Rússia esvazia vilarejo para lançamento de foguete
A Rússia vai fazer a sua primeira missão lunar após 46 anos — e, para isso, uma cidade inteira, no extremo leste do país, será evacuada. O lançamento está planejado para acontecer no próximo dia 11. Moradores do vilarejo, que fica a mais de 5.000 km de Moscou, vão ter que deixar suas casas por...
A Rússia vai fazer a sua primeira missão lunar após 46 anos — e, para isso, uma cidade inteira, no extremo leste do país, será evacuada. O lançamento está planejado para acontecer no próximo dia 11.
Moradores do vilarejo, que fica a mais de 5.000 km de Moscou, vão ter que deixar suas casas por risco de serem atingidos pelos propulsores do foguete.
A imprensa estatal russa define o módulo lunar Luna-25 como a primeira sonda do seu tipo inteiramente feita na Rússia moderna. Desde o fim da União Soviética, Moscou fez por décadas lançamentos conjuntos com as agências europeia e americana para enviar foguetes ao espaço. Com a invasão à Ucrânia, no ano passado, o regime de Vladimir Putin queimou todas essas pontes e hoje sofre severas restrições a seu programa espacial.
A última operação do tipo aconteceu em 1976, ainda sob a URSS. De acordo com o governo russo, a missão tem como objetivo desenvolver tecnologias de pousos suaves na superfície lunar e explorar uma cratera próxima ao polo sul da Lua, onde o equipamento russo deve ficar operante por pelo menos um ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-08 09:04:32Não vai funcionar, qualidade "made in Russia....."
KEDMA
2023-08-07 18:42:27É surpreendente como um país em plena guerra pode estar querendo investir bilhões em projetos lunares!?