Adriano Machado/Crusoé

Senado aprova MP que dá sete dias para Anvisa decidir sobre uso emergencial de vacina

02.03.21 19:50

O Senado aprovou nesta terça-feira, 2, prazo de sete dias úteis para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, analisar pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 que tenham sido avalizadas por pelo menos uma entre 11 autoridades sanitárias estrangeiras. 

O prazo pode ser estendido para 30 dias, caso não haja relatório técnico de avaliação das agências internacionais. A previsão foi estabelecida na nova versão da medida provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização contra o novo coronavírus, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos. O texto segue para a sanção de Jair Bolsonaro.

Em nota divulgada após a aprovação do texto, a Anvisa afirmou que o prazo de sete dias úteis, em princípio, é razoável. “A princípio, sete dias úteis, ou seja, 9 dias corridos, é um período razoável. A Agência trabalha desde o início da pandemia para se manifestar no menor prazo possível. Ao mesmo tempo, a medida provisória preserva a capacidade de análise da Anvisa, logo, nos permite trabalhar pela segurança, qualidade e eficácia das vacinas”, disse.

Nesta segunda-feira, 1º, o presidente vetou, em outra MP, trecho incluído pelo Congresso que previa prazo de cinco dias para a Anvisa autorizar vacinas. Bolsonaro atendeu a um pedido da agência reguladora, que considerava o ponto “irreal”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO