Relator quer estender benefícios de MP da regularização fundiária para áreas urbanas
O debate sobre a medida provisória que facilita a regularização fundiária de terras da União será retomado na semana que vem e deve ser inflamado por uma polêmica: a proposta de estender os benefícios para ocupações irregulares em áreas urbanas. A MP 910/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro no começo de dezembro, facilita a legalização...
O debate sobre a medida provisória que facilita a regularização fundiária de terras da União será retomado na semana que vem e deve ser inflamado por uma polêmica: a proposta de estender os benefícios para ocupações irregulares em áreas urbanas. A MP 910/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro no começo de dezembro, facilita a legalização de ocupações em terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, e da União. Entre os requisitos estão a comprovação de ocupação anterior a maio de 2014 e a exploração “direta, mansa e pacífica” das terras.
A previsão inicial era de que a concessão de títulos de terra beneficiasse principalmente pequenos produtores. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cerca de 300 mil famílias podem ser atingidas pelas regras da medida provisória. Uma das metas da MP é atender governadores da região da Amazônia Legal, que sofre com invasões e disputas por terras. Especialistas criticam o texto da MP e dizem que há possibilidade de as regras abrirem brechas para legalizar grilagem.
O relator da medida provisória na Câmara dos Deputados, Luís Miranda (foto), do DEM, vai propor que os benefícios da MP sejam estendidos a ocupantes de terras urbanas, cujos terrenos sejam registrados como lotes rurais. Muitas áreas que inicialmente tinham destinação agrícola sofreram grilagem e viraram cidade, sobretudo em locais como Brasília, Manaus e Rio de Janeiro.
“A MP não prevê isso, mas estou costurando essa jogada para incluir terrenos rurais que hoje têm ocupações com características urbanas”, explica o relator. A proposta vai enfrentar muita reação na Câmara, por desfigurar o texto original. “Sei que há resistências quanto a esse entendimento. Mas ele vai beneficiar milhares de famílias”, argumenta Miranda. O parlamentar submeteu a ideia à assessoria técnica da casa.
Representante do Distrito Federal, o parlamentar do DEM pretende agradar ao eleitorado de Brasília, já que boa parte das invasões rurais que viraram terras urbanas no DF é hoje ocupada por moradores de classe média alta, um importante eleitorado da capital.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Gilberto
2020-01-27 14:26:13La vem o mentiroso.......esse cabra da pesta ainda esta solto? a PF nao prendeu ele ainda? ele apronto muito la na Florida dando prejuizo a mitas familias. Negocios que prometiam muita coisa e nada, e travava o dinheiro dos investidores. Coloca no youtube Luis Miranda usa e voces vao ver. Esse Luis Miranda e mais um exemplo de como temos poiticos que nao valem nada. Como nao esta preso ainda??/
Rodolfo
2020-01-27 11:48:00Mais um puxa saco pretendendo votos em troca de papel. A situação urbana é gravíssima Parcelamento do solo exige previsão de águas luz saneamento Este energúmeno quer o mesmo q Lula e Ruth FHC quiseram. Regularizar invasões Irresponsabilidade q cai sobre prefeitos irresponsáveis DEMAGOGIA É TEU NOME MISERÁVEIS
Antonio
2020-01-27 06:43:55luladrao érbio contumaz tem terras na Bolívia
Carlos
2020-01-27 06:28:10Essa proposta de regulamentação de áreas urbanas e a absurda a atentatória.
Eduardo
2020-01-26 20:41:37Os caras vão lá, roubam terra da União, ou seja, nossa; desmatam, queimam, exploram e anexam às suas fazendas. Depois a bancada do agronegócio “sério, responsável, preocupado com o meio-ambiente” propõe anistia, regularização ou seja lá o nome que se quiser dar. E O GOVERNO DÁ!!!!! É o mesmo que eu roubar o carro do meu vizinho e o DETRAN emitir o documento no meu nome, “regularizando” a situação. Esse governo é um lixo.
Volf MS
2020-01-26 20:41:25Prêmio a destruição do meio ambiente, e roubo de terras públicas.
Maria
2020-01-26 19:31:37é uma pouca vergonha está regularização de áreas urbanas.deve ser para presentear os comparsas
Jose
2020-01-26 18:31:01Para complementar, há um estudo muito bem feito na Environmental Research Letters (disponível gratuitamente) que mostra com todos detalhes que esta MP da grilagem com o preço da terra a 10% do valor de tabela do Incra equivale a um subsídio (=roubo de dinheiro público) de 120 bilhões de reais. A título de comparação, a PF estimou o roubo na Petrobras em 40 bilhões de reais. Em resumo: o Bozo está dando 3 lava jatos para os grileiros. Bozistas, o que vocês farão? Depois desta, vocês não tem moral
Plc
2020-01-26 18:25:47Essa safa do Miranda ainda não foi preso não?
Gilnei
2020-01-26 18:21:02Que bobagem trabalhar para adquirir um lote ou terreno. Não entendo a razão desse pessoal tão magnânimo não distribuir seu próprio patrimônio.