Senadores da CPI querem convocação e quebra de sigilo de auditor do TCU
A declaração falsa feita pelo presidente Jair Bolsonaro que lançou dúvida sobre as estatísticas de mortes de Covid no Brasil entrou no alvo da CPI do Senado. Na segunda-feira, 7, o presidente citou em conversa com apoiadores a existência de um suposto relatório do Tribunal de Contas da União, mostrando que cerca de metade dos...
A declaração falsa feita pelo presidente Jair Bolsonaro que lançou dúvida sobre as estatísticas de mortes de Covid no Brasil entrou no alvo da CPI do Senado. Na segunda-feira, 7, o presidente citou em conversa com apoiadores a existência de um suposto relatório do Tribunal de Contas da União, mostrando que cerca de metade dos óbitos por Covid teriam, na verdade, outras causas. O TCU negou a existência do relatório e, nesta terça-feira, Bolsonaro se retratou.
Como Crusoé mostrou mais cedo, o relatório não reconhecido oficialmente pelo TCU foi inserido no sistema da corte, na noite de domingo, pelo auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. “O presidente tinha plena consciência de que estava falando uma mentira, isso é absolutamente inaceitável”, disse o senador Alessandro Vieira, do Cidadania.
Humberto Costa, do PT, afirmou que vai apresentar requerimento para pedir a convocação e a quebra dos sigilos de Alexandre Figueiredo. O presidente da CPI, Omar Aziz, se comprometeu a pautar os requerimentos.
O senador Alessandro Vieira disse ainda que o assunto “precisa de atenção da CPI”. “O presidente da República fez uso de sua estratégia de desinformação tradicional. Ele procura o cercadinho, onde pode passar o recado midiático, sem ser questionado por nenhum jornalista sério, e lá ele apresentou uma mentira”, lembrou o parlamentar.
“Mas se parece muito grave, consegue ficar mais grave ainda, afinal de contas, é o Brasil. Hoje, temos a informação sobre quem fez a inclusão do texto-base que deu origem à deturpação feita pelo presidente da República”, acrescentou Vieira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
José
2021-06-09 03:29:32Nesta situação atual caberia adevida apuração com a demissão do Bolsominion do TCU. Isto é falta de pudor, e a irresponsabilidade acima de tudo. Gente que não deveria estar aonde está. É falta grave praticar ato que não condiz com a realidade. Já que isto não é atribuição do TCU. Este país está se tornando um Estado à lá Gestapo de Hitler. Onde temos um Capitãozinho que não passa de um mero guarda do Portão Monumental. Vivemos em um Estado em anarquia, onde um auditor inescrupuloso faz o que fez
Alcino
2021-06-08 19:39:46Parabéns Senador, Alessandro.
KEDMA
2021-06-08 18:29:58Senador Alessandro Vieira sempre equilibrado em suas declarações. Parabéns!
PAULO
2021-06-08 18:10:221- PARABÉNS MAIS UMA VEZ SENADOR ALESSANDRO VIEIRA. Vou usar às palavras do delegado da PF, Alexandre Saraiva, quando respondeu a questão dos crimes ambientais: "se eu tivesse medo de bandido, não teria entrado para a polícia." Esse é o espírito que devemos ter. O exército abaixa a cabeça. O STF está acuado. O congresso usa a atual situação do Brasil, para lucrar. A milícia chegou, expulsou os traficantes que oprimiam os cidadãos, e depois se tornou os novos opressores.