Reprodução/redes sociais

Reino Unido fala em dar cidadania a 315 mil em Hong Kong

28.05.20 16:28

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab (foto), anunciou nesta quinta-feira, 28, que poderá facilitar a aquisição da cidadania britânica para cerca de 315 mil moradores de Hong Kong que já possuem o passaporte britânico.

Os passaportes foram distribuídos para os moradores do território que nasceram antes de 1997, quando a antiga colônia britânica passou para o controle da China. Apesar de terem o documento, essas pessoas não são consideradas cidadãs britânicas. Com o passaporte, elas podem ficar no Reino Unido por um período de até seis meses.

O anúncio de Raab é uma resposta à aprovação da lei de segurança nacional nesta quinta-feira, 28, pela Assembleia da China. A legislação bane grupos ativistas em Hong Kong e permite que as agências de segurança chinesas atuem livremente no território. Os tribunais chineses também poderão impor longas penas de prisão por violações da segurança nacional.

“Se a China continuar nesse caminho e implementar essa legislação de segurança nacional, nós permitiremos que os portadores de passaporte britânico venham para o Reino Unido e trabalhem e estudem por períodos que podem ser prorrogados por até 12 meses, o que abriria um caminho para a obtenção da cidadania no futuro”, disse Raab.

Mais notícias
Assine agora
TOPO