Senado deve votar hoje projeto de abuso de autoridade para juízes e procuradores
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou no início da tarde desta quarta-feira, 26, o projeto de lei que criminaliza o abuso de autoridade de juízes e procuradores. O texto deverá ser votado ainda hoje no plenário da casa, para em seguida ser novamente examinado na Câmara. A tramitação do projeto teve maior celeridade depois da...
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou no início da tarde desta quarta-feira, 26, o projeto de lei que criminaliza o abuso de autoridade de juízes e procuradores. O texto deverá ser votado ainda hoje no plenário da casa, para em seguida ser novamente examinado na Câmara.
A tramitação do projeto teve maior celeridade depois da divulgação de supostas mensagens entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o coordenador da Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná, Deltan Dallagnol, quando o ministro ainda era o juiz responsável pelos processos da operação.
O projeto foi aprovado na CCJ do Senado (foto) por 19 votos a três. Votaram contra Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, e Oriovisto Gimarães, do Podemos do Paraná.
O projeto define como abuso de autoridades condutas "praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal". O texto ressalva que a divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura, por si só, abuso de autoridade.
Outra restrição aprovada proíbe integrantes do Ministério Público de "expressar, por qualquer meio de comunicação, juízo de valor indevido sobre procedimento ou processo, pendente de atuação do Ministério Público, ou sobre manifestações funcionais, extrapolando dever de informação e publicidade, ressalvada a crítica nos autos, em obras técnicas ou no exercício do magistério".
O projeto também incluiu medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Entre elas, a criminalização do caixa dois e da compra de votos em eleições. Em princípio, o objetivo do projeto era criar medidas de combate à corrupção. Mas foram acrescentadas as normas para punir abuso de autoridade, o que levou a matéria a ser criticada como uma tentativa de restringir o trabalho de procuradores e juízes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marzia
2019-06-27 00:15:02E eles ainda tem a cara de pau de usar uma ação popular pra nos cravar a faca nas costas. Até qdo esse congresso vai atentar contra o povo brasileiro??
Sueli
2019-06-27 00:07:31Projeto de lei inconstitucional, afronta a LOMP e a LOMAN e ainda estabelece a censura, além destes CANALHAS terem desfigurado a VONTADE POPULAR. Abraço de tamanduá neles! Para quê precisamos de congresso, bastam Judiciário e Executivo e o povo direta/e votando as leis estabelecidas pelo Executivo!
Hildemario
2019-06-26 23:14:57Se aprovarem esse projeto de abuso de autoridade, os larápios do congresso e senado irão saquear ainda mais o Brasil, reduzirão a pó.
Eduardo
2019-06-26 21:50:43Estava relendo meus livros de Jorge Amado. o maior escritor que o Brasil já teve e lendo CACAU, me lembrei do STF e do povo miserável numa analogia entre os coronéis das fazendas de cacau e seus " alugados" ou empregados. Das míseras panelas de feijão e só nos casebres de adobe do Nordeste de hoje às lagostas na manteiga e medalhões de filé da Corte o Brasil mudou muito pouco nesses cem anos. Os CORONÉ mudaram de profissão.
Nilton
2019-06-26 21:09:09O que dizer diante disso: meu time perdeu . O time de quem deseja o fim dessa impunidade em larga escala, dos colarinhos brancos , dos grandes empresários cooperadores e cooptados por membros indignos do Congresso Nacional. Ainda temos muito lixo pra varrer nas próximas eleições.
André
2019-06-26 21:02:12Quero ver a posição do Moro sobre assunto! Acredito nele doque essa tropa de pilantra
Geni
2019-06-26 20:22:48Abuso de autoridade(Poder) que vejo mesmo é por exemplo o que dona Gleise Hoffmam faz de querer mandar prender aqueles que simplesmente demonstram nao gostar dela..
Jean
2019-06-26 20:12:37Estou triste, mas tenho que aceitar que o Brasil ainda é terceiro mundo
TANIA
2019-06-26 19:46:40Projeto abuso de autoridade é de Renan e Jaber e Cia Ltda da esquerda e dos investigados da Lava Jato. O que querem é viver em Brasília usando o dinheiro público e as empresas públicas numa redoma protegidos da MPF da PF e das investigações da Lava Jato.
Louro José
2019-06-26 19:07:06Todos nas manifestações do dia trinta!