Reino Unido e União Europeia fecham acordo comercial para o Brexit
O Reino Unido e a União Europeia anunciaram nesta quinta, 24, a conclusão de um acordo de livre comércio, apenas sete dias antes do prazo final. O acordo zera tarifas para a maioria dos bens que cruzam as fronteiras. Os novos termos passarão a vigorar a partir do dia 1º de janeiro, o que evitará...

O Reino Unido e a União Europeia anunciaram nesta quinta, 24, a conclusão de um acordo de livre comércio, apenas sete dias antes do prazo final.
O acordo zera tarifas para a maioria dos bens que cruzam as fronteiras. Os novos termos passarão a vigorar a partir do dia 1º de janeiro, o que evitará maiores confusões em estradas e aeroportos.
"O acordo está feito", comemorou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson (foto) nas redes sociais. "Foi um acordo de livre comércio amplo, no estilo do que foi feito pelo Canadá, entre o Reino Unido e a União Europeia. O acordo vai proteger empregos no nosso país. Produtos e componentes britânicos poderão ser vendidos sem tarifas no mercado europeu, o que permitirá nossas empresas e exportadores a fazer ainda mais negócios com nossos amigos europeus", disse Johnson em um discurso nesta quinta.
"Foi um acordo justo, equilibrado e que trará benefícios para os dois lados", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma coletiva de imprensa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
MARCIO
2020-12-24 17:17:27Boa, pelo menos uma notícia boa.
Emílio
2020-12-24 13:35:40Calma pessoal, se eles tiverem um stf "voluntarioso" como o nosso os caras podem brecar tudo.
Peter
2020-12-24 13:34:19Os controles alfândegários não foram suprimidos. O Reino Unido inibirá suas chances com a saída da UE. Sempre bom lembrar que sómente os pagamentos beneficiando a Irlanda do Norte são superiores às contribuições líquidas perante a UE...
CARLOS
2020-12-24 13:33:58Conseguiram os benefícios sem pagar os custos. Mostra quem é que precisava mais de quem, no fim. Espero que seja só o começo.
Jose
2020-12-24 12:42:50Ufa! Qualquer concessão é válida para se livrar dos bretões!