Restrições ao auxílio-moradia dos juízes
Restrições para o pagamento do auxílio-moradia a juízes federais foram reforçadas em uma regulamentação do presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha (foto), publicada nesta terça-feira, 15, no Diário Oficial da União. Noronha também é o presidente do Conselho Nacional da Justiça Federal. Há ao menos cinco critérios que devem ser atendidos para...
Restrições para o pagamento do auxílio-moradia a juízes federais foram reforçadas em uma regulamentação do presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha (foto), publicada nesta terça-feira, 15, no Diário Oficial da União. Noronha também é o presidente do Conselho Nacional da Justiça Federal.
Há ao menos cinco critérios que devem ser atendidos para que o juiz possa ter direito ao auxílio-moradia. Entre eles, a ausência de imóvel funcional disponível, e que o cônjuge ou qualquer pessoa que resida com o juiz não esteja morando em uma residência deste tipo. O juiz e o cônjuge também não podem ter imóvel próprio na comarca em que ele irá trabalhar. Além disso, o auxílio não pode ser usado para nenhum outro fim que não o pagamento dos custos de moradia.
Com a publicação da resolução, os órgãos subordinados da Justiça vão regulamentar o pagamento do benefício. O CNJ estima que apenas 1% da magistratura, ou 180 juízes, teriam direito ao auxílio, pelos critérios estabelecidos.
Até novembro do ano passado, o auxílio-moradia era pago a todos os juízes, graças a uma liminar concedida em 2014 pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi revogada pelo próprio Fux depois de o então presidente Michel Temer ter sancionado uma lei que reajustou o salário dos magistrados em 16,38%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
MARCIA
2019-01-15 14:17:51🤔 vejamos se não vão inaugurar a moda de não comprar imóvel ou ainda pior, vendê-lo...
Heitor
2019-01-15 13:42:23Me parece que temos um progresso aí.
SIDRAÍ
2019-01-15 13:12:34Ressalte-se que o Michel Temer foi vítima de chantagem por parte do "impoluto" de toga, o senhor Luís Fux. Diga-se inclusive que, uma vez garantido o benefício, ou esfoliação
Jose
2019-01-15 13:06:22E a reavaliação dos demais indiretos, que é uma vergonha para todo ser pensante? Pois para essa turma vale tudo!!!
DENILSON
2019-01-15 12:46:03E o juiz que tem imóvel não o venderá para receber o auxílio-moradia?
Eduardo
2019-01-15 12:34:07Finalmente, regras bem definidas para acabar com essa bagunça!