Senado se une pela saída de Ernesto Araújo: 'vamos dar um basta nisso'
Após cinco horas de interpelações do Senado ao ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, nesta quarta-feira, 24, parlamentares avaliam que o chanceler perdeu as condições de continuar à frente da pasta. Araújo compareceu presencialmente à casa para esclarecer as medidas tomadas pela sua gestão para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Ao longo da...
Após cinco horas de interpelações do Senado ao ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, nesta quarta-feira, 24, parlamentares avaliam que o chanceler perdeu as condições de continuar à frente da pasta. Araújo compareceu presencialmente à casa para esclarecer as medidas tomadas pela sua gestão para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
Ao longo da sessão, diversos parlamentares pediram para que o ministro renunciasse ao cargo. "Eu insisto para o senhor: pede para sair, ministro. Chega. O senhor está fazendo o Brasil perder tempo, e isso está levando a muita morte. Então, chega, vamos dar um basta nisso", disse Mara Gabrilli, vice-líder do PSDB.
"Eu considero que vossa excelência, infelizmente, chegou ao fim. Tem que realmente sair, porque é um elemento, diante de uma pandemia, que atrapalha o processo até pelas próprias atitudes que tomou até hoje e por declarações em plenos fóruns mundiais, que, no mínimo, despertaram nesses países caretas e expressões de espanto", emendou Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, líder da bancada feminina.
"Vossa excelência é unanimidade no Senado Federal – coisa que eu nunca vi –, unanimidade de rejeição e de incompetência! Nada de vossa excelência ou do ministério vai ser recebido, daqui para frente, bem recebido nesta casa", acrescentou Tebet.
Ernesto sofreu questionamentos até mesmo de senadores que, em geral, votam a favor de medidas do governo, como Izalci Lucas, do PSDB, e Daniella Ribeiro, líder do PP no Senado. "Nunca tinha visto o Senado tratar um ministro assim. É uma unanimidade muito rara de se ver. Ele não respondeu nada do que foi perguntado. O presidente Bolsonaro vai ter que dar uma resposta aos senadores", diz um senador do Centrão, sob reserva.
Em mensagens trocadas com colegas, senadores chamaram a atenção para o comportamento claudicante do ministro, que gaguejou bastante e chegou a suar na cadeira ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. "Desculpa. É um pouco complicado de respirar aqui com a máscara", justificou-se o ministro.
Durante cinco horas, Araújo se esforçou para rebater críticas de parlamentares e negar erros em sua gestão à frente do Itamaraty, apontada por aliados do governo como uma das responsáveis pela falta de vacinas no país.
Mais cedo, durante reunião com os chefes de poderes no Palácio da Alvorada, o ministro foi criticado abertamente pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que foi o porta-voz da insatisfação do Centrão com a diplomacia bolsonarista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ney
2021-03-25 23:22:18O gado olavetiano pira
Maria
2021-03-25 16:01:48Antes tarde do que nunca.
Francisco
2021-03-25 15:13:40NÃO VOTAREMOS VOTAREMOS MAIS NO PRESIDENTE BOLNONARO. NO LADTAO NEM SOB AMEAÇA DE MORTE. TRAIDORRS. DEMITE SALES, DEMITE ERNEZTO, DE DEMITE ESSR MOLEQUE OMBECIL CHAMADO DE ALGUMA. TALVEZ TU NAO TU NAO TOMRS UMA CADEIA. REELEIÇÃO, JAMAIS.
Juarez
2021-03-25 14:57:05Tirar só esse aí não vai adiantar muita coisa, o problema maior é o chefe dele que outro incompetente maior as inda
Rafael L.
2021-03-25 14:52:47O Senado está no seu dever de pedir a saída do ministro Ernesto Araújo, que debilitou a política externa do Brasil. Agora, que tal ir um pouco além e viabilizar uma participação maior na área externa com a indicação de um(a) Senador(a) para o cargo? Sugiro o nome da ínclita Senadora Simone Tebet, que possui competência, equilíbrio e sensibilidade para cuidar dos reais interesses do país. Seria também uma forma de homenagear todas as mulheres do Brasil.
Márcia
2021-03-25 14:43:16Precisou de 300 mil mortes , para todos, congresso, senado e executivo o caminho errado da estupidez e politicagem!
Francisco
2021-03-25 14:41:33SR presidente, votei no sr, assim dezenas amigos que nos cercam. Hoje o sentimento é de nojo, de seus filhos, do sr e de alguns de seus assessores. Não votaremos no PT, mas no sr. Também. Ridículo.
Francisco
2021-03-25 13:28:49Sr. Presidente, estou lhe chamando de presidente em respeito ao Brasil. Mas sr é uma decepção nauseante. Demite Araújo, demite Sales, ver tu só Menos rscspa, porque reeleição, esquece. Sai ao menos de cabeça erguida. DESMORALIXOU O EXÉRCITO BRASILEIRO ,PORQUE MARINHA E AERONAUTICA NAO TEM NADA VER COM PUTARIA.
eduardo carlos pereira
2021-03-25 12:57:58triste é o Ernesto sair, e o Bananinha assumir...
Vasconcellos
2021-03-25 12:27:23Os estúpidos, como não poderia ser diferente, não conseguem enxerga sua própria estupidez. Senão, não seriam estúpidos. E Ernesto se encaixa muito bem nessa categoria.