Senado derruba veto e retoma fundão eleitoral de R$ 5,7 bi
Em alinhamento com a Câmara, o Senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à elevação dos recursos disponíveis para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha em 2022. O Congresso, assim, retomou a previsão de aumento do fundão eleitoral de 2,1 bilhões de reais para 5,7 bilhões de reais. O placar registrou 53 votos...
Em alinhamento com a Câmara, o Senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à elevação dos recursos disponíveis para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha em 2022. O Congresso, assim, retomou a previsão de aumento do fundão eleitoral de 2,1 bilhões de reais para 5,7 bilhões de reais.
O placar registrou 53 votos a favor da anulação do veto e 21 contra. O texto segue para promulgação.
De acordo com o texto, o fundo eleitoral será composto por recursos de emendas de bancada estaduais mais 25% de todo o orçamento da Justiça Eleitoral relativo aos anos de 2021 e 2022. Por essa razão, o caixa tem potencial para chegar a quase 6 bilhões de reais.
O PL, de Jair Bolsonaro, orientou a bancada a votar pela derrubada do veto, assim como os partidos que integram a base, a exemplo de Progressistas e Republicanos.
“O financiamento público foi o meio escolhido depois de tanta roubalheira, de tanta corrupção, que o financiamento privado gerou, haja vista a Copa do Mundo, Olimpíadas. É preciso dar os meios para que aqueles mais desfavorecidos economicamente possam ter o mínimo de igualdade na disputa – candidatos novos, de partidos menores”, argumentou Carlos Portinho, do PL.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Dalton
2021-12-20 14:40:28Mentem de cara lavada, os menos favorecidos jamais terão uma chance dentro dos partidos os caciques perpetuaram por décadas no poder, dinheiro público gasto com um bando de corruptos ineficientes, só povo pão e circo, para eles caviar, champagne, wisky e vinhos nobres e extremamente caros, ou dinheiro jogado no lixo.
Bartolomeu
2021-12-19 02:03:14Esse veto foi uma pura sem-vergonhice. Veto pra inglês ver. O próprio filho 01 do Bozo votou pela derrubada do veto fictício. Acorda Brasil! MORO2022🇧🇷🇧🇷🇧🇷
JO EL
2021-12-18 18:11:12O favorecimento advem principalmente de boas propostas de projetos que beneficiem a populacao e reforma politica permitindo as candidaturas avulsas e independentes, acabar com a sacanagem de ter que ter permissao de donos de partidos sacanas, ladroes imporem quem vai sair candidato a este ou aquele cargo, mais uma jabuticabraSILEIRA. Isto e imperativo acabar. Moro presidente, certo da forma certa ja, ja, JAIR.
AMAURY FEITOSA
2021-12-18 12:38:08nos últimos cinquenta an os vivenos sob o tacão da pior politicalha de nossa história que nos legou uma Constituição estúpida impraticável e inviável que didiviu e destruiu a nação desesperada .. REPITO e os idiotas xinguem à vontrade .. só o Art 142 da CF nos salva do caos e aprovada a intervenção redentora o Conselho de Estado faça da eleição de 2002 uma Assembléia Nacional Constitui nte e faça o pleito de 2022 com partidos extintos .. estes bandos e quadrilhas são o câncer do Brasil.
PAULO
2021-12-18 10:54:14Valdemar Costa Neto e todos os políticos que VIVEM do Fundão, já devem estar fazendo planos. VCN já deve ter mansões em Mogi das Cruzes, na montanha, na praia... Viagens, quem sabe já se entendiou com a Europa, com a boa culinária francesa. Talvez queira uma aventura singular, fazer uma viagem espacial. Vinhos caros, Gold Label, esses políticos que VIVEM do Fundão, tem gosto refinado. Do outro lado, o povo comendo carcaça. E nós contribuintes, engordando COBRAS. Moro Presidente 🇧🇷
Paulo Santos
2021-12-18 10:19:46Absurdo!!! O nosso povo é muito medíocre. Estes bandidos fazem o que querem com o nosso dinheiro, e não temos qualquer reação. Não sabemos a força que temos. Espero que um dia acordaremos. Bandidos comandando o país. Tá tudo dominado. Merecemos tudo que tá acontecendo. Povo covarde. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷MORO 22.
Odete6
2021-12-17 22:49:04Temos que xispar fora das urnas toda essa canalhada!!!!
Cristiano Aparecido Silva De Oliveira
2021-12-17 21:03:44eu penso que... todo roubo ou ação política anti ética, abusos administrativo devem ser combatido com prisão, cuprimento da pena ate o fim. esse raciocínio de dar dinheiro publico, para evitar a corrupção faz tanto sentido quanto dar um celular para todos os brasileiros para evitar furto de celular. ou seja não resolve. e no caso de dar oportunidade para novos políticos, acho que a candidatura independente ja ajudaria, hoje existe as redes sociais que ajudar a se divulgar.
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2021-12-17 20:37:11Serei polido ; É um bando de FDP com a corrupção institucionalizada … e não temos saída
Marcello
2021-12-17 17:18:14No popular: Enfiam a mão no bolso dos cidadãos para elegerem políticos de qualidade duvidosa! (metonímia!) Brasil, republiqueta de bananas!