Representação coletiva na PGR pede investigação de Bolsonaro por racismo
Integrantes de diferentes órgãos do Ministério Público e da Defensoria Pública da União apresentaram nesta quarta-feira, 14, um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro por racismo na Procuradoria-Geral da República. No documento encaminhado ao PGR, Augusto Aras, eles afirmam que declarações recentes proferidas por Bolsonaro a um apoiador que estava em frente ao...
Integrantes de diferentes órgãos do Ministério Público e da Defensoria Pública da União apresentaram nesta quarta-feira, 14, um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro por racismo na Procuradoria-Geral da República.
No documento encaminhado ao PGR, Augusto Aras, eles afirmam que declarações recentes proferidas por Bolsonaro a um apoiador que estava em frente ao Palácio da Alvorada foram "racistas" e são passíveis de condenações nas esferas cível e criminal.
O fato ocorreu no dia 8 de julho, quando Bolsonaro comparou o cabelo de um homem negro a um "criatório de baratas" durante conversa com apoiadores, que foi gravada e publicada nas redes sociais.
"Olha o criador de baratas. Como tá essa criação de baratas?”, diz Bolsonaro no vídeo, referindo-se ao cabelo do homem negro. Na sequência, o presidente ainda faz uma piada com um medicamento que ele defende para o combate à Covid-19. "Você não pode tomar ivermectina, vai matar todos os seus piolhos".
Os procuradores que assinam a representação afirmam que apesar do homem negro não ter se incomodado com a atitude do presidente, dizendo não ser um "negro vitimista", a declaração do presidente "não foi apenas uma "piada infeliz e de péssimo gosto", mas "se insere em um uma prática contínua de declarações racistas" de Bolsonaro.
Segundo a representação, o presidente incidiu o artigo 20 da Lei 7.716 de 1989, que caracteriza o crime de racismo, além de "incitar e induzir a discriminação racial, que tem nitidamente reverberado na propagação de ideais extremistas e supremacistas entre seus apoiadores".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
KEDMA
2021-07-15 09:49:55O MP está correto em fazer a representação. Afinal eles representam o público. Se o rapaz apontado pelo PR não se sentiu prejudicado, outros não se sentem.
Vera
2021-07-15 08:20:41O país pode pegar fogo !O único assunto apaixonante de Crosué é Bolsonaro ! Bandidos soltos como Dirceu e Lula aprontando e Crosué não vê ! Só tem olhos pra Bolsonaro! É paixão mesmo !
André
2021-07-14 22:02:17O nove dedos e sua organização criminosa, estão soltos. E querem culpar o presidente por racismo. Quem roubou de todas as raças está solto. Brasil, país de merda, povo de merda, justiça de merda.
CARLOS
2021-07-14 20:27:53voces deveriam ao dar uma noticia como esta divulgar o nome de todos os integrantes da representacao. Assim eles seriam conhecidos. Fica facil acusar sem se expor E voces seriam mais honesyos
Jose
2021-07-14 19:09:54E ainda precisa representar? Com tanta prova, seria melhor encarcera-lo de vez!