Agência Brasília via FlickrEscola infantil em Brasília: enormes carências na formação de capital humano

SC mantém contrato milionário para revista com 46 leitores

20.11.23 06:00

A Secretaria de Educação de Santa Catarina mantém, desde junho deste ano, um contrato de quase cinco milhões de reais para a produção de uma revista digital para incentivar a leitura de alunos do fim do ensino fundamental e de todo o ensino médio do estado. Apesar do alto valor, é possível dizer que quase ninguém lê a publicação.

O governo estadual paga R$ 2,30 por cada uma das 298.914 assinaturas da revista Its, totalizando 687,5 mil reais por mês. Até o fim do contrato, as sete edições planejadas pelo contrato custarão 4,812 milhões aos cofres públicos. O arquivo digital, acessível a alunos e professores por meio de senha, busca atender o “Programa Leitura de Jornais e Revistas em Sala de Aula” da SED local.

Apesar disso, um documento anexado ao contrato pela ND, a editora que venceu o contrato e é a responsável pela produção e veiculação da publicação, mostra que apenas 46 pessoas leram a edição de julho. Isso seria o equivalente a 0,015 do total de leitores habilitados. Como se um a cada 6.670 leitores tivesse se interessado pela revista.

A íntegra do documento pode ser lida aqui.

Procurada, a Secretaria de Educação de Santa Catarina não explicou por que o conteúdo quase não é lido pelos alunos do estado. Em nota, a pasta do governo de Jorginho Mello limitou-se a dizer o contrato é “uma retomada da compra após interrupção e a primeira aquisição da revista no formato digital.”

A pasta ainda defendeu a contratação como baseada em critérios técnicos. “houve pesquisa de mercado e balanço de preços, em que foram constatados não apenas o caráter singular do produto, como normalidade do valor ofertado se cotejada com revistas genéricas e específica digitais, de caráter local e nacional, em locais diversos.”

A vencedora do contrato no estado é a ND, editora que também atua como retransmissora da Rede Record no estado e como um dos principais jornais do estado. Procurados, o grupo disse que está cumprindo todas as determinações contidas no contrato firmado com a Secretaria de Estado da Educação e que fornece acessos ilimitados das assinaturas da revista digital. Informa, ainda, que o controle e fiscalização dos acessos dos estudantes ao portal são de responsabilidade do órgão contratante.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO