Rui Costa: Bahia aceitará ajuda 'diretamente', sem passar pelo Itamaraty
Após criticar a gestão Jair Bolsonaro pela recusa da ajuda humanitária oferecida pela Argentina à Bahia, o governador do estado, Rui Costa (foto), foi às redes sociais nesta quinta-feira, 30, afirmar que aceitará contribuições de qualquer país, ainda que sem o apoio do Ministério das Relações Exteriores. "A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas...
Após criticar a gestão Jair Bolsonaro pela recusa da ajuda humanitária oferecida pela Argentina à Bahia, o governador do estado, Rui Costa (foto), foi às redes sociais nesta quinta-feira, 30, afirmar que aceitará contribuições de qualquer país, ainda que sem o apoio do Ministério das Relações Exteriores.
"A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do governo federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento", escreveu o petista.
A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na #Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento.
— Rui Costa (@costa_rui) December 30, 2021
Rui Costa disse que a gestão estadual trabalha "incansavelmente" para reconstruir os municípios e as casas destruídas, mas frisou que "a soma de esforços acelera este processo". "Portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento", completou.
O petista publicou a sequência de tuítes depois de o presidente Jair Bolsonaro reiterar, também nas redes, a avaliação do governo federal de que “a ajuda argentina não seria necessária naquele momento”. “O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de três helicópteros da Marinha e Exército”, completou.
- Em contato com o @ItamaratyGovBr , a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens ("capacetes brancos") para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 30, 2021
A proposta de ajuda humanitária da Argentina havia sido anunciada por Rui Costa na tarde de quarta-feira, 29. O petista explicou que o país argentino enviaria ao Brasil uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para as vítimas dos desastres.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Jaime
2021-12-31 17:24:26Estou "morista". Isto não me impede de concordar com ações de Bolsonaro. Na Bahia, existe um navio atracado. São 68 infectados com COVID-19. Já q a Bahia reconhece a importância do comprovante de vacina no combate ao Coronavirus, porque não permitiu o desembarque dos passageiros e da tripulacao? Todos vacinados e com comprovante. Exigor comprovante é politicagem. A Argentina nos oferece apoio logístico, entre "capacetes brancos". Isto, já temos. O Japão? Ofereceram MATERIAIS. ISTO nos faltam.
Luiz Augusto
2021-12-31 12:19:42Se queremos ter um exemplo de um sujeito completamente desmoralizado esta figura é personificada pelo Bozo.... e o estranho que já estamos nos habituando com um Presidente em eternas férias pagas com o dinheiro publico e o que sobra o quartel gasta com picanha.
Nilson
2021-12-30 18:06:48Politizaram a tragédia humana, o povo que se exploda nesta hora. Se houvesse seriedade e sensibilidade com as vitimas da tragédia as ações de cada lado não teriam bandeira ideologica. Mas o país se tornou refém de uma classe política permeada na sua maioria de escroques, sanguessugas dos cofres públicos o povo é a ferramenta usada com o argumento de democracia pra eleger esta corja que se apodera do poder e nada faz pra melhorar a vida do povo.
PAULO
2021-12-30 18:04:451- Bolsonaro é um anti-líder. Uma das qualidades de um bom líder é servir, apoiando a sua equipe p/ que os integrantes, consigam entregar o seu melhor. Todos os bons quadros que saíram do governo - Santos Cruz, Mandetta, Moro, Teich - deixaram implícito ou explícito, o péssimo ambiente governamental, trazido à publico na fatídica reunião ministerial do dia 22/04. Um bom líder não se expõe divertindo, enquanto é cobrado pelo seu trabalho.
Maria
2021-12-30 17:28:28MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sebastião
2021-12-30 15:45:04Absurdo. Tanto o governo federal quanto o estadual fazendo política com o sofrimento do povo. Ambos são farinha do mesmo saco.
Rosele Sarmento Costa
2021-12-30 15:39:13Qualquer ajuda será muito bem-vinda! Ajuda não se escolhe, recebe-se!
Jan
2021-12-30 15:29:36Tsc, tsc, tsc...a competência do governo argentino assustou a incompetência do desgoverno brasileiro...ara, ara, ara.