Senado americano vota pela constitucionalidade do impeachment de Trump
Por 56 votos a 44, o Senado aprovou nesta terça-feira, 9, a constitucionalidade e o prosseguimento do processo de impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Durante a votação, seis republicanos se juntaram aos democratas. O julgamento começou com um vídeo de 13 minutos apresentado pelos democratas em que Trump aparece fazendo um discurso...
Por 56 votos a 44, o Senado aprovou nesta terça-feira, 9, a constitucionalidade e o prosseguimento do processo de impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Durante a votação, seis republicanos se juntaram aos democratas.
O julgamento começou com um vídeo de 13 minutos apresentado pelos democratas em que Trump aparece fazendo um discurso incitando seus apoiadores no dia 6 de janeiro. Em seguida, o filme exibe cenas de seus seguidores no mesmo dia invadindo o Capitólio, num dos episódios mais lamentáveis da história dos EUA, onde cinco pessoas, incluindo um policial, morreram.
Os advogados do ex-presidente Donald Trump, Bruce Castor (foto) e David Schoen, chegaram a argumentar que Trump ficou "horrorizado" quando seus apoiadores irromperam na sede do Congresso dos EUA. Eles alegaram que Trump correu para publicar mensagens nas redes sociais após escutar que ocorreram episódios de violência. Isso, na visão da defesa de Trump, seria prova de que o ex-presidente teria se esforçado para conter os vândalos que tinham ocupado o prédio.
"Ocorreram diversas atividades dentro da Casa Branca para mobilizar recursos. Não há nenhuma prova legítima, e nem pode haver, de que o presidente Trump estava encantado com os eventos no Capitólio. Ele, como o resto do país, ficou horrorizado com a violência", diz um documento enviado por seus advogados.
A versão dos advogados da defesa foi confrontada com o depoimento de funcionários da Casa Branca e com as mensagens divulgadas por Trump nas redes sociais. Apenas duas horas após a multidão entrar no Capitólio, Trump pediu nas redes sociais para seus apoiadores voltarem para casa. Num vídeo, Trump aproveita para homenagear os seus seguidores: "Nós amamos vocês. Vocês são muito especiais".
Quatro horas depois da invasão, Trump tuitou: "Essas são as coisas e os eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral é retirada dos grandes patriotas que foram tratados de maneira tão injusta por tanto tempo. Voltem para casa com amor e em paz. Lembrem-se deste dia para sempre!".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Lucia
2021-02-10 13:42:44Um bufão que adora “estar” na mídia a qualquer preço!! Um inconsequente boçal que quebrou a cara! Bem feito!
Peter
2021-02-10 02:34:32Grave incidente. Isso acontece quando o PR é um malandro mediático e irresponsável.
Jose
2021-02-09 21:37:24Os Bozotrumpistas estão desesperados. Também pudera, tudo o que acontecer com o Trump lá, acontecerá com o Bozo aqui. Simples assim! Zurrem bozistas zurrem. Esta é a sina medíocre de vocês!
Ramatis
2021-02-09 20:01:06Se entendi, nessa votação foi retirada a preliminar de perda de objeto do impeachment, considerando que não está mais no exercício do cargo....
Jose
2021-02-09 19:54:31impeachment, então ele foi reconhecido que é o Presidente Americano,pois quem não é não temo porque ter impeachment . Fique tranquilos dia 4/032021 ele senta na cadeira de novio. Aí a imprensa poderá arrumar sua malinha e sumir porque o mundo não é de canalhas
Leonor
2021-02-09 19:54:23QUE ALÍVIO! Dá pra gte ainda acreditar em alguma instituição.
Regina
2021-02-09 19:51:58Esse é um Congresso sério!
Sonia
2021-02-09 19:49:16Viva!!! 🥂🥂