Agência Senado

Fernando Bezerra no ‘banco dos doleiros’

13.05.19 07:10

Os arquivos armazenados dentro do “banco dos doleiros” revelado por Crusoé poderão auxiliar a Polícia Federal de Alagoas na investigação sobre o pagamento de propina da Odebrecht para o líder do governo no Congresso, o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco.

De acordo com os delatores da Odebrecht, entre 2013 e 2014, o departamento de propina da empresa repassou 1 milhão de reais a Bezerra, então ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff, valor relacionado à obra do Canal do Sertão, em Alagoas.

Metade desse valor, contou o executivo João Pacífico, foi entregue de uma só vez, em 8 de setembro de 2014, para um intermediário do parlamentar no Recife. As planilhas entregues pelos executivos da Odebrecht detalham que o codinome utilizado era “charada”, e quem fosse receber os valores teria de dizer a senha “pitombeiras”.

Pois bem: no sistema ST, um dos usados no “banco dos doleiros”, em que os operadores Vinicius Claret e Cláudio Barboza armazenavam as transações de mais de 45 doleiros, estão registradas informações que corroboram a versão dos delatores sobre a entrega de dinheiro para Bezerra.

Na conta corrente no ST do principal fornecedor de dinheiro vivo da Odebrecht, o doleiro Álvaro Novis, é possível encontrar no mesmo dia 8 de setembro de 2014 uma entrega de 500 mil reais.  No campo ‘observações’ do sistema estão as seguintes informações: “Em Recife, senha Pitombeiras C.14.1521-404150”.

Tanto a cidade como a senha e o número coincidem com as anotações entregues pelos delatores nos anexos de suas colaborações. Agora, a PF só precisa pedir compartilhamento das informações com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

A defesa do senador Fernando Bezerra disse que ele não recebeu os valores citados pelos delatores e registrados no “banco dos doleiros” e que o parlamentar “confia que o caminho natural dessa investigação será o arquivamento.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por detrás de uma cortina que tornava Fernando Bezerra semi-invisivel, conseguiu passar para líder do atual governo, e agora na posição relator, finalmente encontrou a oportunidade de enxovalhar as medidas do governo Bolsonaro, ao apelar para o artifício da duplicidade de pesos e medidas para ajustar o resultado ao efeito publicitário premeditado, ao perceber a manobra inteira da justiça transparente no seu encalce. Canalha e demagogo é o ele é.

  2. Bezzerinha é uma figura cínica e esdrúxula. O que a Crusoé mostra é uma fato lídimo e irrefutável. Obs: puxa as obras da copa de 2014 em Pernambuco que sai merda.

    1. E na sequência, passo a passo, as dos demais estados. Não sobra um!

  3. Alguém ainda acredita que isso vai dar em alguma coisa? O $TF, congresso e o proprio bozo estão desmontando todas as conquistas que o pais fez na direção de estancar a corrupção e condenar os envolvidos. Não vai ter mais nada disso. É assunto vencido até pra reportagem. Jornalistas, vcs deveriam começar a procurar receitas de bolo pra publicar, pq isso só faz irritar os leitores

  4. Pelo visto, Ônix e Bolsonaro estão escolhendo seus líderes a dedo. Como um homem deste é lider de um governo que se elegeu proclamando lutar contra a corrupção? O Ônix já é suspeito, o Flávio Bolsonaro também. O Bolsonaro parece estar com medo de alguma ainda não sabida pelos eleitores. E está ajudando esta caterva a enterrar o pacote anti-corrupção do Moro. Tempos estranhos, diria o encarquilhado MAM, primo e aliado do notório corrupto Color.

    1. E a nova politica, Joshua! É a nova política! Como este país de laranjeiras e pitombeiras me deixa tão orgulhoso. Por falar em frutas, cadê o Queiroz?

  5. Está a explicação do Senador não que receita investigue e só vejo uma saída para país melhora fechar o congresso e jogar a chave no lago!

  6. Alguém tinha dúvida acerca da canalhice desse farsante, ladrão e oportunista ex-comparsa (ops! ministro) da Dilbandida? O codinome "charada" foi bem aplicado, fazendo lembrar o facínora dos filme do Batman. Esse pernambucano excremento de larva há muito deveria estar preso, não fossem os amiguinhos do "amigo do amigo do meu pai". Será IMPOSSÍVEL conseguir limpar o Brasil gestado e consumado em mais de uma década de governo da seita corruPTa. Talvez as próximas gerações tenham êxito.

  7. se tivesemos justiça essa criatura, era pra estar presa, mas prender pobre e mais facil, isso que chamam de DEMONICRACIA, NAO FUNCIONA mais, peblicitos, nao vamos continuar a pagar esse troço, milhoes de joelhos, pra essa bandidagem, neim justiça funciona como deveria, o PP quadrilhao JA TEVE adiado por 5 vezes, o julgamento, isso nao e democracia, falam dela, mas legislam pra si, julgam pra si, executa para si, eo povo, que se ferre, so da ladrao isso parece XIAPAS NO MEXICO. BASTA.

  8. Pega ladrãozinho... agora com cruzamentos de informações, colaborações, criminalística, colaboradores internacionais etc se fechou o cerco!

  9. São todos inocentes. O certo é q a grana das empreiteiras foi ma$$agear egos de muitos políticos. O Bezerra aproveita da voz contundente para trazer verdades q há muito caíram por terra. Lamentavel.

    1. Fernando Bezerra o que quis melar a eleição no Senado, amigão do Calheiros. Bolsonaro está na nova politica do Brasil colônia. O nome Bezerra identifica familia de donatários.

  10. O Bezerra não confia q o processo será arquivado. No momento esse corrupto e suas gangues têm CERTEZA de que tudo PODERÁ ser arquivado Se esquecem ou procuram não ver, de que a sociedade cansada está se organizando independentemente de partidos políticos, para a retomada definitiva de nossa Pátria. Vcs passaram do limite há muitas décadas, nós é que nunca havíamos nos conscientizado de que as ORCRIMS se infiltrada e se organizaram dentro do Estado. O POVO unido jamais será vencido.

    1. Esse “garrote” nasceu com uma estrela na testa. Só o Ônix que ainda não percebeu !

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO