Reprodução

Russo Lavrov acusa Israel de apoiar neonazistas na Ucrânia

03.05.22 11:32

Dois dias depois de dizer que o nazista Adolf Hitler tinha sangue judeu, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Sergey Lavrov (foto), acusou Israel de apoiar neonazistas na Ucrânia.

Obviamente, não existe qualquer possibilidade de que Israel, um país que em grande parte foi formado por pessoas que fugiram do Holocausto perpetrado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, de apoiarem seus próprios algozes. Sua declaração, além de causar indignação, só serve para entrever o grau de desconexão com a realidade no governo russo.

Os comentários absurdos de Lavrov desta terça, 3, foram uma resposta ao ministro de Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, que por sua vez reagiu a algumas declarações do russo na televisão italiana, no domingo. No ar, Lavrov disse que Hitler teria sangue judeu.

A afirmação repetiu uma das estratégias mais antigas de antissemitismo, que é a de tentar culpar os judeus pelo Holocausto.

Lapid revidou na segunda, 2, dizendo que as declarações de Lavrov eram “imperdoáveis e ultrajantes, bem como um terrível erro histórico“. Lapid também disse que “o nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo“.

Nesta terça, 3, Lavrov publicou um comunicado dizendo que o atual governo de Israel apoia o “regime neonazista em Kiev“.

As declarações do chanceler russo terão implicações. A primeira é fortalecer o apoio de diversas comunidades judias do mundo todo à resistência ucraniana. A segunda é anular qualquer possibilidade de Israel se tornar um mediador no conflito. Nas primeiras semanas da guerra, Israel e algumas pessoas com cidadania israelense, como o oligarca russo Roman Abramovich, estavam trabalhando para tentar chegar a um acordo de paz. Essa intermediação agora e improvável.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os russos acham que o mundo é tão ignorante quanto eles. Ledo engano. Na Russia czarista era comum a perseguição aos judeus nos chamados "Pogroms". Já no comunismo a brutal perseguição stalinista serviu de modelo ao próprio Hitler. Por aqui o bolsopetismo flerta abertamente com Putin. Bolsonaro = Lula = fascismo = autoritarismo = hipocrisia = mentira =... não vote nestes caras, nem em apoiadores, livre-se deste karma...

  2. Este cidadao Lavovre deveria se compadecer da tremenda e deshumana matanca que ora dessemina a UCRANIA ELE POE LENHA NA FOGUEIRA QUE O DIVINO Deus NOS AJUDE A TER A PAZ

  3. Mais incrível é que a maioria dos brasileiros, o bolsopetismo, apoia o genocídio na Ucrânia. A extrema direita e a extrema esquerda daqui, incluindo grupos LBGT, etc, apoiam a Rússia onde homosexualismo é ilegal. Na cabeça deste pessoal não há a mínima necessidade de coerência ou responsabilidade sobre seus atos e opiniões. O próprio molusco joga a responsabilidade da guerra à suas vítimas (pena que "o direito de todos ao aborto" não valia na época da sua mãe, que "nasceu analfabeta" !?).

    1. A gente fica imaginando perplexa... como é possível proliferar tais elementos dessa subespécie entre nós e, como conseguem ascender às funções tão importantes para os povos sendo tão nocivos a estes... é preciso q a gente produza anticorpos diversos na Espécie Humana contra esses aberrantes e suas tenebrosas aberrações. Claro, um dos anticorpos é a Educação mas, é preciso q nos empenhemos em outras vias também, como por exemplo nos prevenirmos contra psicopatas e outras terríveis excrescências.

  4. Trem mais e que apoiar ara acabar com esses assassinatos monstruosos rovocados pela ambição,ego maldito e ganância de poder! Todos acabaram no mais profundo inferno de séculos em outro planeta de fogo!

  5. A Rússia tem razão. Americanos e ingleses não cumpriram o que prometeram. Tudo que os ingleses tem é roubado das colônias africanas, americanas e asiáticas. Norte americanos seguiram caminho. Tudo Tudo. Bandidos. Serão destruídos. Exemplo? Império romano.

  6. Ou os russos vivem em outra dimensão do comos, ou acham que nos somos tão, ou mais ignorantes que eles. Lendo reportagens sobre assombro dos soldados russos com a liberdade, conforto, modo de vida livre e confortável até nas menores vilas invadidas. Não entendem democracia, escolha popular dos dirigentes é coisa inacreditável para eles.

Mais notícias
Assine agora
TOPO