleger vagabundo.

  3. O PR e o Ministro fizeram o que lhes cabiam ao enviar o pacote contra o crime organizado e a corrupção ao congresso, agora se lá for desidratado e ficar ineficaz a sociedade saberá responder nas urnas em 2022.

  4. Temos que dar um basta no ALCOLUMBRE que está nos traindo para proteger esses canalhas do STF podre e aparelhado e a serviço do crime organizado dos poderosos e deles mesmos que são lixo fétido de toga Se tirarem o COAF do Moro é se render ao crime organizado do Congresso, da OAB e do STF

  5. Do ponto de vista popular e eleitoral, o governo sempre sairá vencedor quando o Congresso tentar desvirtuar ou desmembrar as iniciativas que tem apoio popular, pois os parlamentares estarão se desgastando perante a população. Portanto, ou o governo atinge o objetivo dele ou ele desgasta os corruptos, na era das redes sociais e em uma democracia corrupção é munição, cabe a quem não está sujo utilizar o que lhe é dado de bandeja e expor os corruptos, as oportunidades não devem ser desperdiçadas.

  6. O problema da democracia é a propaganda que fazem dela como se não fosse necessário trabalho, o Congresso só se locupletou às custas do Estado pq a sociedade assistiu a tudo passiva. Quem tem que ficar na cola do Congresso é o eleitor, afinal eles são representantes de quem? Se isto ocorrer, estão expondo que há conflito de interesse e obstrução da justiça em seu nível mais puro, o legislativo, pois estão tentando evitar ser denunciados. Portanto, está comprovado que o Senado deve ser fechado.

  7. Os senadores são aquele grupo de pessoas de firmeza de caráter que até agora não conseguiu descobrir quem queria fraudar a eleição da presidência da casa. São muito aptos a reformarem costumes do país. Piada.

  8. Assim, esses novos policiais não aprenderão vícios e métodos de prevaricar, roubar, etc, criando-se vários núcleos duros nos estados da federação que irão disseminar essa nova prática ao serem transferidos (em grupos de 15 a 30) para unidades de policiais suspeitos, agindo como vírus do BEM, “infectando” essas unidades com a boa prática policial e pouco a pouco, em 5 a 10 anos o serviço público melhora substancialmente.Isso pode ser replicado em qualquer setor do serviço público nas três esferas

  9. Exemplo de como se criar um informante do bem: governo chamou 1.000 candidatos aprovados em concurso da PF. Levanta-se quem são os delegados honestos, quais os policiais honestos da PF e coloca esses novos policiais em uma mesma delegacia/setor, evitando-se a corrupção dos mesmos caso fossem distribuídos nas várias sedes da PF, lógico que se deve fazer isso sem dar entender que foi por isso, pois os do “mal” poderão mover ação contra o Estado por discriminação kkkk

  10. Na minha opinião, não dá para estimular um "informante do bem", dentro do quadro funcional. É preciso criar um grupo de inteligência infiltrado no serviço, para não comprometer o servidor comum em se expor, criando animosidades nas repartições públicas. O mal tem que ser combatido com inteligência e sem alarde. Tem que pôr a cabeça para funcionar sem prejudicar o servidor de carreira de bem, deixando a competência da investigação/apuração de desvios para quem sabe fazer. Um verdadeiro Agente não

  11. É impressionante como o Congresso se nega a colaborar, quando se trata de tentar tornar o funcionalismo público mais honesto. O povo de bem conta com as boas intenções do Presidente Bolsonaro e de seus ministros. Até quando os militares fazem vista grossa quanto aos políticos corruptos?

  12. Infelizmente, veremos a alteração do projeto anti-corrupção até a sua aprovação em tal magnitude que nenhum desses mecanismos inovadores de combate e comprovadamente efetivos em outros países serão implementados. Só nos resta marcar cada um desses parlamentares que legislam em causa própria e pressioná-los.

  13. Nem teria comentado se tivesse lido o comentario do Joshua. Ta ótimo. Moro entrou numa fria, assim como guedes. Só q guedes nao tem a biografia de Moro, tem inclusive algumas explicações pendentes. Mas concordo com Joshua pra acrescentar; bozo nao vai se empenhar. É galo em assuntos periféricos. Qdo queiroz falar ou o MP do Rio apertar o passo, ele vai descambar. E, nós esperando q o pais saia dessa m. Ta mais perto a saida do lulaladrao

  14. O que adiantou trocarmos o presidente, se nossos "empregados" deputados e senadores continuam legislando em causa própria colocando empecilhos à providências que podem apresentar algum risco à suas maracutaias?

  15. Se depender dos senadores, inclusive dos eleitos na onda da moralidade, eles tiram tudo e nao votam nada. Elegeram um vagabundo pra presidente e nem pra reagir na direçao de investigar o q se passa com a ansia de 4/5 togas sujas, eles tem capacidade. Afinal é humilhante a gente ver senadores ricos, alguns ate de bos cepa, comandados por esse escroto e quietinhos

  16. É fundamental a participação popular apoiando o pacote! É vergonhosa a atitude do Legislativo e do STF, que desejam que a impunidade se estabeleça e que o ambiente de corrupção e insegurança jurídica se perpetue. Basta de corrupção! Chega de roubalheira! O cidadão merece viver em paz e em segurança.

    1. Temos que dar um basta no ALCOLUMBRE que está nos traindo para proteger esses canalhas do STF podre e aparelhado e a serviço do crime organizado dos poderosos e deles mesmos que são lixo fétido de toga Se tirarem o COAF do Moro é se render ao crime organizado do Congresso, da OAB e do STF

  17. Alcolumbre tem tudo para ser o próximo Renan Calheiros, precisamos pressionar para que ele não continue a se desviar do caminho em direção a corrupção.

  18. esse senado composto em sua maioria de ladrões, não vão querer isso, como irão cooptar funcionarios publicos para fazerem vista grossa, o que tem acontecido até aqui

  19. Gostaria, caso sendo possivel apontarem, nomes de suas excelências, que pretendem modificar o projeto de modo a desfigurarem o projeto, para que possamos antes, enviar recados para o tais!

  20. Bolsonaro e Moro não podem ceder aos ladrões no Senado e na Câmara . Claro que aquele bando de corruptos querem desidratar lei que combate o crime . De preferência , para eles devia tudo como está !!! Safados !

  21. Infelizmente tá longe do Brasil se tornar um país descente com esse parlamento. A medida antecorrupcao atinge somente os poderosos, por isso tanta resistência

  22. A Reforma de Moro corre o risco de sair mais desidratada que sua irmã a Reforma da Previdência; aquela mexe com o bolso de S. Excelências, esta mexe com a cadeia para Suas Excelências. Ninguém irá se trancar lá dentro por iniciativa própria. Se Bolsonaro "ajudar" Moro como "ajudou" Guedes, Moro estará frito com seu pacote. Entrou numa fria ao aceitar esse emprego.

    1. Leia-se: UMA mexe com o bolso, OUTRA mexe com a cadeia...

  23. Se cada funcionário público denunciar irregularidades no serviço público, então 90% da população brasileira deverá ser julgado e condenada de alguma forma. Não haverá judiciário para tanto. A corrupção e a mamata esta institucionalizada na sociedade brasileira. É por isso que sempre elegemos corruptos em todos os níveis.

  24. Considero o Moro nota 10, mas tb não concordo. Qq funcionário público deve ser incentivado a denunciar falcatruas, mas sem ter a recompensa como objetivo maior.

    1. OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VEEM DE PERTO E COM MAIS PRECISÃO E EVIDENTEMENTE PRATICAMENTE TODAS AS MARACUTAIAS DOS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE HOMENS PÚBLICOS, É POR AI A RAZÃO DA RETIRADA DO ITEM . TÁ CERTO O ERISON: SEM RECOMPENSA!

    2. E necessário recompensa senão ninguém denuncia, e a mesma coisa que uma Lava Jato sem delação premiada, se os delatores não poderem ficar assistindo filme em casa, nenhum deles iriam delatar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO