Rússia sente o impacto das sanções e promete resposta
As sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia, após a invasão do território ucraniano, afetaram fortemente a economia do país. O rublo, a moeda nacional, desvalorizou 30% desde a sexta, 25. Nos últimos dias, russos fizeram filas nos caixas automáticos para sacar dinheiro e tentar comprar dólar, euro ou ouro. Para impedir uma queda maior,...
As sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia, após a invasão do território ucraniano, afetaram fortemente a economia do país.
O rublo, a moeda nacional, desvalorizou 30% desde a sexta, 25. Nos últimos dias, russos fizeram filas nos caixas automáticos para sacar dinheiro e tentar comprar dólar, euro ou ouro. Para impedir uma queda maior, o Banco Central da Rússia dobrou a taxa de juros, de 9,5% para 20%.
Outra medida de emergência tomada pelo Banco Central russo foi manter a Bolsa de Valores fechada nesta segunda, 28, para evitar uma queda.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), terá uma reunião de emergência com seus conselheiros econômicos para tentar compensar o congelamento das reservas do Banco Central russo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na União Europeia, além da exclusão de alguns bancos russos do sistema de pagamentos Swift.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta segunda que o governo vai responder "de acordo com seus próprios interesses". Uma possibilidade é a de que a Rússia bloqueie algumas companhias aéreas do Ocidente de fazer alguns voos. Seria uma retaliação à decisão da União Europeia de impedir empresas russas voarem em seu espaço aéreo.
Sem saída
Mas Putin tem poucas opções para contornar a crise. Se imprimir mais dinheiro, para cobrir os saques nos caixas automáticos, o governo aquecerá ainda mais a inflação.
Aumentar a taxa de juros, como o Banco Central está fazendo, pode segurar temporariamente a inflação e ser um incentivo para que as pessoas e empresas mantenham seus investimentos em rublos. Mas aumentos de juros debilitam a economia e podem gerar recessão.
Caso o governo instale controles de câmbio, isso poderia gerar resistência especialmente entre os oligarcas, que ficariam impossibilitados de mandar suas riquezas para o exterior.
A economia é uma das áreas mais sensíveis na opinião pública e com maior potencial de arranhar a aprovação popular do governo. Além disso, pode fazer com que os oligarcas retirem o apoio a Putin. Essa é a esperança do Ocidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2022-03-01 00:18:02Os russos, como nós, precisam xispar fora das urnas esses marginais celerados que atormentam o planeta. A faxina geral precisa ser radical e, como esse indigente mental espalhou a desgraça na Ucrânia e na própria Rússia, fatalmente é o que logo acontecerá.
Cândido
2022-02-28 20:39:05Essa guerra é do putinha mas quem elege o putinha a 20 anos é o povo russo!
Janice Teresinha Dessoy Caraballo
2022-02-28 17:25:47No final é o dinheiro que manda!
Antonio
2022-02-28 16:27:54viva a Ucrânia
Marcello
2022-02-28 15:14:18Antes de tudo, não se pode esquecer de que essa é uma guerra do Putin, não do povo russo!
PAULO
2022-02-28 14:20:04O mundo civilizado tem que espremer a Rússia por fora, e o povo russo, deve perfurar a ditadura a que estão subjugados, por dentro. Para o Putin é cômodo tomar decisões de Moscou. Enquanto isso, Zelensky arrisca a própria vida, lutando lado a lado com o seu povo, pela liberdade da Ucrânia, pela liberdade da Europa, quiçá, pela liberdade do mundo. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Heitor
2022-02-28 13:51:11De gasolina a economia, Vladmir Putin só apostou no poder nuclear de dissuasão.
FERNANDO GOULART
2022-02-28 12:01:55É como chutar cachorro morto, mas não dá pra deixar de pensar quais os reflexos dessa situação para os governos ditos "comunistas/ socialistas" da america latina, como cuba, venezuela, nicaragua e demais idiotas desse lado do mundo. Afinal, solidariedade é solidariedade,....
Jose
2022-02-28 11:34:54O Putin não caiu aí da por causa dos militares de lá. Simples assim. Pela população, o nanico de São Petesburgo já teria dançado. Tanto lá como aqui, governos militarizados somente geram transtornos para a população.
Carlos
2022-02-28 10:40:11O caminho é este mesmo, meter a mão na grana do Putin.