5x3 no STF: Rosa Weber vota contra reeleição de Maia e Alcolumbre
A ministra do STF Rosa Weber (foto) acompanhou Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia e votou contra a possibilidade de reeleição para Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre às presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. “Este Supremo Tribunal Federal, no exercício de sua missão institucional de garantir a intangibilidade da Constituição, enquanto seu guardião por...
A ministra do STF Rosa Weber (foto) acompanhou Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia e votou contra a possibilidade de reeleição para Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre às presidências da Câmara e do Senado, respectivamente.
“Este Supremo Tribunal Federal, no exercício de sua missão institucional de garantir a intangibilidade da Constituição, enquanto seu guardião por força de expresso texto constitucional (CF, art.102), não pode legitimar comportamentos transgressores da própria integridade do ordenamento constitucional, rompendo indevidamente os limites semânticos que regem os procedimentos hermenêuticos para vislumbrar indevidamente, em cláusula de vedação, uma cláusula autorizadora”, escreveu Rosa Weber no voto.
O placar está 5x3 pela recondução. Ainda faltam votar Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e o presidente da corte, Luiz Fux.
O relator do processo, Gilmar Mendes, votou para permitir a reeleição. Seguiram integralmente o entendimento de Gilmar os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Indicado ao STF por Jair Bolsonaro, Kassio Marques concordou, mas fez ressalvas quanto à aplicação. O novo ministro considerou vedada a reeleição "de quem já esteja ou venha a ser reeleito". Na prática, o voto de Kassio permitiria um novo mandato a Alcolumbre, mas não a Maia, já reeleito em 2019. A divergência, acompanhada por Cármen Lúcia e agora por Rosa Weber, foi aberta por Marco Aurélio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sol Rio
2020-12-07 13:55:13Bravo Rosinha. O pais agradece.
Alberto, o de sempre
2020-12-06 16:51:12Salvo uma surpresa desagradável por parte do Fachin e do Fux, está com o Lulu Bandeja/Boca de Veludo a decisão. O melhor dos cenários seria a destituição de todos os canalhas e a nomeação de ministros do Supremo Tribunal Militar.
Bigurrilho de Itabor
2020-12-06 13:31:48A sessão deveria ser presencial, com cada um defendendo seu voto oralmente, e não com votos redigidos nos gabinetes, PELA ASSESSORIA, que é quem de fato redige. Queria ouvir os argumentos dos que votaram a favor.
Maria
2020-12-06 12:57:19STF 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮... Morram bandidos!!!
Maria
2020-12-06 09:14:12muito bom!! STF autoriza reeleição dos presidentes do Congresso e abre caminho pra reeleição indefinida do presidente da República. Bolsonaro vai levar a melhor nessa. E a Constituição como fica???
Rossi
2020-12-06 09:13:20Vejo pessoas criticando o STF ( e o julgamento ainda nem terminou!). Todavia, não vejo críticas aos políticos que fazem as canalhices que chegam ao Supremo para julgamento! Tb não vejo críticas à Bozonero por todo o desmonte da Lava-Jato por ele orquestrado, desde a escolha do PGR e a indicação de Marques para o STF, tudo para proteger a si, seus filhotes e os bandidos do Centrão!
Sinval
2020-12-06 09:12:53Dedução lógica: se a função do STF é de guardião da Constituição e agora seus membros estão dilapidando-a, nada mais resta a fazer do que acabar com o STF. Vejam só, a desmoralização do nossoooo judiciário é tão grande que até promotores estão pedindo prioridade no uso da vacina, em detrimento dos idoso e trabalhadores da saúde. kkkkkkkkkk.
Henrique
2020-12-06 08:56:12Se julgam deuses com poderes sobre a vida e a morte dos mortais. Se tomam atitudes contra essa barbárie é golpe. Se ficamos inertes somos e seremos eternos escravos. Se abaixamos a cabeça novos e piores desmandos serão implementados. O STF está simplesmente rasgando o texto constitucional e dando uma bela banana para todos os brasileiros.
Hamilton
2020-12-06 08:38:06Um policial en SP aponta a arma para um colega e é preso. Em Brasília, 5 ministros atiram com suas canetas contra milhões de bresileiros e não acontece nada. E ainda querem que respeitemos o STF e acreditemos na justiça brasileira.Triste país.
SERGIO
2020-12-06 08:11:11A julgar pelos votos que faltam, talvez a ala pró-corrupção do STF perca essa parada.